domingo, 6 de maio de 2012

Usina de reciclagem de entulho obtém licença de funcionamento

A Prefeitura confirmou o recebimento da primeira autorização da Cetesb para a usina de reciclagem de entulho na sexta-feira, 4.  Ela permite o início da construção do imóvel que abrigará as máquinas da usina. Agora, a Prefeitura terá que obter a “licença de instalação” e a “licença de operação”, também emitidas pelo órgão ambiental do Estado. Com o funcionamento da usina, todo o entulho da construção civil do município poderá ser reciclado e reaproveitado no trabalho de pavimentação de estradas rurais.

Anunciada e adquirida no final de 2009, a usina de reciclagem do município teve problemas para iniciar as operações devido a dificuldades encontradas para a definição de área adequada.  Ao emitir a “licença provisória”, a Cetesb está afirmando que concorda com a área escolhida pela Prefeitura para a usina. Como a definição do terreno adequado é considerada a etapa mais difícil no processo, as demais licenças serão emitidas em menos tempo. “Este ano esta usina estará funcionando”, disse Marcello Ribeiro da Silva, secretário municipal do meio ambiente.  A Usina será construída no Jardim Gramado, em um terreno de dez mil metros quadrados que pertence ao município. O secretário afirma que a área escolhida é bastante isolada. “Não há moradores nas proximidades”, comentou.

Uma parte dos recursos para a instalação da usina de reciclagem – cerca de R$ 250 mil – foi repassada por meio de convênio, assinado em dezembro de 2009, entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente. O acordo aconteceu graças à certificação de Tatuí como “Município Verde Azul”, obtida no ano de 2008. O restante da verba, de R$ 230 mil, deveria ser bancado pelo município, como contrapartida ao investimento. Hoje, o município já não teria esse investimento do Governo do Estado porque perdeu a certificação de município verde-azul.
Com informações do jornal O Progresso de Tatuí, edição 5610, de 06.05.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário