quarta-feira, 20 de julho de 2011

Programa Via Rápida Emprego disponibiliza 90 vagas para Tatuí

O governador Geraldo Alckmin lançou no dia 14 de julho, na Capital, o Via Rápida Emprego. O programa oferece cursos rápidos gratuitos e auxílio financeiro para promover a qualificação profissional, de acordo com as demandas regionais."Um programa inclusivo. Não tem vestibular. Quem estiver desempregado, sem receber seguro-desemprego ou benefício previdenciário, recebe uma bolsa de R$ 210 durante o curso. Se durar um mês, é uma bolsa, se durar dois meses, duas bolsas. Serão cursos rápidos, que a pessoa faz em 80, 120 e 200 horas. Nós também vamos pagar R$ 120 pra pessoa poder ter acesso ao transporte”, afirmou o governador.

As turmas iniciais estão previstas para agosto. Os cursos têm duração de 30 a 90 dias e serão realizados de segunda a sábado, de manhã ou à tarde, nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado, além de outros estabelecimentos conveniados. As inscrições podem ser realizadas somente pelo site www.viarapida.sp.gov.br. Os documentos necessários são RG e CPF. A seleção dos alunos será feita pela Secretaria, de acordo com os critérios como idade, baixa escolaridade e renda familiar, além de priorizar quem estiver desempregado ou for arrimo de família. Os selecionados serão informados por carta oficial.

O Acessa São Paulo, programa da Secretaria de Gestão Pública do Estado de SP, conta com profissionais capacitados a oferecer instruções para o preenchimento do cadastro. Em Tatuí, existem dois pontos do Acessa SP. Um deles funciona no Poupatempo, que fica na Avenida  Firmo Vieira de Camargo, nº 135. O outro fica na Biblioteca Municipal Brigadeiro Jordão, na Praça Martinho Guedes.

Em Tatuí são 90 vagas
O Programa Via Rápida Emprego disponibilizou em Tatuí inicialmente 90 vagas em três cursos:

1. Eletricista instalador - 30 vagas, escolaridade mínima: ensino fundamental completo; Capacita o profissional para executar instalações elétricas residenciais em domicílios ou prédios de pequeno porte, na condição de empregado, trabalhador autônomo ou empreendedor da microempresa.

2. Garçom - 30 vagas: escolaridade mínima ensino fundamental completo. O curso capacita o profissional para atender os clientes, recepcionando-os e servindo refeições e bebidas em restaurantes, bares, clubes, cantinas, hotéis, eventos e hospitais; ensina a montar e desmontar praças, carrinhos, mesas, balcões e bares.

3. Panificação Industrial - 30 vagas, escolaridade mínima alfabetizado. Capacita o profissional para atuar, como empregado, em panificadoras ou docerias ou para montar e gerir o próprio negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário