sábado, 23 de julho de 2011

Carro do Google Street View coleta imagens da cidade para publicação

Fotografias serão utilizadas em portal que permite simular trânsito real


Do jornal O Progresso de Tatuí, edição 5.537, de 24.07.2011


Em breve, qualquer pessoa do mundo poderá “transitar” pelas ruas de Tatuí utilizando apenas algum dispositivo conectado à internet, como um computador ou celular. O recurso do “Google Street View”, do maior portal de buscas on-line do mundo, começou a ser implantado na cidade. Durante esta semana, o carro da companhia pôde ser visto circulando pelas ruas e capturando as imagens que serão disponibilizadas na rede.

O “Street View” (“visão da rua”, em inglês) disponibiliza imagens panorâmicas em 360 graus na direção horizontal e 290 graus na vertical. O recurso é uma evolução do sistema “Google Maps” e ‘Google Earth”, que oferece imagens aéreas e mapas de determinadas regiões. No entanto, na versão panorâmica, o usuário simula a presença no solo, permitindo uma experiência visual muito próxima à realidade.

O lançamento aconteceu em agosto de 2007, com imagens de cinco cidades norte-americanas. A novidade chegou ao Brasil em dezembro de 2010, incluindo 51 cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A companhia sustenta o “Street View” como um projeto mundial, e possui o objetivo de estender o serviço para o máximo de cidades possível.

Para estruturar o cenário virtual das ruas, são utilizados carros equipados com um conjunto interligado de 15 câmeras fotográficas de alta definição. O carro circula por todas as ruas pavimentadas que estejam incluídas no sistema “Google Maps”. A cada dez metros percorridos a máquina realiza uma captura automática de imagens, em todas as direções.

Concluída a captura das imagens, o arquivo é enviado para um estúdio especializado nos Estados Unidos. Lá, as fotografias recebem tratamento e são organizadas de modo a formar os cenários virtuais das ruas. Somente depois disso o conteúdo é lançado no sistema para ser acessado livremente pelos usuários.

Para o caso de Tatuí, ainda não há uma previsão de quando as imagens estarão disponíveis no sistema. O tempo necessário para coletar as imagens na cidade é de aproximadamente dez dias. Mas este número pode variar de acordo com as condições climáticas, que precisam ser favoráveis para fotografar em alta resolução.

O tratamento das imagens não acontece imediatamente depois do término do processo de captura. A assessoria de imprensa do Google explica que as imagens costumam ser remetidas aos Estados Unidos em grandes quantidades. Para dar um exemplo, as imagens recolhidas nas primeiras 51 cidades brasileiras (regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte), foram encaminhadas todas de uma vez.

Durante o tratamento no estúdio, os profissionais também procuram observar e corrigir detalhes que possam causar problemas. Desde que foi lançado, o “Street View” já resultou numa vasta série de processos judiciais para a companhia. Muitas pessoas fotografadas alegam que se sentiram constrangidas ou com a privacidade violada devido à maneira como aparecem nas imagens.

Há exemplos de pessoas que aparecem em situações de visível embriaguez, pais agredindo os filhos, homens acompanhados de garotas de programa, entre outros. A companhia se defende com a alegação de que fotografa apenas em locais públicos.

Para evitar problemas, de acordo com a assessoria de imprensa, o sistema que captura as imagens possui um recurso automático para identificar e borrar rostos de pessoas e placas de carros. Para eventuais falhas do filtro, a equipe norte-americana revisa todo o acervo “manualmente”. Além disto, depois que as imagens vão ao ar, o usuário possui a opção de denunciar abusos. Mas, para isso, precisa comprovar que realmente é a pessoa da fotografia.

Se algumas pessoas se sentem prejudicadas por aparecer, por outro lado, o “Street View” também pode ser útil ao desenvolvimento local. Esta é uma das justificativas apresentadas pela companhia. O comércio e o turismo seriam os setores mais beneficiados com a divulgação gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário