quinta-feira, 29 de março de 2012

Tocando Santos quer desmistificar música erudita


18ª edição do ‘Tocando Santos’ terá início no domingo, 01, às 18h, no Teatro Coliseu – Divulgação

Levando música erudita para todas as pessoas, sem distinção de idade, classe social ou cultural, a 18ª edição do ‘Tocando Santos’ terá início no domingo (01/04), às 18h, no Teatro Coliseu (Rua Amador Bueno, 237 – Centro Histórico). O concerto de abertura estará a cargo da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, sob regência de Félix Krieger. Da programação constam 11 apresentações até o final do ano – praticamente uma ou duas exibições por mês – com o tradicional encerramento sob a responsabilidade da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), em dezembro, em palco montado na praia do Gonzaga.

Para o prefeito de Santos, João Paulo Papa, o evento empenha-se em “ desmistificar a ideia de que a música de orquestra é feita para um público restrito. Todas as idades e faixas sociais, quando têm a oportunidade de assistir a concertos, acabam se encantando”. Segundo Papa, música de qualidade é feita para todos, não apenas para uma elite.

Em 2012, o ‘Tocando Santos’ reverencia o pianista santista José Antônio de Almeida Prado, compositor de cerca de 400 obras musicais, falecido em 2010. Outra homenageada é a TV Tribuna, que completa 20 anos de fundação.

Segundo o secretário-adjunto de Desenvolvimento Metropolitano do Estado, Edmur Mesquita, o projeto é referência e mostrará o que há de melhor no Estado e no Brasil em expressão musical. “Os santistas poderão desfrutar desses bens culturais de alta qualidade”.

A realização é do Sesc, Agem (Agência Metropolitana da Baixada Santista) e secretarias de Desenvolvimento Metropolitano e de Cultura do Estado, em parceria da Prefeitura Municipal de Santos (PMS), Sabesp e Sistema A Tribuna de Comunicação.

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí

No ano de 1985, professores de instrumentos de cordas do Conservatório de Tatuí reuniram-se para, juntamente com alunos de nível avançado e músicos amadores do município, executar música em conjunto. Assim nasceu a orquestra, que se tornou a principal oportunidade de alunos interagirem com músicos já profissionais, em apresentações oficiais.

O concerto a ser apresentado foi elaborado para mostrar um panorama histórico sobre o desenvolvimento da música orquestral alemã, do período barroco ao período moderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário