quinta-feira, 1 de junho de 2023

Conservatório de Tatuí recebe Encontro de Mamulengo em parceria com o 28º FETESP – Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo

O 8º Encontro de Mamulengo em São Paulo desembarca em Tatuí com peças e uma master class com mestres e mestras do mamulengo, forma de teatro tradicional do Nordeste brasileiro

Foto: Mestre Geraldo Maia / Crédito: Divulgação


31/05/2023 | O Conservatório de Tatuí recebe programação de teatro de bonecos. O VIII Encontro de Mamulengo em São Paulo, traz para São Paulo, Jacareí e Tatuí, 27 brinquedos de todo o país e da Argentina, numa reunião histórica de mestres, mestras e brincantes. O encontro inicia-se em São Paulo, no dia 01 de junho, em seguida para a cidade de Jacareí, no dia 03, e finalmente aporta em Tatuí, com apresentações e uma master class, nos dias 04 e 05 de junho, a partir das 14h. Todas as apresentações são gratuitas.

Tradicional do Nordeste brasileiro, o mamulengo é uma forma de teatro de bonecos, especialmente popular em Pernambuco. Mestres e mestras do mamulengo são os(as) artistas responsáveis por manipular os bonecos e encenar as histórias. Eles possuem habilidades técnicas e conhecimento da tradição oral para criar e contar as histórias, muitas vezes com uma dose de humor e crítica social.

O encontro reúne diversos grupos e artistas de diversas regiões do país e, pela primeira vez, a iniciativa desembarca em Tatuí, com apoio do FETESP, Conservatório de Tatuí e da Prefeitura de Tatuí. “Receber o Encontro em Tatuí será um acontecimento inédito. Além da própria beleza desta grande reunião de artistas do nordeste brasileiro realizando um verdadeiro festival, no encerramento do Encontro também anunciaremos os grupos estudantis selecionados para compor a programação do 28º FETESP – Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo, realizado em julho pelo Conservatório de Tatuí”, diz Antonio Salvador, gerente artístico e pedagógico de artes cênicas da instituição.

Parte da programação no município, o Teatro Procópio Ferreira será palco da master class Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, que será realizada a partir de relatos dos Mestres Geraldo Maia, Cida Lopes e Neide Lopes, com a participação dos convidados: Artur Leonardo, Amanda Viana, Danilo Cavalcante e Natália Siufi. Nela, os artistas traçarão relações entre o Babau e o Mamulengo do Ceará, Paraíba e Pernambuco, com um descortinar de ideias sobre o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste.

O Mestre Geraldo Maia é mestre de boi de reis e carrega a brincadeira do João Redondo com alegria nesses mais de 70 anos de brinquedo. Direto da cidade de Santa Cruz de Natal do Rio Grande do Norte, ele vem contar pra gente um pouco da sua vida e da vida dos seus bonecos. Cida Lopes – que começou a brincar por volta dos sete anos quando passou a acompanhar os pais nas brincadeiras de terreiro, atualmente, com mais de 20 anos de atuação – é mamulengueira nos grupos Mamulengando Alegria e Mamulengo Teatro Riso, além de produtora cultural, atriz e arte educadora.

A mestra Neide Lopes, membra do Teatro Riso desde 1988, proporcionou ao grupo um salto em termos de qualidade técnica dos brinquedos e da quantidade de produção desses bonecos e brincadeiras, pois as suas habilidades com escultura, costura, pintura e acabamentos, elevou o grupo a um lugar de excelência artística e notoriedade na cena nacional.

SERVIÇO
Programação em Tatuí

04/06 DOMINGO – Praça da Santa em TATUÍ
  • 14h Mamulengo Tomé & Mamulengo da Saudade & Mamulengo Sorriso Encantado - Wagner Porto, Bibiu dos Bonecos e Mestre Vitalino (Nazaré da Mata - PE)
  • 15h30 As Estripulias de Benedito contra a cobra Caninana – Cia os Tecelões (Fortaleza - CE)
  • 16h30 O Bicho, o Pinheiro e a Festa – Mamulengo Flor do Cafezal (Guaxupe e Tapiratiba - MG/SP)
  • 17h30 A História de Mateus e Catirina – Cia Arte & Riso (Guararema - SP)
  • 18h30 O Fuá de Benedito na Terra de São Saruê – Cia Babau Fuá (São Paulo - SP)
  • 19h30 Show com Trio Agrestino de Forró. Participações: Sanfona: Eliezer de Queiroz, Percussão: Gilliard Machado, Viola Caipira e cantorias: Odair Jr e Natanael da Paula.

NA PRAÇA: TEATROS LAMBE-LAMBE
Troupe Espantalho com Nussoken: a terra sem males (Arcoverde – PE)
Dico Ferreira da Cia. Tato com Emiliano (Curitiba e Brasília)
Cia Boca de Cena com Dona Mariô (João Pessoa – PB)
Obs: O Teatro de Mamulengos são caixas que estarão o período do evento disponíveis para o público.

05/06 SEGUNDA – Praça da Santa em TATUÍ
  • 15:30h As Aventuras de Baltazar - As Três Gerações de Calungueiros (Icapuí - CE)
  • 16:30h Tem boi no algodão - Boca de Cena (João Pessoa - PB)
  • 17:30h A Festa na Fazenda de Dona Quitéria – Mamulengando Alegria (Glória do Goitá - PE)
  • 19:30h no Teatro Procópio Ferreira a Master Class “O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste”, com Mestre Geraldo Maia, Cida Lopes, Neide Lopes, Artur Leonardo, Amanda Viana, Danilo Cavalcante e Natália Siufi.
*Os ingressos para a Master Class podem ser adquiridos pela plataforma INTI ou pela bilheteria do teatro de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Ingresso Solidário

Para contribuir com a Campanha Conserva Solidário, a doação de alimentos na entrada do Teatro Procópio Ferreira é muito bem-vinda. O que doar: arroz, feijão, macarrão, café, açúcar, óleo, leite, farinha de trigo, molho de tomate, biscoitos/bolachas, milho de pipoca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário