domingo, 3 de dezembro de 2017

Festival do Cavalo Lusitano movimenta Tatuí a partir do dia 8

Evento que encerra a temporada da raça movimenta o Centro Hípico de Tatuí, entre 8 e 10/12. Com programação intensa de competições funcionais e concursos de morfologia, este ano o Festival homenageia o criador Ariovaldo Valente.

TROTE E GALOPE - Já virou tradição. Em dezembro, os amantes do cavalo Lusitano têm como destino o Centro Hípico de Tatuí. É neste palco que os conjuntos tops da raça prometem acirradas disputas pelos títulos de 2017 do Campeonato Brasileiro ABPSL de Equitação de Trabalho e da Copa ABPSL de Adestramento. A programação se completa com o Concurso de Adestramento Nacional (CAN), aberto a todas as raças e chancelado pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH); concursos de Modelo e Andamentos; revelação da nova geração de animais que participa do “Potro do Futuro” e a Aprovação de Garanhões.

Organizado e promovido pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), o Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí promove o encontro de criadores tradicionais e iniciantes, em uma oportunidade especial para se conferir a qualidade genética e funcional do plantel nacional.

Atrações Concurso de Modelo e Andamentos é o momento mais esperado pelos criadores que se posicionam ao redor da pista do picadeiro coberto para acompanhar o julgamento. Separados por categoria de idade e divididos por sexo, os animais passam pelo crivo do juiz internacional Antonio Pedro Andrade Vicente (POR) e juízes nacionais (André Ganc, Davi Trindade Carrano, José de Mattos Rebouças Neto, Marcelo Trigo de Moura, Raul Antonio de Maura Silva, Rogério Pinheiros Passos e Rodolpho Narezzi), que avaliam detalhadamente a morfologia e os andamentos de cada animal, os compara com os outros da mesma categoria e sexo e define quem são os que mais se aproximam ao modelo ideal da raça. Confere-se, então, colocações, títulos e medalhas de ouro, prata e bronze.


Potro do Futuro também é um concurso de Modelo e Andamentos da nova geração do cavalo Lusitano. Este ano, participa da competição a geração N (animais nascidos de 01/07/2016 a 30/06/2017). A competição é uma oportunidade para os criadores buscarem respostas sobre o rumo da seleção de seus plantéis.

Aprovação de Garanhões é o momento em que os criadores apresentam seus animais para serem avaliados para reprodução.

Copa ABPSL de Adestramento, competição exclusiva para conjuntos da raça cuja disputa chega à sua IV e última etapa revelando os campeões 2017, desde as categorias de base às mais exigentes. Ao longo do ano, a Copa ABPSL fez parte do Campeonato Paulista de Adestramento, promovido em parceria entre Federação Paulista de Hipismo (FPH) e ABPSL.


Concurso de Adestramento Nacional (CAN): na modalidade olímpica com forte presença do cavalo Lusitano no Brasil, a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) elegeu o Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí para promover mais uma disputa, aberto a todas as raças e dividido em diferentes categorias.


Equitação de Trabalho é a IV e última etapa do Campeonato Brasileiro ABPSL de 2017, com ranking exclusivo do cavalo Lusitano na soma das quatro etapas promovidas pela ABPSL. O esporte, que foi introduzido no Brasil pela ABPSL, é dividido em três provas: Ensino, Maneabilidade e Velocidade. A soma dos resultados das três define o campeão da etapa; a soma de pontos das quatro etapas, os campeões da temporada.Eventos sociais, como shows musicais, lançamentos de produtos, demonstrações equestres e muita confraternização fazem parte da programação do Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí que é aberto ao público e ótima opção de lazer no fim de semana.


FESTIVAL DO CAVALO LUSITANO DE TATUÍ

08 a 10/12 - ENTRADA FRANCA

Centro Hípico de Tatuí (Hípica Centaurus)

Rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto – Trevo do CEAGESP

(Acesso pela Marginal Tatuí) - Tatuí – SP







Organização:


Informações: (11) 3729-4439

gerencia@associacaolusitano.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário