quinta-feira, 14 de julho de 2011

Orquestra Sinfônica e Haroutune Bedelian farão concerto de abertura do 4º Encontro Internacional de Cordas & XVII RICE

O Conservatório de Tatuí promove a abertura oficial do 4º Encontro Internacional de Cordas & XVII RICE – Rio International Cell Encounter, no dia 3 de agosto, com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. O concerto terá regência de João Maurício Galindo e participação do violinista Haroutune Bedelian.

O Encontro de Cordas e o RICE acontecem simultaneamente neste ano, entre 3 e 7 de agosto, e integram série de atividades pedagógicas e artísticas do Conservatório de Tatuí. São, ao todo, dez eventos internacionais bienais que oferecem a instrumentistas a oportunidade de frequentar aulas com profissionais de destaque e, ao público em geral, a chance de assistir a apresentações exclusivas. O 4º Encontro de Cordas é coordenado pela professora Elen Ramos Pires, enquanto o XVII RICE tem como diretor artístico David Chew e Miriam Braga como coordenadora local.

Os eventos oferecem atividades em violino, viola, violoncelo, contrabaixo e também prática de conjunto. É possível se inscrever em três modalidades: ouvinte (até 27 de julho), executante e integrante da Orquestra do RICE (até 20 de julho).
Além das atividades pedagógicas e da apresentação da Orquestra Sinfônica, a programação contempla diversos recitais e concertos. No dia 4 de agosto, haverá recital de contrabaixo e piano, às 17h30, no Salão Villa-Lobos. Às 19h, no proscênio do Teatro Procópio Ferreira, o violinista Carmelo de Los Santos apresenta o recital “24 Caprichos, Paganini”. E, às 20h30 do mesmo dia, a Orquestra do RICE fará o “Concerto Especial de Aniversários”, que celebra datas importantes de compositores como Anton Arensky, Gustav Mahler e Percy Grainger. Os regentes serão Russel Guyver e David Chew.
No dia 5 de agosto, às 17h30, o Encontro de Cordas promove um recital com Lars Hoefs no violoncelo e Miriam Braga no piano, também no Teatro Procópio Ferreira, com entrada franca. No mesmo dia, às 20h30, é a vez de o quarteto Camargo Guarnieri, sob coordenação de Elisa Fukuda, apresentar-se no teatro.
A programação do dia seguinte também está agendada no Procópio Ferreira, a começar às 10h com recital dos grupos de câmara e alunos solistas. Às 15h, Emerson di Biaggi assumirá o palco para recital de viola e piano. A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí encerra o dia às 20h30, com João Maurício Galindo na regência e o violoncelista Kim Bak Dinitzen.
A programação completa do evento, incluindo workshops e masterclasses, está disponível no site do Conservatório de Tatuí (www.conservatoriodetatui.org.br/ecordas).
Inscrições
Os interessados em participar do 4º Encontro Internacional de Cordas & XVII RICE devem correr para fazer a inscrição. O registro para participação como executante ou integrante da Orquestra do RICE deve ser efetuado, obrigatoriamente, até o dia 20 de julho. Já as inscrições para ouvinte podem ser feitas até 27 de julho. A inscrição, que custa R$ 20, pode ser feita pela internet (www.conservatoriodetatui.org.br/ecordas), pelo correio ou pessoalmente no Centro de Produção do Conservatório de Tatuí (à Rua São Bento, 415, Centro).
Os ouvintes terão direito de assistir a todas as atividades promovidas em ambos os eventos. O inscrito como executante terá currículo avaliado pela comissão organizadora e, se selecionado, atuará nas masterclasses com peça de livre escolha. Já o integrante da Orquestra do RICE terá material de áudio avaliado pela comissão organizadora e, se selecionado, integrará o grupo cujos ensaios ocorrerão nos dias 1º e 2 de agosto.
Os inscritos como executantes nas masterclasses passarão por processo seletivo, coordenado pela comissão organizadora do evento, envolvendo análise de currículo e obra a ser executada. Serão selecionados cinco executantes de cada instrumento – violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Os interessados em participar como integrante da Orquestra do RICE também terão processo seletivo para análise de áudio a ser enviado no ato da inscrição. Serão selecionados tantos quantos candidatos possíveis, de acordo com a qualidade técnica demonstrada na gravação.
Rice
O Conservatório de Tatuí é a única instituição fora do Rio de Janeiro a receber atividades do RICE - Rio International Cello Encounter, que acontece há 16 anos. De bolsistas selecionados na cidade de Tatuí enviados à Capital, o evento passou a promover masterclasses em Tatuí e, há quatro anos, também realiza apresentações locais. O RICE tem organização do inglês David Chew, que idealizou o primeiro encontro de violoncelos gratuito do mundo em 1994.

SERVIÇO
4º Encontro Internacional de Cordas
XVII RICE – Rio International Cello Encounter – Tatuí
3 a 7 de Agosto
Inscrições até 20 de julho (executantes e integrantes da orquestra) e 27 de julho (ouvintes)
Taxa de Inscrição: R$ 20
Mais informações: www.conservatoriodetatui.org.br/ecordas

Nenhum comentário:

Postar um comentário