sábado, 23 de julho de 2011

4º Encontro Internacional de Cordas tem inscrições estendidas

Dia 27 de julho é o prazo final para os executantes e ouvintes participarem do evento

O Governo do Estado de São Paulo, por meio do Conservatório de Tatuí, estendeu as inscrições para o 4º Encontro Internacional de Cordas & XVII RICE – International Cello Encounter. As duas categorias, executantes e integrantes da Orquestra do RICE e ouvintes, poderão confirmar a participação até o dia 27 de julho.

O 4º Encontro Internacional de Cordas do Conservatório de Tatuí é coordenado pela professora Elen Ramos Pires. O RICE tem como diretor artístico David Chew e como coordenadora local Míriam Braga. Os eventos oferecem atividades nos instrumentos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo e também prática de conjunto.

Os ouvintes terão direito de assistir a todas as atividades promovidas em ambos os eventos. O inscrito como executante terá currículo avaliado pela comissão organizadora e, se selecionado, atuará nas masterclasses com peça de livre escolha. Já o integrante da Orquestra do RICE terá material de áudio avaliado pela comissão organizadora e, se selecionado, integrará o grupo cujos ensaios ocorrerão nos dias 1º e 2 de agosto.
Na categoria de executante, serão selecionados cinco de cada instrumento - violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Já na categoria integrante da Orquestra do RICE, serão selecionados tantos quantos candidatos possíveis, de acordo com a qualidade técnica demonstrada na gravação a ser avaliada.
O 4º Encontro de Cordas & XVII RICE também integra a série de atividades pedagógicas e artísticas do Conservatório de Tatuí, uma instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura. São, ao todo, dez encontros internacionais realizados de forma bienal que oferecem a instrumentistas a oportunidade de frequentarem aulas com profissionais destacados internacionalmente. Além disso, contam com apresentações exclusivas.
Programação
A programação do evento está disponível no site www.conservatoriodetatui.org.br/ecordas. Entre os professores que irão ministrar masterclasses e workshops estão os consagrados músicos Haroutune Bedelian, Emerson de Biaggi, David Chew, Marco Delestre, Cármelo de Los Santos, Elisa Fukuda, Lorna Grifitt, Lars Hoefs e Gerald Robins.
Além das atividades pedagógicas a programação contempla diversos recitais e concertos. A abertura do evento, no dia 3 de agosto, será da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, com o violinista Haroutune Bedelian. No dia 4 de agosto, haverá recital de baixo e piano, às 17h30, no Salão Villa-Lobos. Às 19h, no proscênio do Teatro Procópio Ferreira, o violinista Carmelo de Los Santos apresenta o recital ”24 Caprichos, Paganini”. E, às 20h30 do mesmo dia, a Orquestra do RICE fará o “Concerto Especial de Aniversários”, que celebra datas importantes de compositores como Anton Arensky, Gustav Mahler e Percy Grainger. Os regentes serão Russel Guyver e David Chew.
No dia 5 de agosto, às 17h30, o Encontro de Cordas promove um recital com Lars Hoefs no violoncelo e Miriam Braga no piano, também no Teatro Procópio Ferreira, com entrada franca. No mesmo dia, às 20h30, é a vez de o quarteto Camargo Guarnieri, sob coordenação de Elisa Fukuda, apresentar-se no teatro.
A programação do dia seguinte também está agendada no Procópio Ferreira, a começar às 10h com recital dos grupos de câmara e alunos solistas. Às 15h, Emerson di Biaggi assumirá o palco para recital de viola e piano. A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí encerra o dia às 20h30, com João Maurício Galindo na regência e o violoncelista Kim Bak Dinitzen.
RICE
O Conservatório de Tatuí é a única instituição fora do Rio de Janeiro a receber atividades do RICE - Rio International Cello Encounter, que acontece há 17 anos. De bolsistas selecionados na cidade de Tatuí enviados à Capital, o evento passou a promover masterclasses em Tatuí e, há quatro anos, também realiza apresentações locais.
O RICE tem organização do inglês David Chew, que idealizou o primeiro encontro de violoncelos gratuito do mundo em 1994, ano em que ele teve conhecimento da história vivida por seu colega de instrumento Vedran Smailovic. Integrante da Orquestra da Ópera de Sarajevo, ele testemunhou a morte de 22 pessoas vítimas de uma explosão durante a guerra na Bósnia e decidiu usar sua música em prol da paz, tocando nas ruas de Sarajevo, durante 22 dias seguidos, em homenagem aos mortos.
Com o objetivo de promover a integração social no Rio de Janeiro usando a música e o violoncelo como principal instrumento, Chew localizou Smailovic e fez o convite para que viesse se apresentar no Brasil. Aos dois juntaram-se mais alguns colegas de orquestras estrangeiras e, então, foi criada a primeira edição do RICE, uma homenagem de Chew ao maestro carioca Heitor Villa-Lobos, que escreveu para o violoncelo algumas de suas melhores composições e cuja obra atraiu o violoncelista inglês para o Brasil, em 1981.
Embora tenha sido criado inicialmente como um encontro de violoncelistas de todo o mundo, o evento recebe hoje virtuoses em outros instrumentos como piano, violino, flauta, saxofone e violão. Desde sua primeira edição, em 1994, o encontro já realizou mais de 500 concertos e 300 horas de masterclasses, reunindo cerca de 1000 músicos, 500 estudantes e jovens músicos e um público estimado em mais de 200 mil pessoas.
SERVIÇO
4º Encontro Internacional de Cordas
RICE – Rio International Cello Encounter – Tatuí
3 a 7 de Agosto
Inscrições até 27 de julho
Taxa de Inscrição: R$ 20
www.conservatoriodetatui.org.br/ecordas
Informações: 15 3205-8444

Nenhum comentário:

Postar um comentário