segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Rede Municipal de Ensino terá softwares com conteúdos gamificados

Os jogos educativos conterão regras, estratégias, desafios, recompensas, rankings e feedbacks para motivar os estudantes, tanto do ensino infantil como os do Fundamental 1 e 2.


Eduardo Souza, representante da Editora Lima e Knack, esteve na Prefeitura de Tatuí no último dia 26, para apresentar à prefeita, secretários municipais e vereadores os softwares educacionais que serão implantados na Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Tatuí. A empresa foi a vencedora do pregão presencial 59/2019 - processo licitatório 102/2019, realizado no dia 15 de agosto deste ano.

Os softwares terão conteúdos gamificados para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 e 2 (1º ao 5º anos e 6º ao 9º anos), com aplicação de elementos de jogos com conteúdo educativo, como regras, estratégias, desafios, recompensas, rankings e feedbacks utilizados para motivar e engajar os estudantes. Para os professores, o software oferecerá um banco de aulas digitais programadas de acordo com temas e disciplinas, material de apoio e, também, avaliações diagnósticas informatizadas e impressas para todas as disciplinas, com o objetivo de automatizar a correção das provas e o lançamento das notas, fornecer relatórios automatizados de análise de resultados, e tirar o foco do processo, deslocando o foco nas devolutivas, na capacitação dos docentes. Além disso, terá controle de laboratório e criação multimídia, e suporte à distância e presencial.

Segundo a Prefeitura, a implantação desse novo sistema na Rede Municipal de Ensino vem de encontro às normas da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), definida pelo Ministério da Educação (MEC). "A BNCC determina que seja colocada em prática a Educação Integral (EI), que busca o desenvolvimento dos alunos em todas as suas dimensões - intelectual, física, emocional, social e cultural – e se constitui como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais", diz nota divulgada pelo site do executivo.

O secretário municipal de Educação, professor Miguel Lopes Cardoso Júnior, explicou que o poder público tem o dever de promover o acesso e o incentivo ao uso das novas tecnologias, bem como no incentivo na implementação de soluções educacionais inovadoras a fim de melhorar os níveis de alfabetização e à ampliação das fontes de conhecimento. “Tatuí tem buscado ampliar as ações inovadoras no sentido de incrementar os recursos educacionais disponibilizados aos alunos e professores. Faz-se necessário e relevante que a Educação promova o avanço tecnológico mediante a introdução de novas tecnologias e a formação profissional e continuada de educadores. A implantação dessas soluções educacionais inovadoras permitirá a interação do aluno com o conteúdo visto em sala de aula através de recursos que façam que o professor desenvolva suas aulas de forma mais dinâmica, possibilitando mais interação, dando assim uma dimensão maior ao aprendizado, produzindo saber. Com isso, o aluno passa a ser estimulado a produzir e a trocar conhecimentos”, ressaltou o secretário Miguel.

As capacitações para a equipe gestora e para professores da Rede Municipal devem começar no início de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário