domingo, 8 de setembro de 2019

Abóboras 'gigantes' são colhidas em Itapetininga

Peso médio da abóbora canhão é de 25 quilos, mas os frutos colhidos em Itapetininga chegam a pesar mais de 50 quilos.

07/09/2019 | Por Adolfo Lima, TV TEM, com edição do DT

Agricultor se destaca com produção de abóboras gigantes — Foto: Reprodução/TV TEM

ITAPETININGA - Um agricultor tem se destacado com a produção de abóboras gigantes em Itapetininga. O peso médio da abóbora canhão é de 25 quilos, mas os frutos colhidos numa propriedade do município vizinho chegam a pesar mais de 50 quilos.

Josué Miranda de Oliveira conheceu a variedade há alguns anos e depois passou a selecionar as sementes para o plantio. “O segredo é pegar a semente já de segunda geração, você compra, planta, tira a semente e o segundo plantio vai dar a abóbora maior. Elas são tão pesadas que dá cãibra no braço.”

Na última colheita, a recordista pesou 45 quilos e apresentou 1,20 metro. No entanto, Josué afirma que o recorde foi na safra anterior com uma abóbora de 51 quilos.

De acordo com o agrônomo Edgar Petisco, os frutos são grandes porque a planta retira a energia do solo. “A planta tem a energia que vai retirar do solo e tem três frutos para drenar a energia, fazendo com que aproveite toda a energia da planta. É como se fosse uma leitoa que em vez de alimentar 10 leitõezinhos, vai alimentar só três e eles terão muito mais leite para beber”, explica.

A produção conta com 90 pés que são espalhados em 10 hectares de plantação e, quanto mais pesada, maior valor comercial a abóbora terá. No entanto, apesar da aparência rústica, a abóbora é sensível e exige um manejo cuidadoso.

Abóboras gigantes são produzidas em propriedade de Itapetininga (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário