quinta-feira, 14 de julho de 2011

Máquinas caça-níqueis apreendidas são reinventadas para o bem

Material que movimentava o crime, agora, faz a criatividade dos estudantes funcionar. Com algumas modificações, as máquinas servem até para acessar à internet.

No interior de São Paulo, um juiz teve uma ideia para reaproveitar as centenas de máquinas de caça-níqueis apreendidas pela polícia.

Parece até um ferro velho de computadores, mas é o depósito da Faculdade de Tecnologia de Tatuí, a 140 quilômetros de São Paulo. São máquinas caça-níqueis, apreendidas pela polícia, que ficavam empilhadas por vários anos nas delegacias.

"Geralmente estas máquinas eram colocadas num pátio e se passava por sobre elas com um rolo compressor. Eu disse: Não! Eu quero dar uma destinação útil para estas máquinas em proveito da população”, conta o juiz Marcelo Nalesso Salmaso.

Em Tatuí, quem cometeu pequenos crimes paga a pena alternativa ajudando a desmontar as máquinas. Depois, os alunos do curso de tecnologia da automação fazem uma espécie de garimpo para descobrir o que pode ser aproveitado.

"A gente achou essa placa mãe. Acho que ela pode ser reaproveitada, apesar dela estar um pouco suja.

No laboratório eles checam os motores, chips, circuitos elétricos. O material que movimentava o crime, agora, faz a criatividade dos estudantes funcionar. E quem ganhou foi a faculdade: os alunos montaram totens, que operam com apenas um toque. Os painéis de aviso espalhados pelo campus. A caneta eletrônica e a lousa digital estão sendo usadas em escolas da cidade.

“Todo esse material seria descartado da forma que está aqui, então muitas peças seriam perdidas, peças que nós reaproveitamos de várias maneiras” diz a estudante Elaine Andrade.

O projeto cresceu tanto que agora os moradores da cidade também estão sendo beneficiados. Uma estrutura de madeira era da máquina caça-níquel e um computador também eram usados pros jogos de azar. Mas os alunos fizeram algumas modificações. E agora a população está usando a máquina para acessar à internet. É tudo de graça!

Os equipamentos foram instalados na câmara municipal e na prefeitura.

“Bastante interessante porque agora está sendo realmente usado pra uma coisa útil. Bastante importante para cultura, para conhecimento, para que as pessoas possam estar realizando coisas do bem", diz a estudante Mônica Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário