quarta-feira, 3 de junho de 2026

Reunião de escritores discute formação da Academia Tatuiana de Letras

Ação aconteceu na Livraria Estação Leitura, na Galeria Mangueiras, em Tatuí, e contou com a participação do presidente da Academia Itapetiningana de Letras (AIL), o escritor Jorge Paunovic.

Divulgação

03/06/2026 | Reunião na segunda-feira (01/06) na Livraria Estação Leitura, em Tatuí, na Galeria Mangueiras, reuniu escritores locais que estão empenhados em montar a Academia Tatuiana de Letras (ATL). Foi convidado a participar e esteve presente o presidente da Academia Itapetiningana de Letras (AIL), o escritor Jorge Paunovic (autor do livro “O Danúbio Vermelho”, escrito em memória aos 80 anos da invasão nazista na Sérvia, abordando a jornada de sua mãe, Nevenka Paunovic como refugiada da Sérvia até o Brasil), que esteve acompanhado de sua esposa, também escritora Walkiria Paunovic e do também escritor itapetiningano Caio Galdino de Camargo. Jorge Paunovic falou sobre a AIL, que tem mais de 40 anos de funcionamento e respondeu perguntas dos escritores.

Segundo o historiador e jornalista Christian Pereira de Camargo, que esteve presente ao encontro, “a reunião foi positiva e serve como ponta pé inicial de um trabalho de reunir interessados na Literatura, de qualquer nicho e preferencialmente escritores locais que precisam se conhecer e trabalhar questões em comum”.

“É muito importante essa iniciativa, enobrece a cidade, berço de Paulo Setúbal. Em tempos de tela, onde os jovens estão se perdendo com conteúdo de internet, vem para nós essa missão da Academia, de conquistar o jovem, é um grande desafio. A responsabilidade dentro da sociedade de uma Academia é grande, de levar a Literatura e a Leitura a mais pessoas. Estou muito feliz com essa iniciativa”, disse a escritora infantil e Contadora de Histórias Raquel Prestes, que é professora da Rede Municipal de Ensino.

Jorge Paunovic, presidente da AIL, comentou com os escritores tatuianos a intenção de convidá-los, no segundo semestre deste ano, a conhecerem e participarem da 3ª Feira Literária da Academia Itapetiningana de Letras (FLAIL). Organizada pela Academia Itapetiningana de Letras (AIL), na Casa Kennedy (Centro Cultural Brasil-Estados Unidos), com entrada franca, o espaço é para escritores exporem suas obras.

Outros encontros estão sendo programados pelos escritores tatuianos para acontecer nas próximas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário