sexta-feira, 6 de setembro de 2019

CAPS, CRAS e CEU das Artes recebem programação de campanha anti-suicídio

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado em 10 de setembro, porém, a Campanha é realizada ao longo de todo o ano.



O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), das Secretarias de Saúde e de Trabalho e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Tatuí, promoverão, a partir do dia 12/09 (quinta-feira), uma série de atividades voltadas à prevenção do suicídio, em meio à campanha "Setembro Amarelo", que promoverá atividades com o tema "Todos Pela Vida - Falar é a Melhor Solução".

No dia 12/09 (quinta-feira), às 13h30, na sede do CAPS, haverá a peça de teatro "Joanas", realizada pelas "Promotoras Legais Populares" (PLP). Já no dia 19/09 (quinta-feira), acontecerão duas atividades: a primeira, às 9h, na sede do CAPS, com uma roda de conversa com as advogadas Míriam Teodoro e Samira Santos, do Projeto ABRACE, de Itapetininga; e a segunda atividade será às 19h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), onde ocorrerá um Cine-Debate.

No CRAS Norte, no dia 23/09 (segunda-feira), às 13h, haverá palestra para falar sobre a prevenção do suicídio, com a psicóloga Jéssica Magalhães Andrade. Essa palestra também será ministrada no CRAS Sul, no dia 25/09 (quarta-feira), às 14h; no CRAS Central, no dia 26/09 (quinta-feira), às 14h; e no CRAS Leste, no dia 27/09 (sexta-feira), às 14h.

No dia 26/09 (quinta-feira), às 14h, no CAPS, será realizada a palestra "Prevenção ao Suicídio", com a psicóloga Me. Sandra Arca e a psiquiatra Dra. Cristiane Picarelli, de Sorocaba. E no dia 27/09 (sexta-feira), às 9h, acontecerá uma passeata de mobilização sobre a prevenção ao suicídio, que sairá da frente do Paço Municipal e seguirá até a Praça da Matriz.

De acordo com o psicólogo e diretor da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Janderson Mendes Miranda Martins, no decorrer do mês de setembro ocorrerão diversas atividades da Campanha Setembro Amarelo. "Entre estas atividades teremos palestras em escolas, grupos temáticos com usuários do CAPS, reuniões com familiares, visitas às instituições de acolhimento de idosos e mobilização da rede de atendimento do município", explica.

Endereços Das Atividades - O CAPS está situado na Avenida Virgínio Montezzo Filho, nº 201, Nova Tatuí. Já o CEU das Artes fica na rua Ana Rosa Monteiro, nº 475, Vila Santa Helena. E o Paço Municipal está localizado na Avenida Cônego João Clímaco, nº 140, Centro.

As unidades do CRAS estão situadas nos seguintes endereços: CRAS Central, na Rua Ana Rosa Monteiro, nº 475, Vila Santa Helena; CRAS Leste, na Rua Prefeito Alberto dos Santos, nº 285, Vila Dr. Laurindo; CRAS Norte, na Rua João Saulo dos Reis, nº 90, Jardim Gonzaga; e CRAS Sul, na Rua Osmil Martins, nº 305, no Jardim Santa Rita de Cássia.

Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas com as equipes do CAPS, pelo telefone: (15) 3251-4370, e da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, pelo telefone: (15) 3259-6664. Você também pode buscar informações e procurar ajuda para falar abertamente sobre suas emoções com os atendentes do CVV (Centro de Valorização da Vida), discando o número 188.

Setembro Amarelo - A Campanha "Setembro Amarelo" é promovida nacionalmente desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado em 10 de setembro, porém, a Campanha é realizada ao longo de todo o ano.

Dados da Campanha apontam que cerca de 12 mil suicídios são registrados todos os anos no Brasil, e ao redor do mundo esse número chega a 1 milhão de casos registrados anualmente. Além do aumento significativo de casos envolvendo jovens, cerca de 96,8% dos casos costumam estar relacionados a transtornos mentais: em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

A Campanha "Setembro Amarelo" surgiu com o objetivo de prevenir e reduzir estes números, e para isso, conta com o apoio de governos, núcleos, associados e de toda a sociedade. Em municípios que possuem Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), como Tatuí, os casos de suicídio costumam ser reduzidos em 14%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário