quinta-feira, 22 de março de 2012

Conservatório de Tatuí abre inscrições para o III Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra

Inscrições serão realizadas no período de 20 de março e 30 de abril, com taxa de R$ 30

O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí está com as inscrições abertas para o III Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra até o dia 30 de abril. O regulamento e as formas de inscrição são encontradas no site www.conservatoriodetatui.org.br. O participante deverá pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 30, que lhe dará acesso a todos as masterclasses e concertos durante todo o evento.

O III Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra integra a série de eventos bianuais da instituição tatuiana e será realizado entre os dias 16 e 19 de maio, nas dependências do Conservatório de Tatuí. O evento reunirá atividades pedagógicas (workshops e masterclasses) e artísticas envolvendo os instrumentos: flauta transversal, fagote, oboé e clarinete.

Das atividades pedagógicas poderão participar qualquer interessado – aluno ou não do Conservatório de Tatuí – desde que devidamente inscrito no período divulgado pela instituição. As aulas são ministradas por especialistas de destaque no meio artístico, acadêmico nacional e internacional. Os concertos e recitais são abertos à população.

Os participantes do III Encontro Internacional de Madeiras terão a opção de inscrever-se em duas modalidades: “ouvintes” ou “executantes”. Os “executantes” passarão por um teste - análise de currículo e obra a ser apresentada pelo candidato - coordenado pela comissão organizadora do evento, a fim de selecionar alunos para atuarem nas masterclasses.

A organização do evento indicará para qual masterclass o candidato executante foi aprovado. A divulgação do resultado ocorrerá no site do Conservatório de Tatuí (www.conservatoriodetatui.org.br/emadeiras) a partir do dia 08 de maio de 2012. Todos os inscritos – inclusive os não selecionados nas masterclasses – terão livre acesso às atividades pedagógicas e artísticas do III Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra.



Artistas Convidados
Os alunos inscritos no III Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra poderão assistir aos workshops ou masterclasses de 12 artistas convidados, de diversos países. Dos convidados nacionais, estarão o flautista da Osesp Edson Beltrami, Daniel Tamborin (luthier) e Roberto Pires, doutor pela Escola de Música da Universidade Federal da Bahia – UFBA, que atuou durante 25 anos como 1º Clarinetista da “Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas”.

Também foram confirmados Alexandre Silvério, fagotista solista da Osesp; Luis Afonso Montanha, doutor em Música pela Unicamp, primeiro clarinetista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, integrante do Quinteto de Clarinetes “Sujeito a Guincho” e Professor de Clarinete no Departamento de Música da ECA – USP; e Alexandre Barros, primeiro solista da “Filarmônica de Minas Gerais”, que integrou o naipe de oboé da OSESP de 1996 a 1997 e desenvolve intensa atividade camerística em diversas formações.

Dos Estados Unidos, ministrarão aulas Benjamin Coelho (fagote), mestre pela Manhattan School of Music (New York), professor titular na Universidade de Iowa, atuando como Fagote solista da “Quad City Symphony Orchestra”, membro do “Iowa Woodwind Trio” e do “Quad City Symphony Woodwind Quintet”; Jill Felber (flauta), professora da Universidade da Califórnia (Santa Barbara-EUA) e principal Flautista da Ópera de Santa Barbara, que atua intensamente como professora e solista nos EUA e em vários outros países; e Mary Karen Clardy (Flauta) , solista e artista de câmara nos EUA e países da Europa, Ásia e América do Sul. Professora de Flauta Transversal na Faculdade de Música da Universidade do Norte do Texas (EUA).

O III Encontro Internacional de Madeiras terá também a participação do oboísta Peter Apps, premiado em vários concursos internacionais, atuou como solista frente a importantes orquestras e grupos camerísticos na França, Inglaterra, EUA e Brasil. Desde 1998 é integrante da OSESP. Outro artista convidado é Ronald Van Spaendonck, considerado um dos melhores clarinetistas de sua geração. Apresentou-se nas maiores salas de concertos da Europa frente as melhores orquestras e atualmente é professor do Conservatório de Bruxelas (Bélgica) e professor "Honoris Causa" do Conservatório de Guangzhou (China). Além destes artistas, estarão presentes o quinteto de clarinetes “Madeira de Vento”, Octeto de Flautas do Conservatório de Tatuí em São José do Rio Pardo e a flautista Gabriela Gimenez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário