quarta-feira, 11 de setembro de 2019

2ª Semana do Violão do Conservatório de Tatuí continua com várias apresentações gratuitas

Palestras e recitais seguem até sexta-feira, dia 13, com palestras e recitais diariamente, em vários horários

Duo Favoriti (Divulgação)

Segue até a próxima sexta-feira, dia 13, a 2ª Semana do Violão do Conservatório de Tatuí. A programação traz palestras e recitais com diferentes grupos e violonistas renomados. As apresentações são realizadas diariamente, em vários horários, sempre com entrada gratuita.

Nesta quarta-feira, às 17 horas, tem recital com o Duo Favoriti, único duo brasileiro a interpretar as obras do período clássico-romântico em réplicas do modelo Lacôte de 1829. Formado pelas professoras do Conservatório de Tatuí, Patrícia Nogueira e Dagma Eid, o duo iniciou suas atividades tendo como objetivo divulgar os compositores violonistas do período clássico-romântico que utilizaram a guitarra terza em suas obras. A expressão “favoriti” surge em algumas publicações originais da época para identificar a predileção por temas que fazem parte do repertório do duo. 

Neste recital, o Duo Favoriti interpreta “Fantasia Op. 38” (Johann Kaspar Mertz), “Rondó Op. 66 nº 2” (Mauro Giuliani), “Canção sem palavras Op. 19b, nº 2” (Felix Mendelssohn Bartholdy), “Minueto da Sinfonia Op.39” (Wolfgang Amadeus Mozart), “Serenade Favoriti Op. 96” (Ferdinando Carulli) e “Souvenir de Roussie Op. 63” (Fernando Sor).

Em seguida, às 18 horas, outro recital com o Trio Ktrions, trio instrumental formado em 2013 por Ricardo Grion, André Grion e Francisco Vidal, todos formados pelo Conservatório de Tatuí. O trabalho tem arranjos autorais e originais, e passa também por várias épocas e estilos, usando uma diversa instrumentação, que inclui violões de nylon e aço, guitarra e contrabaixo elétrico. O trio apresentará “Fragmentos nº 5, 3 e 2” (Ricardo Grion), “Catavento e Girassol” (Guinga e Aldir Blanc), “Bourée” (Jethro Tull - sobre um tema de Johann Sebastian Bach), “Múmúrio nº 1 e 2” e “Purpura” (Ricardo Grion), “Temor nº 1” e “Metanoia” (André Grion).

Na quinta-feira, dia 12, a programação começa às 10 horas com a palestra “Aulas coletivas e arranjos para grupos de violões”, ministrada peça professora Josiane Gonçalves. Às 16 horas, dois alunos de nível avançado do curso de Violão Clássico do Conservatório de Tatuí vão se apresentar. O violonista Pedro Barra tocará “Serenata Espanhola” (Joaquin Malats), “Adágio – Sonata Op. 13 - Patética” (Ludwig van Beethoven), “Vals Op. 8 nº 4” (Agustin Barríos) e “Les Soirées d’Auteuil – Op. 23” (Napoléon Coste). O violonista Rafael Santos interpretará “Noturno Op. 9 nº 2” (Frédéric Chopin), “Capricho de Goya nº 13” (Mario Castelnuovo Tedesco), “Arrebol do Nordeste” (Geraldo Ribeiro) e “Leyenda Guarani” (Agustín Barrios).

Mais tarde, às 18 horas, o Conservatório de Tatuí apresenta Recital de Violão com Edson Lopes. Diplomado em 1978 no curso de Violão Clássico do Conservatório de Tatuí e com o título "Licentiate in Guitar Performance" pelo Trinity College of Music de Londres, ele é professor do curso e Violão Clássico do Conservatório, onde também coordena a Camerata da Violões. Nesta apresentação solo, ele executará “Adagio em Sol Menor” (Tomaso Albinoni), “Sonata Homenagem a Fernando Sor” (Francisco Araújo) e “Aires de la Mancha” (Federico Moreno Torroba).

Na sexta-feira, dia 13, às 10 horas, o violonista Guilherme Sparrapan apresenta a palestra “Princípios para arranjos de violão – solo, duo e outras formações”. Às 16 horas, começa o Recital de Violão com Thiago Leite, violonista que estudou na Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp), com bacharelado em Música-Violão pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ele apresentará “Peças Características” (Federico Moreno Torroba), “Ponteio e Tocatina” (Lina Pires de Campos) e “Três Peças Espanholas” (Joaquim Rodrigo).

A 2ª Semana do Violão do Conservatório de Tatuí termina na sexta-feira, dia 13, com o recital do violonista Paulo Martelli, às 18 horas. Premiado internacionalmente diversas vezes e vencedor de inúmeros concursos, Paulo Martelli é considerado um virtuose no violão clássico e já tocou frente a grandes orquestras, além de seguir carreira solo e como camerista. Recentemente, tornou-se mestre do violão de onze cordas. Foi professor na Universidade de Ribeirão Preto e também dedica-se ao ensino particular. Cursou mestrado na The Juilliard School e Professional Studies na Manhattan School of Music. Neste recital, ele interpretará “20 Estudos Brasileiros” (Geraldo Vespar).

SERVIÇO
2ª Semana do Violão do Conservatório de Tatuí
Palestras, master class e apresentações musicais
Juliana Oliveira, direção artística
Renato Bandel, coordenação
Data: 09 a 13 de setembro de 2019
Local: Unidade 2 do Conservatório de Tatuí
Rua São Bento, 808, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário