sexta-feira, 23 de março de 2012

Mutirão de pesagem de crianças de 0 a 4 anos acontece no 'Santa Rita'


A unidade Tatuí do Banco de Alimentos, programa do Governo Federal que luta pelo combate à desnutrição junto aos municípios que o recebem, realizará neste final de semana, dias 24 e 25 de março, o “Projeto Mutirão Antropométrico" (peso e altura)” na Base Comunitária da Guarda Municipal do Jardim Santa Rita.

O objetivo é a prevenção e o encaminhamento correto de crianças com indícios de desnutrição. O mutirão tem parceria com o Consea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional), Cosc (Conselho Social da Comunidade - Unidade Santa Rita) e Escola de Enfermagem Dr. Gualter Nunes, além das Secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Social, Saúde, Segurança Pública e Transportes e Agricultura.

O Jardim Santa Rita de Cássia foi o escolhido por ser um bairro que muito se devolveu nos últimos anos, mudando suas características e aumentando o número de habitantes. Lá também há um grande fluxo de pessoas por conta dos imóveis com aluguel, além de ser hábito ir ao posto de saúde somente aqueles que já estão com um quadro mais acentuado de desnutrição, independente da patologia.

A desnutrição deve ser tratada logo nos seus primeiros sinais, evitando assim, consequências mais graves. O projeto visa medir e pesar crianças entre zero a quatro anos, para que, junto à população, possa se realizar um trabalho de educação alimentar (que já é realizado em escolas, diretamente com as famílias) e poder encaminhar as crianças que estão nesse quadro para tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário