quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Coro do Conservatório de Tatuí realiza dois concertos gratuitos

Grupo apresenta-se nesta quinta, dia 12, às 20 horas, no Teatro Procópio Ferreira, e no sábado, dia 14, às 11 horas, no Projeto Música na Praça

Coro do Conservatório de Tatuí (Divulgação)

11/09/2019 | O Coro do Conservatório de Tatuí fará dois concertos gratuitos nesta semana. O grupo sobe ao palco do Teatro Procópio Ferreira nesta quinta-feira, dia 12, às 20 horas, e reapresenta o repertório no sábado, dia 14, às 11 horas, na Praça da Matriz de Tatuí, pelo Projeto Música na Praça.

De acordo com o regente convidado para comandar o grupo, Marcos Baldini, o Coro prepara um repertório bem variado, para mostrar a diversidade de acervo coral, que traz desde músicas sacras até clássicos da música popular brasileira. “O repertório coral é um importante instrumento artístico-pedagógico, que permite ao público em geral ter acesso às mais ricas obras construídas para este tipo de formação vocal, contribuindo consideravelmente na formação e firmação cultural do ser”, comenta. 

O programa terá “El grillo è buon cantore” (Josquin Des Près), “So ben mi ch’a bon tempo” (Orazio Vecchio), “Lua, Lua, Lua, Lua” e “Alguém Cantando” (Caetano Veloso), “Cantadeira” (Antonio Vaz), “Passaredo” (Francis Hime e Chico Buarque), “Psalm 150” (Ernani Aguiar), “Ave Maria” (Tanguy Dionis du Séjour), “Domini Fili Unigenite, Gloria – KV 589” (Antonio Vivaldi), “Ubi Caritas” (Ola Gjelo), “Jubilate Deo” (Jay Althouse), “Alleluia” (Ralph Manuel) e “Fell good” (L. Craig Tyson e Leonard Scott).

Criado em 1988, o Coro do Conservatório de Tatuí é formado por alunos e professores-monitores da instituição. Ao longo de sua trajetória, tem realizado apresentações importantes de repertório a capella, música brasileira, repertório sinfônico e óperas. É o único bicampeão do Mapa Cultural Paulista – tendo vencido as edições de 2001/2002 e 2007/2008. 

Marcos Baldini iniciou seus estudos de Canto Erudito no Conservatório de Tatuí, sob orientação da Profª Angelina Colombo Ragazzi, sendo o primeiro sopranista a ingressar no curso de canto desta instituição. Dentre seus Mestres de Canto e Interpretação da Música Barroca, destacam-se os professores Marius van Altena (Holanda), Jordi Savall (Espanha), Julia Gooding (Inglaterra), Pedro Couri Neto (MG) e Nicolau de Figueiredo (Schola Cantorum Basiliensi – Basiléia / Suíça), o qual o classificou como um legítimo cantor soprano masculino. 

Paralelamente, desenvolveu um profundo aprimoramento técnico com a Profª Drª Mariana Cioromila (Romênia). Em 2006, ganhou o 1º lugar no II Concurso de Canto realizado pelo Conservatório de Tatuí, além de ganhar o prêmio de “Melhor Intérprete de Música Brasileira”, tendo como júri nomes renomados do cenário musical brasileiro, como a Profª Drª Ângela Barra e os compositores Sérgio de Vasconcellos-Corrêa e Edmundo Villani-Côrtes. É formado em Licenciatura em Música pela Universidade Metropolitana de Santos com Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior. Também é formado em Canto Lírico e Regência Coral pelo Conservatório de Tatuí.

SERVIÇO
Coro do Conservatório de Tatuí
Marcos Baldini, regente convidado
Data: 12 de setembro de 2019, quinta-feira
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Data: 14 de setembro de 2019, sábado
Horário: 11h00
Local: Praça da Matriz de Tatuí-SP
Eventos gratuitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário