sexta-feira, 6 de março de 2015

Tatuí se mobiliza para impedir que surto regional da dengue chegue à cidade

Bloqueio de criadouros já atendeu 57 bairros - Ações de conscientização são ampliadas

Um verdadeiro mutirão contra a dengue vem sendo realizado em Tatuí. Diversas ações estão em curso com o objetivo de impedir que a doença chegue à cidade na mesma proporção que vem se manifestando em muitos municípios da região onde o quadro é preocupante. Sorocaba chegou esta semana a 8.659 casos, com 4.600 registrados somente nos últimos sete dias. Iperó completou essa semana 1.186 pessoas atingidas com a doença. Boituva decretou estado de emergência com 155 casos. Em Tatuí, não há epidemia. Mas, apesar da situação controlada, o número de casos também vem crescendo. Já há 22 importados e 18 autóctones, contraídos na própria cidade.

Os trabalhos de campo e conscientização foram ampliados. A equipe de agentes também foi reforçada e agora conta com 53 profissionais. As bases para a ação estratégica foram definidas no último dia 20 de fevereiro, em uma reunião no Paço Municipal, que teve a presença do prefeito José Manoel Correa Coelho, da diretora da SUCEM (Superintendência de Controle de Endemias), Sueli Yasumaro Diaz, e do chefe de operações de campo, Isaias Ribeiro. “As ações realizadas em 2014 garantiram que o município ficasse livre da doença até janeiro deste ano, porém os casos crescentes na região exigem agora atenção redobrada”, lembrou a secretária municipal de Saúde, Cecília Oliveira França.

Já foram realizados bloqueios de criadouros em 57 bairros de Tatuí. Locais onde foram notificados casos da doença como Residencial Astória, Jardim Lucila e Avenida Salles Gomes, no Centro, receberam também ações de nebulização que mata o mosquito adulto transmissor da doença. A Cooperativa de Reciclagem e os dois cemitérios da cidade também foram alvo da inspeção.

Os agentes de combate à dengue continuam com as visitas em casas, empresas e estabelecimentos comerciais, para de detectar possíveis focos do mosquito e também informar e conscientizar a população sobre a importância de erradicar todos os focos do mosquito.

A divulgação da campanha também foi ampliada aos jornais e revistas do município, mensagens de texto, em formato SMS, para telefones celulares, além de carros de som. Também vem realizando reuniões com lideres das igrejas do município, solicitando a mobilização de fiéis. E, na próxima semana, as escolas municipais, estaduais e particulares receberão um mutirão, com diversas atividades incluindo caminhadas, panfletagem e ações que sensibilizem as crianças.

O coordenador de Combate à Dengue, Toni Sumio Ogata, destaca a importância da população estar consciente sobre a gravidade da doença. “A dengue é um doença que pode até matar. Combater a doença é obrigação de toda a população. Enfrentamos diversos problemas com proprietários que não autorizam a entrada dos agentes, outro problema são as residências que estão vazias. A população deve fazer vistorias periódicas em suas casas e com isso combater a doença”, conclama. 

Os agentes de Combate à Dengue utilizam crachás de identificação e seguem um roteiro de visitas às residências. Em caso de dúvida, o proprietário da casa deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone (15) 3305-8855.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Marilu Rodrigues da Costa, alerta que a população deve estar atenta aos sintomas da dengue, que são muito parecidos com os sintomas de uma gripe. “Febre alta, dor de cabeça e nos músculos, náuseas, vômitos e manchas vermelhas pelo corpo são alguns sintomas da doença. Em caso de algum desses sintomas o individuo não deve se automedicar, o correto é procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência, pois quanto antes receber o diagnóstico o tratamento será mais rápido”, explica. Outra medida preventiva já adotada é a criação das salas de hidratação em todos os postos de saúde da cidade, para receber e tratar possíveis casos da doença.

Presa quadrilha que roubou 30 toneladas de cobre em Iperó

A Polícia Civil de Sorocaba (Deinter 7) prendeu na madrugada desta sexta, 6, cinco integrantes de uma quadrilha especializada em roubo de cargas. O trabalho de investigação, que durou cerca de 5 meses, teve início depois que uma carga de 30 toneladas de cobre, avaliada em R$ 500 mil reais, foi roubada de uma empresa em Iperó.

A ação, que envolveu cerca de 20 policiais civis, ocorreu simultaneamente nas cidades de Iperó, Cotia, São Paulo e Mongaguá. Três homens e duas mulheres foram presos, sendo que um deles é empresário, concorreu ao cargo de deputado federal nas eleições de 2014 e foi detido no litoral sul paulista. As armas e celulares encontrados com os acusados foram apreendidos e encaminhados para perícia.

Conforme o Delegado Seccional de Sorocaba, Marcelo Carriel, todos serão indiciados por organização criminosa, formação de quadrilha e roubo qualificado. As investigações continuam para identificar e prender outros integrantes da quadrilha.

Os homens foram encaminhados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Aparecidinha, em Sorocaba, e as mulheres à Cadeia Feminina de Votorantim.

viagem no tempo: 06 de março de 1852

Nesta data, instalou-se o Primeiro Tabelionato em Tatuí.

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí abre temporada de concertos na sexta, 13

A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, equipamento do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, abre na próxima sexta-feira, 13 de março, às 20h30, a temporada de concertos deste ano.

A apresentação terá entrada franca e regência do maestro João Maurício Galindo, no teatro Procópio Ferreira, à rua São Bento, 415. Os ingressos podem ser retirados de terça a sexta, das 17h às 19h, ou no dia de realização do concerto a partir das 18h.

Para a abertura de temporada, a Orquestra Sinfônica elegeu obras de F. Joseph Haydn, Jan Krtitel Neruda, Mikhail Malt, Edmundo Villani-Côrtes e D. Shostakovich.

De F. Joseph Haydn será apresentada a “Sinfonia n. 75”, em quatro movimentos. De Jan Krtitel Neruda, a obra escolhida é “Concerto em Mi bemol para trompete e cordas”, em três movimentos, com solo do trompetista Marcelo Costa. O concerto contará ainda com apresentação das obras “Abertura 1990”, de Mikhail Malt; “Concertino opus 94”, de D. Shostakovich; e “Cinco Miniaturas Brasileiras”, de Edmundo Villani-Côrtes, esta última a obra mais conhecida e que maior número de transcrições recebeu do compositor brasileiro que celebra 85 anos de vida em 2015.

Para a abertura de temporada, a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí contará com formação exclusiva de professores da instituição. A regência da temporada será de João Maurício Galindo, que está à frente da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo há 11 anos e à frente da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí desde 2011. Acreditando que a boa música não deve ser privilégio de elites, Galindo empenha-se em levá-la a um número cada vez maior de pessoas. Assim, mantém dois programas radiofônicos de sucesso na Rádio Cultura de São Paulo, o “Pergunte ao Maestro”, e o “Encontro com o Maestro”. Foi um dos criadores da série de concertos infantis beneficentes “O Aprendiz de Maestro”, realizada na Sala São Paulo, produzida pela Tucca, associação que cuida de crianças e adolescentes com câncer. Em 2009 publicou, pela editora Melhoramentos, o livro “Música, pare para ouvir”.

Com muitos anos dedicados à atividade pedagógica, é especialista em ensino de instrumentos de cordas, tendo trabalhado nessa atividade no Sesc e no Projeto Guri. Foi também professor do Instituto de Artes da Unesp. É Bacharel em Composição e Regência pela UNESP, e mestre em musicologia pela USP.

Solista

Marcelo Benedito Costa Franco é formado pela Escola de Música de Piracicaba, recebeu as primeiras orientações dos professores Anor Luciano e Oscarindo Roque. Logo depois, em São Paulo, na Escola Municipal de Música, passou a ser orientado pelo laureado professor Edgar Batista dos Santos “Capitão”; inclusive durante o curso superior nas faculdades Santa Marcelina e Mozarteum de São Paulo.

Participou também de festivais como o de Campos do Jordão e de masterclasses com professores como Gilberto Siqueira, Nailson Simões, Fred Mills, Winton Marsalis, Phil Smith (N.Y.Philarmonic) e Charles Schlueter (Boston Simphony).

Já durante o período acadêmico, também iniciou sua carreira profissional como orquestrante e camerista, sendo um dos fundadores do Quinteto Metal Nobre, grupo que integra há mais de 18 anos. Também como solista, apresentou-se em inúmeros concertos com orquestras como as da Escola de Música de Piracicaba, Orquestra de Câmara de Indaiatuba, Engenho Barroco, Sinfônica de Americana, Sorocaba, Orquestra de Câmara Orpheus (Bulgária) e Solistas do Teatro Colòn (Argentina), tendo ainda passado pela Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, na qual foi primeiro trompete entre 1999 e 2009.

Como docente, lecionou na Escola de Música de Piracicaba, Conservatório Novo Tempo, Conservatório Brooklin Paulista, entre outros.

Atualmente é trompetista da Orquestra Bachiana Filarmônica, Quinteto Metal Nobre, além de atuar como professor no Colégio Britânico Saint Paul e, desde 2008, no Conservatório de Tatuí.

SERVIÇO
Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Marcelo Costa, trompete
João Maurício Galindo, regente
Sexta-feira, 13 de março, 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415
Entrada franca
Retirada de ingressos: de terça a sexta, das 17h às 19h; no dia do evento a partir das 18h
Informações: 15 3205-8444

Menor de 16 anos é apreendido com maconha, crack e cocaína no Jardim Gonzaga

Do G1- Um adolescente de 16 anos foi apreendido em flagrante por tráfico de drogas na tarde de quarta-feira (4) em Tatuí. Com ele foram aprendidos 18 pedras de crack, dez porções de cocaína e oito porções de maconha.

Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), denúncias anônimas apontavam que ele vendia drogas em uma rua do Jardim Gonzaga. Uma equipe foi ao local e abordou o suspeito. Ele prestou depoimento e ficou à disposição da Justiça.

(Foto: Divulgação/ GCM Tatuí)

Confira o reajuste do IPTU

Do G1, editado - Alguns municípios já concluíram e outros ainda fazem a entrega dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) na região. Em algumas cidades houve reajuste. 
Tatuí foi uma delas. Serão distribuídos mais de 55 mil carnês e o reajuste foi de 6,13% em relação a 2014. A distribuição começou no último sábado (28) e está sendo feita pelos Correios. A estimativa é de que o município arrecade um total de R$ 21,9 milhões com o IPTU de 2015.
(Foto: Evandro Ananias / Secom Tatuí)

quinta-feira, 5 de março de 2015

MST ocupa empresa de eucalipto transgênico em Itapetininga

Sorocaba (R7) -  Militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam um centro de pesquisas da Suzano Papel e Celulose no município de Itapetininga, região de Sorocaba, na manhã desta quinta-feira, 5. No local, a Futuragene Brasil, empresa de biotecnologia do grupo Suzano, desenvolve variedades de eucaliptos geneticamente modificados. De acordo com o MST, cerca de mil mulheres tomaram as instalações que ficam na área urbana da cidade, no sudoeste paulista.

A ação, informa o movimento, faz parte da jornada nacional de luta das mulheres camponesas e pretende denunciar os males que uma possível liberação de eucalipto transgênico, a ser votado na manhã desta quinta-feira, pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), pode causar ao meio ambiente.

A Polícia Militar informou que a invasão da unidade não registrou incidentes e que aguarda um possível posicionamento da Justiça. A empresa informou que irá adotar medidas para assegurar a reintegração de seu patrimônio.

Bando explode caixa automático no prédio do DER em Itapetininga

Foto: Andressa Borzillo/TV Tem
Cinco homens armados explodiram um caixa automático do Banco do Brasil localizado dentro do prédio do Departamento de Estrada e Rodagem (DER), na Rua General Carneiro, no Centro de Itapetininga (SP), na madrugada desta quinta-feira (5).

De acordo com a Polícia Militar, moradores se assustaram com o barulho e acionaram a PM. Os suspeitos chegaram de carro, explodiram o caixa e fugiram. A perícia técnica da Polícia Civil esteve no local para investigar o caso. Ninguém foi preso.

Cursos de babá e baby sitter têm inscrições abertas


Primeira fase do Minha Casa Minha Vida deve ficar pronta em 15 meses, diz construtora


Gonzaga é condenado por cancelamento de pagamento de construtora

DCGE - O ex-prefeito de Tatuí Luiz Gonzaga Vieira de Camargo sofreu mais uma condenação. Desta vez, a irregularidade se refere às obras de acesso ao Jardim América e asfaltamento de pouco mais de cinco quilômetros da Rodovia Senador Laurindo Minhoto (SP-141).

A construtora Madri Ltda. celebrou o contrato 153/2012 com o município, em 5 de julho de 2012. Os serviços foram concluídos, a despesa liquidada, porém o ex-prefeito cancelou a nota de emprenho referente ao pagamento que deveria ter sido realizado ainda em 2012. A Ação Civil Pública, instaurada em 26 de agosto de 2014, relata que a obrigação de pagamento foi transferida para 2013, trazendo dificuldades à administração municipal na execução das ações previstas para o orçamento do ano.

No texto original da decisão, publicada no dia 18 de fevereiro, a juíza Lígia Cristina Berardi Possas conclui que Gonzaga incorreu em improbidade administrativa, pois agiu em desacordo com os princípios da legalidade e moralidade. O cancelamento de empenhos é vedado pelo artigo 42 da Lei Complementar 101/2000. “A legislação tem como objetivo impedir que, por questões partidárias, um administrador público contraia dívidas para que o próximo pague, com fim de preservar, sobretudo, a moralidade administrativa. Não há dúvida de que agiu de forma consciente praticando desta forma ato de improbidade administrativa, previsto no inciso I do artigo 11, da Lei 8.429/1992”, relata a magistrada.

Com mais uma condenação, a segunda em menos de uma semana, Gonzaga teve os direitos políticos suspensos por mais três anos, terá que pagar multa de cinco vezes o valor de seu salário como prefeito (cerca de R$ 72 mil) e fica proibido de contratar ou de receber benefícios do poder público. O Tribunal Regional Eleitoral já foi oficiado.

Alunos da rede municipal de educação recebem material escolar gratuito em Tatuí

Cerca de 15 mil kits foram distribuídos com itens de marca e qualidade

Os alunos da rede pública municipal de educação receberam gratuitamente um kit com material escolar completo, que será usado durante todo ano letivo. O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, iniciou nesta segunda, 2, e terça-feira, 3, a entrega para os quase 15 mil alunos matriculados.

Os itens distribuídos obedecem às necessidades de cada ciclo de ensino, de casa série. Os alunos da educação infantil receberam guache, pincéis, massinha de modelar e giz de cera. Já os alunos do ciclo 1 e 2 do ensino fundamental receberam cadernos de capa dura, papel sulfite, papel almaço, lápis, caneta, transferidor, régua e agenda.

Para a secretaria de Educação, Cultura e Turismo, Ângela Sartori, investir na qualidade dos materiais é essencial para o bom desenvolvimento das crianças em sala de aula. “Tudo é do melhor e com isso os alunos ficam estimulados a fazer as tarefas. Uma das missões da escola é despertar os talentos de cada um e para isso é necessários bons instrumentos e excelentes profissionais. Hoje, a educação de Tatuí possui os dois”, finalizou.

Durante a entrega na creche “Professora Maria Cristina Ferrão Vieira Martins” no Jardim Gonzaga, os convidados também tiveram a oportunidade de conhecer o sistema de monitoramento de câmeras. A unidade é a primeira a receber os equipamentos. São 12 aparelhos distribuídos dentro e fora da escola. Para a ceramista Sandra Silva, agora, ela sente que os netos estão mais protegidos. “Eu fiquei muito feliz, posso trabalhar sossegada, pois sei que meus netos estão em segurança. Também é bom porque protege o prédio, é preciso zelar pelo lugar onde nossas crianças estudam” finalizou.

Secretaria de Saúde de Tatuí realiza campanha de combate à tuberculose

Exames gratuitos são realizados em postos de saúde da zona urbana e rural

Março é o mês dedicado ao combate à tuberculose em Tatuí. Até o dia 15, a Secretaria Municipal de Saúde realiza a campanha de busca ativa para detecção de novos casos da doença. Os exames serão realizados em todas as unidades básicas de saúde, da zona urbana e rural, em especial para os pacientes que têm como sintomas alguma dificuldade respiratória.

Tosse por mais de duas semanas, acompanhada ou não de febre, pode ser sintoma de tuberculose. Em geral, a doença contagiosa, causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Koch, também gera emagrecimento e perda de apetite. A transmissão ocorre pelo ar, especialmente em locais com aglomerações e pouca ventilação.

Em caso de diagnóstico positivo, a Secretaria fará encaminhamento para tratamento médico especializado e gratuito no Posto de Saúde mais próximo do paciente.

Segundo coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Marilu Rodrigues da Costa, a tuberculose ainda é um sério problema de saúde pública no Brasil. “É importante que as pessoas estejam atentas aos sintomas da tuberculose e procurem orientação nos postos de saúde do município. A doença tem cura, desde que o tratamento com medicação seja seguido à risca e durante o período determinado pelo médico”, explica.

Mais informações sobre a doença podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica pelo telefone (15) 3259-6358.

Minha Casa, Minha Vida tem lançamento agendado para terça-feira


Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí (2005)


Novembro de 2005. Com Altemar Dutra Jr.

viagem no tempo: 05 de março de 1822

Nesta data, 'Tatuhy' foi elevada ao status de Distrito de Paz, uma vez que detinha mais de 30 focos populacionais. Foi o primeiro reconhecimento demográfico de nosso município.

Filme com Vera Holtz é selecionado para festival em Lisboa

Vera Holtz e Wandi Doratiotto participam do filme

ITU - O brasileiro Maurício Squarisi, diretor do longa de animação “Café, um dedo de prosa”, segue para Portugal para acompanhar de perto o festival de animação de Lisboa, que ocorre de 12 a 22 de março. Batizado de “Monstra”, o evento nasceu no ano 2000, com objetivo de demonstrar a pluralidade da arte e cultura, promovendo o encontro de artistas do mundo todo com base no cinema de animação.

Na 15ª edição, o festival exibe o filme “Café, um dedo de Prosa”, no dia 14 de março, na categoria não competitiva “Best of the World”, dedicada à América Latina. O longa, cuja história começou em 2009, se desenrola a partir do encontro de um casal de amigos apaixonados por café, que vão até uma cafeteria e iniciam uma conversa cheia de informações históricas sobre a bebida.

A técnica utilizada no filme reúne a tradição do desenho em papel com as novas tecnologias de animação e conta com a participação dos atores Vera Holtz e Wandi Doratiotto. Maurício Squarisi, um dos grandes nomes da área de animação cinematográfica no país, tem mais de dezesseis filmes no currículo só como diretor. Ao lado de Maurício, participarão do festival Wilson Lazaretti, produtor, Janice Castro, produtora executiva do filme, e Eliana Ribeiro, responsável pela cenografia e tratamento digital da obra.

quarta-feira, 4 de março de 2015

Rapaz é preso com porções de cocaína e R$ 780 na Vila Bandeirante

Um homem de 26 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas na terça-feira (3), em Tatuí. Com ele foram apreendidos 68 porções de cocaína e R$ 780 em espécie.

Segundo a Polícia Militar, o suspeito foi abordado em atitude suspeita na Vila Bandeirante. Com ele estava parte do material. Em seguida, os policiais foram até a casa dele e encontraram o restante. Ele ficou à disposição da Justiça.

(Foto: Divulgação/ PM Tatuí)

Museu Histórico traz exposição de arte do grupo Usina 14 para Tatuí

Do G1- O Museu Histórico Paulo Setúbal, recebe a exposição de arte do grupo Usina 14 no próximo domingo (8), a partir das 19h. Haverá abertura musical com Natalia Ferlim. A mostra traz a arte contemporânea em vários estilos: pintura, fotografia, instalação, objeto, entre outros. O término do evento está previsto para 14 de abril. A entrada é gratuita.

De acordo com Raquel Fayad, coordenadora do museu, a ideia de trazer a Tatuí o trabalho do grupo que tem artistas de São José dos Campos (SP), do distrito de São Francisco Xavier, partiu após um bate-papo com o grupo. "Queremos mostrar a arte que é produzida em outros locais, abrindo um leque para a população local." O evento de abertura será no auditório do museu.

O museu fica na Praça Manoel Guedes, 98, Centro de Tatuí. O Usina 14 é um grupo heterogêneo de artistas que busca compreender a arte no entorno, voltado à investigação, discussão e difusão, vivências e interações relacionais no campo das artes visuais.
(Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Tatuí)

PAT de Tatuí divulga novas vagas de emprego

Do G1, editado- A unidade do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Tatuí divulgou nesta quarta-feira (4) as oportunidades disponíveis para quem estiver em busca de emprego.

Quem estiver interessado deve se cadastrar por meio do site do Emprega São Paulo ou ir pessoalmente até a unidade e apresentar os documentos pessoais como RG, CPF, Carteira de Trabalho e o número do PIS. O posto de atendimento alerta que a validade das vagas está condicionada ao fluxo de acessos de empresas e usuários, por meio do site e movimento nas unidades, que ocasionam alteração das vagas a qualquer momento.

Confira as vagas:

Consultor comercial interno (uma vaga)
Contador de tecido (uma vaga)
Desenhista/ projetista (uma vaga)
Instalador técnico (uma vaga)
Motoboy (uma vaga)
O prédio do PAT fica na Rua Professor Adauto Pereira, 352, Vila Minghine

Setor de Comunicação do Conservatório apresenta camisetas em novas cores

Foto: CDMCC / Modelo: Belzinha
Camisetas do Conservatório: agora em novas cores. O setor de Comunicação do Conservatório de Tatuí tem produtos em liquidação.

Polícia de Itapetininga abrirá inquérito sobre suposto pano esquecido em útero de paciente

Caio Gomes Silveira (do G1) - A Polícia Civil de Itapetininga (SP) afirmou que abrirá um inquérito criminal para voltar a investigar a denúncia de um pano que supostamente teria sido esquecido no útero de uma mãe após parto na maternidade. Antes, o caso era investigado como Termo Circunstanciado (TC), ou seja, de menor gravidade. A decisão foi confirmada ao G1 pelo delegado responsável, Luiz Henrique Nunes, após recomendação feita pelo Ministério Público (MP).

Segundo ele, a investigação será retomada quando os documentos chegarem à polícia. “O processo deve estar na delegacia nos próximos dias. O que for solicitado pela Promotoria nós cumpriremos.” O Hospital Regional reitera que coloca à disposição da Justiça a documentação médica existente no prontuário da paciente. Ele ainda mantém posicionamento de desconhecer qualquer erro relacionado ao parto em questão.

Segundo moradora, tecido foi expelido pelo corpo um mês após o parto (Foto: Arquivo Pessoal)

Criminosos retornam e banco é explodido de novo em Cerquilho



Agência havia sido alvo da ação dos ladrões no dia 20 de janeiro de 2015

G1 - Dois caixas automáticos foram explodidos por criminosos na Rua Doutor Soares Hungria, no Centro de Cerquilho (SP), na madrugada desta terça-feira (3) pela segunda vez em pouco mais de um mês neste ano. A mesma unidade foi alvo de assaltantes no dia 20 de janeiro, quando um grupo de dez ladrões invadiu e explodiu um caixa automático no local.

Segundo a Polícia Militar, no ataque desta terça, seis homens chegaram armados à agência da Caixa Econômica Federal (CEF), por volta das 3h, e em cinco minutos destruíram as máquinas. A polícia não sabe dizer se os criminosos são os mesmos que cometeram o primeiro furto.

Ainda de acordo com a PM, a força da explosão foi tão grande que o som pôde ser ouvido à distância. Os criminosos também, neste caso, conseguiram fugir antes da chegada da polícia.

Como a agência pertence ao governo federal, a perícia técnica da Polícia Federal irá até o local para realizar as investigações ainda nesta terça.

No ataque de janeiro, os suspeitos também agiram de madrugada, usando fuzis, pistolas e bombas para entrar na agência. Eles conseguiram fugir e a polícia precisou chamar o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) para desarmar algumas bombas deixadas pelos criminosos. Nenhum suspeito foi encontrado naquela época.

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí (2005)



Apresentação realizada em 24 de novembro de 2005, no teatro Procópio Ferreira. Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí

Álbum de Tatuí: Fiação Santa Izabel (1980)

Foto compartilhada por Carlinhos Mendes

Seleção de beisebol, após derrotar rival, acaba perdendo para a Colômbia

No sábado, a equipe do Brasil abriu o XIII Sul-Americano de Beisebol vencendo o Peru por 15 x 5, no Campo dos Sonhos, em Várzea Grande. À tarde, Bolívia e Argentina fizeram a segunda partida do dia, terminando com uma vitória dos hermanos por 21 a 0. Os jogos vão até o dia 07 de março e a entrada é gratuita. 

Domingo foi dia de clássico, Brasil e Argentina. A equipe brasileira, a favorita ao título venceu os atuais campeões da competição, por 2 a 1. Às 14 horas, foi a vez da Colômbia bater a Bolívia por 15 a 0. Considerada uma das equipes mais fracas na competição, a Bolívia foi salva pelas regras do beisebol, e teve a partida encerrada por o called game (regra de misericórdia). 

Na América do Sul, Brasil e Argentina assim como no futebol, também são as maiores rivais, no Beisebol. As duas equipes fizeram uma partida bem equilibrada. Logo no primeiro inning da partida, uma forte chuva fez com que o jogo fosse interrompido, sendo retomado mais de uma hora depois. No quinto inning, o rebatedor designado da Argentina, Schiavoni, conseguiu encaixar um home run abrindo o placar em 1 x 0. O empate da Seleção Brasileira veio do rebatedor, Allan Fanhoni, que rebateu no muro, e impulsionando uma corrida, deixando o jogo em 1 x 1. No oitavo inning, o catcher da Seleção Brasileira, o tatuiano Luis Camargo, rebateu um home run, virando o jogo para 2x1. 

Chegando ao terceiro dia de jogos, o Brasil esteve próximo do título com duas vitórias em dois jogos, enquanto a favorita Argentina, foi derrotada nesta manhã de segunda-feira, pela Colômbia por 9 x 3. Nesta terça-feira, porém, o Brasil também acabou surpreendido pela Colômbia, perdendo por 8 x 3. Os colombianos, com três vitórias, passam agora à condição de favoritos ao título. O Campeão do Sul-Americano ganha uma vaga para o Pan-Americano que acontece no mês de julho em Toronto, no Canadá.

A frase

"O país não é de merda.. .. vou falar com todas as letras: A TV no Brasil é uma merda. Só dá espaço para esse tipo de gente... e para novelas de merda, Gugu de merda (com Richthofen que dá ibope), Ixquentas, Eliana, Big brothers.. ..e muitos outros lixos até piores. A imbecilidade em todas as casas.... . É essa a casa desse cara, e também de outros canalhas..." Jaime Pinheiro, artista plástico, ao comentar um vídeo do programa Agora É Tarde em que Alexandre Frota confessa um estupro. 

terça-feira, 3 de março de 2015

Programa ProJovem está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a 2º edição do ProJovem Urbano. Podem participar jovens com idade de 18 a 29 anos que desejam concluir o ensino fundamental. Os alunos que tiveram boa frequência recebem um auxilio financeiro mensal no valor de R$ 100. A inscrição deve ser feita na sede da Secretaria de Educação que fica na Praça da Bandeira, nº 65, centro. Para se inscrever, o aluno deverá levar os seguintes documentos: RG, CPF, declaração ou histórico escolar e comprovante de residência. As vagas são limitadas. Informações pelo telefone 3251-5848.

O ProJovem Urbano – programa da Secretaria Geral da Presidência da República destinado a jovens de 18 a 29 anos que saibam ler e escrever, tem por objetivo aumentar o grau de escolaridade, promover qualificação profissional e desenvolver ações comunitárias e o exercício da cidadania. O jovem que integrar o programa deverá cumprir 75% de freqüência escolar e receberá um auxílio mensal de R$ 100.

Basquete sub-13 de Tatuí é campeão em Avaré

No último domingo, 1º, o basquete de Tatuí foi destaque na região. As equipes sub-13 foram campeã e vice do Festival de Basquete 3x3, realizado na cidade de Avaré. O trio formado por Emanuel Lopes, Douglas Brito e Maick Brandão ficou com o título e Gabriel Duarte, Natan Gregório e Felipe Souza ficaram com o segundo lugar. Pelo sub-17, também com duas equipes representando o município, os tatuianos ficaram na quarta e na quinta posição. O basquete de Tatuí é mantido pela Prefeitura, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude em parceria com a Associação Amigos do Basquete de Tatuí e Associação Atlética XI de Agosto.

Dia Internacional da Mulher será celebrado no sábado e no domingo em Tatuí

Música na Praça Especial terá espetáculo com músicas de Dorival Caymmi 

O Dia Internacional da Mulher será comemorado antecipadamente em Tatuí. As atrações serão realizadas no sábado, 7, em plena Praça da Matriz. A agenda é diversificada e inclui diversas atrações já a partir das 9h. A ação é fruto da parceria e da integração entre diversos setores, por meio das secretarias de Educação, Cultura e Turismo; Saúde e Fundo Social de Solidariedade.

No programa estão previstos atrações musicais, cuidados com a saúde, informações sobre o combate à dengue, além da distribuição de flores às mulheres que circularem pelo centro da cidade. Na tenda da saúde, as mulheres terão acesso a diversos exames gratuitos, para aferição de pressão arterial, diabetes e glicemia, além dos testes rápidos para detecção de sífilis e HIV. No espaço também haverá orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos e planejamento familiar. A equipe de combate à dengue estará orientando a todos que passarem pela praça sobre a prevenção da doença.

Às 11h, será a vez do projeto Música na Praça, especial. O Coral Municipal Professor José dos Santos traz o espetáculo “O Mar Amou Caymmi”. Uma homenagem ao compositor baiano Dorival Caymmi, com músicas que retratam o dia a dia do soteropolitano, com referências ao mar, à culinária e à mulher baiana e brasileira. “O Coral da Cidade, parceria entre o Conservatório e a Prefeitura de Tatuí, foi beneficiado em 2014, em seus 10 anos de existência, por um convênio com repasse de recursos do município para a realização desse espetáculo. Nada melhor que reapresentá-lo em uma data tão especial”, explica a maestrina Cibele Sabione.

Corrida

Já no dia 8, domingo, será realizada a segunda edição da Corrida Feminina de Tatuí. A organização é do professor José Mesquita dos Santos e conta com a parceria da Prefeitura, através das Secretarias de Educação e Saúde. A largada está prevista para às 7h30, na Alameda João de Campos (ao lado da Igreja Adventista), na Nova Tatuí. Serão duas categorias de 16 a 39 anos e acima dos 40. Ao todo, 100 participantes já confirmaram sua inscrição para o percurso de 4 quilômetros.

Diversas atividades especiais estão programadas, como um café da manhã após a corrida, massagem e manicure para as mulheres, além da distribuição de brindes e prêmios especiais aos participantes. “No ano passado, tivemos a participação de 45 mulheres e este ano já temos 100 inscritas, sendo que 60% são de profissionais ligados à Saúde e à Educação. Vamos fazer um grande tributo esportivo às mulheres e à qualidade de vida”, finaliza Mesquita. 

A frase

"Goste-se ou não, Dilma foi legitimamente reeleita. Derrotou Aécio Neves por uma diferença superior a três milhões de votos. O próprio Aécio telefonou para ela parabenizando-a. Não se pode impedir ninguém de pregar o impeachment. Nem mesmo de pregar um golpe militar. O extraordinário da democracia é que ela garante a liberdade até mesmo dos que se opõem a ela. Mas quem tenha o mínimo de responsabilidade política e social não pode ouvir calado os que incitam ao ódio e à quebra da legalidade." -  Ricardo Noblat, jornalista de O Globo

Sebrae apresenta novidades para os lojistas nesta terça

Nesta terça-feira, o Sebrae-SP traz para Tatuí a carreta da “Loja Modelo Itinerante”, que ficará à disposição dos lojistas até o dia 5 de Março, na Praça Martinho Guedes, em frente ao Centro Cultural de Tatuí. A Loja Modelo Itinerante traz ao púbico os principais conceitos e tendências do varejo e tem a missão de ensinar o lojista como organizar e deixar o ponto de venda mais atraente. No local, será possível ver a disposição de roupas e acessórios, organização de produtos, iluminação ideal para valorizar as mercadorias, e conceitos como visual merchandising. Os atendimentos são gratuitos das 9h às 17h.

Bairros recebem ação de bloqueio de criadouros do mosquito da dengue

Nesta segunda-feira a equipe de Combate a Dengue da Secretaria da Saúde esteve realizando ações de fiscalização e bloqueio de controle de criadouro nos bairros Vila Esperança, Jardim Lucila, Jardim Wanderley, Jardim São Paulo,Jardim Santa Cruz, Inocoop, Jardim Santa Rita e Jardim Palmira. O bairro Vila Cesp recebeu ações de nebulização na Cooperativa de Reciclagem. Os agentes de Combate à Dengue utilizam crachá de identificação, em caso de duvida a população deve entrar em contato com o setor de Combate à Dengue pelo telefone 33058855.

Elektro realiza evento "Consciência. Nosso presente para o futuro" em Tatuí

Nos dias 5, 6 e 7 de março, a Elektro realizará na Praça da Matriz localizada no Centro do município de Tatuí, o evento "CONSCIÊNCIA. NOSSO PRESENTE PARA O FUTURO". Os moradores poderão aproveitar um espaço com muitas atrações, como shows de artistas locais, brinquedos, carrinhos com pipoca, algodão doce e animadores, além de um túnel interativo com informações e ilustrações sobre as formas de combate ao desperdício de energia. A entrada é gratuita.

O tema é também o da "Campanha de Eficiência Energética 2015" da distribuidora que tem como foco sensibilizar a população sobre a importância do desenvolvimento sustentável e da preservação do meio ambiente por meio do uso eficiente e racional da energia elétrica. 

Orquestra Sinfônica Jovem 2005

segunda-feira, 2 de março de 2015

Grupo é detido por tráfico de entorpecentes no Rosa Garcia 2

Do G1- Cinco pessoas foram detidas por tráfico de entorpecentes na noite deste domingo (1º), no Bairro Rosa Garcia 2.

De acordo com a Polícia Militar, a ação criminosa foi descoberta por meio de informações passadas em uma denúncia anônima. Uma equipe foi até o destino indicado e avistou dois menores com drogas na faixada do local.

Ao entrar na casa, os policiais encontraram outros três rapazes, todos maiores de idade, com uma balança de precisão, 32 gramas de crack, 14 de maconha, cinco pinos de cocaína e R$ 3.500 em dinheiro.

Todos os envolvidos foram conduzidos para a delegacia. Um dos menores foi solto por estar apenas portando drogas e outro permaneceu no local junto aos três criminosos mais velhos. Os suspeitos continuam à disposição da Justiça.

Santa Casa demite 50

INTEGRAÇÃO - Nesta sexta-feira (27), 0 vice-provedor Máximo Machado Lourenço, da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, informa que o hospital está demitindo cerca de cinquenta empregados. Máximo diz que o hospital possui 480 empregados e que com a saída da Unimed houve perda de receitas.

domingo, 1 de março de 2015

Concessionária busca profissionais com deficiência em cidades da região

Do G1- A CCR SP Vias abriu um novo processo de recrutamento e seleção para profissionais com deficiência. São vagas para trabalhar na área de arrecadação nas praças de pedágio de Quadra, Morro do Alto I em Tatuí e Alambari (SP), municípios da região. O número de postos de trabalho não foi divulgado pela empresa.

As oportunidades visam promover a inclusão dos profissionais com deficiência no mercado de trabalho. De acordo com a coordenadora de Gestão de Pessoas da CCR SPVias, Vivian Nobrega, os candidatos com deficiência concorrerão às vagas disponíveis em base de igualdade com outras pessoas. “A seleção será realizada por meio do Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência do Grupo CCR e o processo seletivo vai priorizar candidatos que morem em cidades próximas à atuação da concessionária, valorizando a mão de obra local”, afirma.

Depois da contratação, o profissional com deficiência é integrado de forma gradual ao ambiente de trabalho da CCR SPVias. “Realizamos cursos de capacitação, que possibilitam o desenvolvimento profissional e as oportunidades de crescimento do colaborador no local. A nossa responsabilidade é promover a igualdade de chances para que todos desenvolvam seus potenciais"”, diz Vivian.

Para participar do processo seletivo, o interessado deve encaminhar currículo para fernanda.goncalves@grupoccr.com.br ou inscrever-se no site www.spvias.com.br. 
(Foto: Reprodução / TV TEM)

Sebrae orienta lojistas de Tatuí sobre visual e tecnologia de ponto de venda

Do G1- O Sebrae-SP traz para Tatuí a carreta da “Loja Modelo Itinerante”, que ficará à disposição de lojistas entre 3 e 5 de março, na praça Martinho Guedes, em frente ao Centro cultural. Os atendimentos são gratuitos e serão feitos apenas das 9h às 17h. Como a visita é acompanhada por algum especialista do órgão, é preciso fazer a inscrição pelo (15) 3259-8481.

A Loja Modelo Itinerante traz ao púbico os principais conceitos e tendências do varejo. Com 55 metros quadrados e 15 metros de comprimento, a carreta tem a missão de ensinar o lojista a organizar e deixar o ponto de venda mais atraente. No local, será possível ver a disposição de roupas e acessórios, organização de produtos, iluminação ideal para valorizar mercadorias, e conceitos como visual merchandising.

O veículo é totalmente adaptado para receber portadores de deficiência. Entre as novidades está a identificação de etiquetas por radiofrequência (RFID, do inglês "Radio-Frequency Identification"). A tecnologia é usada como alternativa ao código de barras e permite rastrear o produto durante todo o processo, do estoque à venda ao cliente.

De acordo com o gerente do Escritório Regional do Sebrae–SP de Sorocaba (SP), Carlos Alberto de Freitas, a Loja Itinerante apresenta informações e orientações para um varejo de sucesso. "Nestes dias vamos orientar empresários sobre as principais técnicas de ambientação, como o visual merchandising, e a tecnologia da automação do ponto de venda. Tudo será feito de forma prática e vivencial sobre as melhores soluções de ambientação de uma loja, como a fachada, vitrine, displays, disposição de produtos, comunicação visual, itens de segurança e tecnologias que estão disponíveis e ao alcance dos pequenos negócios do varejo."
(Foto: Milton Michida/A2 Fotografia)

Jazz Sinfônica do Estado se apresenta sábado, dia 7, em Tatuí


Cururu: tatuiano Luizinho Rosa canta 'Dar Amor e Perdoar'



O cururueiro tatuiano Luizinho Rosa é considerado um dos maiores no gênero.

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Vera Holtz - A Doença de Chagas



Grupo de empresários chineses do setor de tecidos e confecções visita Tatuí

Manu recebe presidente do Centro de Intercâmbio Econômico Brasil/China

Na semana em que a Prefeitura de Tatuí oficializou o início das obras de construção da fábrica da Noma, uma das maiores produtoras de carrocerias para caminhão do Brasil, o município recebeu a vista de uma comitiva de chineses que tem interesse em se instalar na cidade. Ao todo, oito empresários participaram da delegação. Os investidores são das áreas de tecidos para decoração e vestuários em geral.

Eles afirmaram que o município tem grande potencial industrial, alavancado pela questão estratégica e por outras facilidades como acesso à água potável, proximidade ao aeroporto, estrutura logística com complexo ferroviário e rodoviário integrados.

O grupo visitou diversas áreas da cidade para análise de terrenos e também conheceu os polos Industrial e cerâmico, a Fatec e equipamentos de saúde, como o CEMEM (Centro de Especialidades Médicas) e o Pronto Socorro Municipal. “Por conta do alto custo nas grandes cidades, como São Paulo, as empresas estão migrando para o interior e Tatuí é uma das melhores opções, já que a Prefeitura oferece facilidades e isenções fiscais para atração de novos empreendimentos”, lembrou o chefe da comitiva Fernando Hato, representante da Câmara de Comércio Brasil e China.

Nesta sexta-feira, 27, a cidade recebeu outra visita importante. A presidente do Centro de Intercâmbio Econômico Brasil/China, Mônica Fang, veio conhecer a cidade e também foi recebida oficialmente pelo prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu. Tatuí vem estabelecendo contato com diversos empresários chineses que voltaram seus olhos para o potencial do município em acolher novas empresas. “Os negócios e os acordos bilaterais entre Brasil e China já são realidade. Queremos agora criar esse relacionamento com Tatuí, que é uma cidade muito promissora, próxima de São Paulo, tem rodovias muito boas e oferece subsídios para que as empresas possam se instalar e prosperar junto com o município”, explicou Fang.

Manu destacou a reorganização e atualização do Pró-Tatuí e a obtenção de investimentos estruturais, como a marginal que será instalada às margens da SP-127, como novo ponto de atração para as empresas. “Temos semanalmente recebendo empresários interessados em nossa cidade, que agora conta também com a Escola do Senai para capacitar mão de obra e preparar nossos munícipes para o salto de qualidade que todos nós queremos”, finalizou.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Homem é preso e adolescente apreendido por tráfico no São Cristovão

Do G1- Um homem foi preso e um adolescente apreendido por tráfico de drogas na Rua Mario Baiardi, no Bairro São Cristovão, em Tatuí, na tarde desta quinta-feira (26).

De acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM), o endereço da dupla foi entregue por meio de uma denúncia anônima. Uma equipe da corporação se dirigiu até o local indicado e encontrou os dois suspeitos, um rapaz de 26 anos e um menor de 16.

Com a dupla, os guardas localizaram durante a abordagem 15 porções de cocaína e R$ 45 em espécie escondidos em um buraco de tijolo. Na casa do adolescente, os GMs ainda encontraram mais R$ 270 em espécie e uma grande porção da mesma droga.

A dupla foi conduzida para a delegacia. O delegado da Polícia Civil deu voz de prisão aos dois, que estão à disposição da Justiça.

Copa Craques do Futuro tem inscrições abertas

Estarão abertas até o dia 27 de março as inscrições para a terceira edição da Copa Craques do Futuro. Com o objetivo de promover o intercambio esportivo e social, a competição abre espaço para equipes do município e de cidades vizinhas. A disputa terá quatro categorias: sub-11; sub-13; sub-15 e sub-17. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (15) 3251-4844 ou na sede da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, localizada na Rua Santa Cruz, 1210.

viagem no tempo: 27 de fevereiro de 1881

Nesta data é anunciado o primeiro médico de Tatuí, o alemão Frederich Theobald Remer, que aqui veio residir. O fato foi notícia no jornal 'O Progresso de Tatuhy''.

Casos de dengue chega a 17 em Tatuí

Do G1, editado - Tatuí está empatada com Itapetininga no número de casos de dengue registrados até o momento: 17 ocorrências já foram confirmadas até fevereiro deste ano nos dois municípios. No entanto, na maioria dos casos de Tatuí a doença foi "importada" de outras cidades, ao contrário da cidade vizinha.

Ubaldo Ramos Soares mora em frente a um terreno baldio e relata que chega a perder noites de sono devido aos mosquitos. “Acabei gastando um tubo daquele spray de veneno para matar esses bichos”, diz.

A equipe da TV TEM percorreu o bairro Residencial Astória, que é um dos mais afastados do Centro, e constatou o descuido de muitos moradores. No local, muitas garrafas vazias, tampinhas e potes de sorvete estavam expostos em um bar abandonado.

Iraci dos Santos Silva vive nas proximidades e lembra que o mosquito não diferencia a vítima. “Realmente o local pode se tornar um criadouro e o mosquito pode pegar qualquer um, e o que é pior, principalmente as crianças”, comenta.

Casos de dengue já superam registro de todo ano de 2014 em Itapetininga

Do G1- O número de casos confirmados de dengue até o mês de fevereiro, em Itapetininga, já superou o total de ocorrências registradas em todo o ano passado, de acordo com a Vigilância Epidemiológica. Neste ano, o município teve 17 confirmações contra apenas 13 em 2014. Não há registro de nenhuma morte na cidade.

A dona de casa Aparecida de Fátima Moura é uma das pessoas que fazem parte desse número. Moradora do Distrito do Rechã, ela conta que levou quinze dias para se recuperar totalmente e que precisou ir cinco vezes ao Hospital Regional da cidade para que uma médica desconfiasse da doença. “Eu não levantava, ficava muito atordoada e estava com dores nas pernas. Achava que iria cair”, afirma.

Na cidade de quase 154 mil habitantes, sete dos 17 casos confirmados ocorreram no distrito, que fica a 40 quilômetros da região central de Itapetininga e tem oito mil moradores. Uma das reclamações da população local é a de que os próprios vizinhos têm o costume de jogar lixo nas ruas. Romilda Pacífica de Carmo, que também mora no Rechã, revela o descontentamento com a situação. “A dengue está se alastrando e as pessoas ficam jogando lixo na rua”, reclama.

Em Tatuí
Itapetininga não é a única cidade que sofre com a dengue. Em Tatuí, outras 17 ocorrências já foram confirmadas até fevereiro deste ano. No entanto, na maioria dos casos, a doença foi "importada" de outras cidades.

Ubaldo Ramos Soares mora em frente a um terreno baldio e relata que chega a perder noites de sono devido aos mosquitos. “Acabei gastando um tubo daquele spray de veneno para matar esses bichos”, diz.

A equipe da TV TEM percorreu o bairro Residencial Astória, que é um dos mais afastados do Centro, e constatou o descuido de muitos moradores. No local, muitas garrafas vazias, tampinhas e potes de sorvete estavam expostos em um bar abandonado.

Iraci dos Santos Silva vive nas proximidades e lembra que o mosquito não diferencia a vítima. “Realmente o local pode se tornar um criadouro e o mosquito pode pegar qualquer um, e o que é pior, principalmente as crianças”, comenta.
(Foto: Reprodução/TV TEM)

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Museu Paulo Setúbal recebe exposição de arte do grupo Usina 14 no dia 8


Polícia Civil prossegue com Operação Sorocaba Tatuí e prende mais 52 pessoas

​SOROCABA (Deinter 7) - A Polícia Civil de Sorocaba (área do Deinter 7) prosseguiu com a 'Operação Sorocaba' durante a noite de ontem e madrugada de hoje. Iniciada na manhã de quarta, dia 25, a operação prendeu mais 52 pessoas.

Essa 'Operação', que visava dar cumprimento a mandados de busca e apreensão e combater o tráfico de entorpecentes e crimes patrimoniais, ocorreu de forma simultânea nas 18 cidades que fazem parte da Seccional de Sorocaba e contou com a participação de 160 policiais civis de 36 unidades, sendo utilizadas cerca de 45 viaturas.

Além dessas outras 52 pessoas que foram presas, mais 4 flagrantes foram elaborados, outros 14 mandados cumpridos, mais 5 armas de fogo apreendidas e 14 veículos recuperados.

O delegado Seccional de Sorocaba, Marcelo Carriel, reforça que a Polícia Civil continuará com as investigações para, como disse anteriormente, verificar se as pessoas presas estão envolvidas com outros crimes. Por fim, ele diz ainda que operações como essa serão novamente realizadas em breve.

Com os números de ontem, a Operação Sorocaba já fez 19 flagrantes, 142 pessoas presas, 85 mandados cumpridos, 15 armas de fogo apreendidas e 22 veículos recuperados. Tatuí, desde que o governador Geraldo Alckmin fechou nossa seccional, está subordinada à seccional de Itapetininga.