sábado, 30 de julho de 2011

Começa no dia 3 de agosto o 4º Encontro Internacional de Cordas & o XVII RICE

Orquestra Sinfônica de Tatuí abre o evento com concerto no Teatro Procópio Ferreira

O Governo do Estado de São Paulo, por meio do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, promove o 4º Encontro Internacional de Cordas & XVII RICE do dia 3 até o dia 7 de agosto. A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí fará a abertura oficial, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, em concerto que terá regência de João Maurício Galindo e participação do violinista Haroutune Bedelian. Já a partir do dia 1º, os inscritos poderão participar dos workshops programados do XVII RICE - Rio International Cello Encounter.

O 4º Encontro Internacional de Cordas integra série de atividades pedagógicas e artísticas do Conservatório de Tatuí. São, ao todo, dez encontros internacionais realizados de forma bienal que oferecem a instrumentistas a oportunidade de frequentarem aulas com profissionais destacados internacionalmente. Além disso, conta com apresentações exclusivas.

O evento é coordenado pela professora Elen Ramos Pires. O RICE tem como diretor artístico David Chew e como coordenadora local Míriam Braga. Os eventos oferecem atividades nos instrumentos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo e também prática de conjunto.

Além das atividades pedagógicas e da apresentação da Orquestra, a programação contempla ainda diversos recitais e concertos. No dia 4 de agosto, haverá recital de baixo e piano, às 17h30, no Salão Villa-Lobos. Às 18h30, no Teatro Procópio Ferreira, acontece o recital “24 Caprichos, Paganini”, com o violinista Carmelo de Los Santos. E, às 20h30 do mesmo dia, a Orquestra do RICE fará o “Concerto Especial de Aniversários”, em homenagem aos compositores Arensky, Mahler e Grainger. Os regentes serão Russel Guyver e David Chew.

No dia 5 de agosto, às 17h30, o Encontro de Cordas promove no Procópio Ferreira um recital com o violoncelista Lars Hoefs e Míriam Braga. No mesmo dia, às 20h30, o quarteto Camargo Guarnieri, com a coordenação de Elisa Fukuda, apresenta-se também no teatro.

No dia seguinte, às 10h, no Teatro Procópio Ferreira, haverá um recital dos grupos de câmara e alunos solistas. Às 15h, Emerson di Biaggi assumirá o palco para o recital de viola e piano. O encerramento do penúltimo dia do evento, às 20h30, também no teatro, será com a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, com o regente João Maurício Galindo e o convidado Kim Bak Denitzen.

Já no dia 7, às 9h, está programada a palestra “Panorama das Orquestras de Cordas do Estado de São Paulo”, com os debatedores Cíntia Pinotti, Jacqueline Oliveira, Eduardo Augusto de Almeida Silva e Daniel Lazala e mediação de Eduardo Bello. O Encontro Internacional de Cordas será finalizado com o concerto “Panorama das Orquestras de Cordas do Estado de São Paulo”, sob regência de Eduardo Augusto de Almeida Silva.

A programação completa do evento, incluindo os workshops e masterclasses, está publicada no site do Conservatório de Tatuí, através do link www.conservatoriodetatui.org.br/ecordas.
RICE

O Conservatório de Tatuí é a única instituição fora do Rio de Janeiro a receber atividades do RICE - Rio International Cello Encounter. De bolsistas selecionados na cidade de Tatuí enviados à Capital, o evento passou a promover masterclasses em Tatuí e, há quatro anos, também realiza apresentações locais.

O RICE tem organização do inglês David Chew, que idealizou o primeiro encontro de violoncelos gratuito do mundo em 1994. Nesse ano, ele teve conhecimento da história vivida por seu colega de instrumento Vedran Smailovic. Integrante da Orquestra da Ópera de Sarajevo, ele testemunhou a morte de 22 pessoas vítimas de uma explosão durante a Guerra na Bósnia e decidiu usar sua música em prol da paz, tocando nas ruas de Sarajevo, durante 22 dias seguidos, em homenagem aos mortos.

Com o objetivo de promover a integração social no Rio de Janeiro usando a música e o violoncelo como principal instrumento, Chew localizou o músico e fez o convite para que viesse se apresentar no Brasil. Aos dois juntaram-se mais alguns colegas de orquestras estrangeiras e foi criada a primeira edição do RICE, uma homenagem de Chew ao maestro carioca Heitor Villa-Lobos, que escreveu para o violoncelo algumas de suas melhores composições e cuja obra atraiu o violoncelista inglês para o Brasil, em 1981.

Embora tenha sido criado inicialmente como um encontro de violoncelistas de todo o mundo, o evento recebe hoje virtuoses em outros instrumentos como piano, violino, flauta, saxofone e violão. Desde sua primeira edição, em 1994, o encontro já realizou mais de 500 concertos e 300 horas de masterclasses, reunindo cerca de 1000 músicos, 500 estudantes e jovens músicos e um público estimado em mais de 200 mil pessoas.

SERVIÇO
4º Encontro Internacional de Cordas
XVII RICE – Rio International Cello Encounter – Tatuí
3 a 7 de agosto
Mais informações: www.conservatoriodetatui.org.br/ecordas

Nenhum comentário:

Postar um comentário