segunda-feira, 5 de setembro de 2011

editorial>>> Trânsito

As mudanças no trânsito de uma cidade deve ser muito estudada porque, se não melhorar, piora. A mudança em si é negativa, precisa ser criteriosa. Mas temos que convir que o prefeito Gonzaga tem feito acertos na cidade.A mudança na preferência da rotatória da Pompeu Reali tinha que ser feita. Qualquer outra alternativa traria problemas.  A lombada eletrônica na Capitão Lisboa também foi um sucesso. A lombo-faixa é ótima. Ela deverá implementada na Rua 11 de Agosto, que passará por revitalização. Porém, é preciso cuidado. Temos faixas de pedestres mal colocadas, em esquinas onde os motoristas precisam avançar sobre elas para poder ver o fluxo de veículos que vem da rua perpendicular. O semáforo da Rua 11 de Agosto, esquina com a Romeu Picchi, no Jardim Santa Emília, precisa ser substituído por outro de 3 tempos, como o da Avenida Firmo Vieira, esquina com a São Carlos. O corredor de ônibus na Rua 11 não deu certo, mas a Prefeitura percebeu logo e acertou deixando a faixa não exclusiva. A interrupção da Rua Prudente na Praça da Matriz veio para ficar. Não dá para negar que prejudicou o trânsito na região central. A Travessa dos Pracinhas, que deixou de ser travessa, ficou com dificuldades.Mesmo assim, é melhor que ser transformada em calçadão. A extinção de áreas de estacionamento no centro tem beneficiado o fluxo de veículos e agravado de forma dramática a colocação dos carros. Parece que que é intenção da Prefeitura empurrar os motoristas para os estacionamentos particulares, elitizando o uso do solo.

Um comentário:

Virtuh disse...

Concordo parcialmente com esse texto. Realmente algumas mudanças vieram pra ficar, e deram certo.

Quanto as áreas de estacionamento no centro, devem ser extintas mesmo. Tem algumas ruas que, devido ao fluxo de veículos, ficam intransitáveis. O tatuiano deveria se valer de meios de transporte alternativos, ou até mesmo ir a pé para o centro. Vemos muitas pessoas sozinhas nos veículos, e isso acaba por gerar um fluxo enorme de veículos.

Sem contar que algumas ruas deveriam, sim, virar calçadões. Eles valorizam o comércio local, aumentam o fluxo de pessoas e dão mais conforto ao cidadão!

A cidade está evoluindo. Algumas ações devem ser planejadas para o futuro, e não vizando o conforto de quem mora nos condomínios e gastam em outras cidades...

Fica a dica!

Postar um comentário