sexta-feira, 23 de março de 2012

Projeto “Crachá Digital” permite que crianças de creches e pré-escolas tenham acesso às lousas digitais


As lousas digitais já são uma realidade no ensino fundamental municipal desde o ano de 2009 e agora, desde o segundo semestre de 2011, as creches e pré-escolas também passaram a ter esta ferramenta em sala de aula, possibilitando o aprendizado interativo e moderno que as lousas proporcionam.

Cada instituição recebeu uma lousa para trabalhar com o maternal (creches) e pré-escola. Ao todo 18 EMEIs (Escolas Municipais de Ensino Infantil) possuem a ferramenta, atendendo a 2.615 crianças. “Os professores vão além do que a lousa proporciona, montam aulas”, diz a supervisora do ensino infantil, professora Ângela Roarelli.

Um dos destaques com o trabalho da lousa digital é o “Crachá Digital” desenvolvido na EMEI “Arthur Avalone”, no Jardim Ternura, e que se disseminou pelas outras unidades. “Desenvolve a identidade e a autonomia, reconhecendo eles mesmos e os amigos através das fotos”, explica a diretora da EMEI “Arthur Avalone”, professora Magda de Fátima Rodrigues Batista.

O “Crachá Digital” é a chamada através das fotos dos alunos que contém o nome de cada um deles, fazendo com que todos os alunos participem da chamada. “Essa é a fase em que eles estão construindo a própria imagem e além da imagem entram em contato com as letras”, acrescenta a supervisora Ângela.

A chamada feita através da lousa faz parte do Projeto Pedagógico “Identidade e Autonomia”, trabalhado na unidade. “São divididos horários para que todas as turmas utilizem a lousa, até os pequenininhos”, afirma Magda. Com vários recursos e atividades para vários níveis de aprendizagem, a lousa proporciona interação até com os mais novos que ainda usam fraldas. Através de músicas, imagens e o desenho que com os dedos eles constroem na lousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário