domingo, 10 de julho de 2011

II Encontro Nacional de Canto recebe de inscrições de 11 de julho a 19 de agosto

Conservatório de Tatuí apresentará obras de Pergolesi e Offenbach

O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos apresentará a ópera La Serva Padrona (de Giovanni Pergolesi) e a opereta Orfeu no Inferno (de Jacques Offenbach) em setembro, em produções inéditas para o II Encontro Nacional de Canto, este ano na modalidade Canto Lírico. As inscrições para o evento poderão ser feitas de 11 de julho a 19 de agosto, no site da escola.

O II Encontro Nacional de Canto do Conservatório de Tatuí é um dos dez encontros bienais promovidos pelo Governo do Estado. Neste ano, será realizado de 1º a 4 de setembro e oferecerá também árias, workshops, palestras e masterclasses, dos quais poderão participar os inscritos. Os concertos do evento são abertos ao público, que terá a oportunidade de apreciar produções relevantes.

“O Conservatório de Tatuí é uma das mais respeitadas escolas de música da América Latina, responsável tanto pela formação de músicos como pela produção de espetáculos de boa qualidade. É papel do Estado levar cultura de qualidade àqueles que não têm acesso”, diz o secretário de Cultura, Andrea Mattarazzo, destacando a importância da expansão cultural pelo interior paulista.

A produção das óperas iniciou-se neste mês de julho e envolve alunos, professores e grupos pedagógico-artísticos do Conservatório de Tatuí. “Esta iniciativa é inédita dentro da instituição. As produções resultarão em importantes apresentações ao público e, principalmente, serão ferramentas de aprendizado e aprimoramento dos corpos discente e docente do Conservatório de Tatuí”, afirmou Cadmo Fausto, coordenador do evento.

A programação conta com apresentações diárias, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. No dia 1º de setembro, o público poderá assistir La Serva Padrona, de Giovanni Pergolesi, com atuação de Paula Psilaks (soprano), Ricardo Silva (barítono), Leonardo Thin (ator) e Déborah Melissa (piano), com direção-geral de Carlos Ribeiro. No dia 2, serão apresentadas Árias de Óperas Francesas, por Alzeny Nelo (soprano) e Ricardo Ballestero (piano). No dia 3, o teatro recebe Árias de Óperas Italianas, por Laura de Souza (soprano) e Ricardo Ballestero (piano).
O encerramento do evento será no dia 4, quando o Coro Sinfônico e a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí participam de Orfeu no Inferno, de Jacques Offenbach. Atuam na opereta Luciane Barros (Eurídice), Cleber Miranda (Orfeu), José Jessé (Plutão), Sandro Pires (Júpiter), Maria Inês Saldanha (Juno), Marcela Rahal (Opinião Pública), Antonilde Maria (Vênus), Nilceia Récio (Diana), Marcos Baldini (Cupido) e Angelo Varela (Jhony Sticks). A preparação do coro é de Cadmo Fausto; a regência, de João Maurício Galindo; e a direção geral, de Mauro Wrona.

Atividades pedagógicas
A participação nas atividades pedagógicas do II Encontro Nacional de Canto do Conservatório de Tatuí é aberta a qualquer interessado, condicionada à inscrição prévia como ouvinte ou executante, no período de 11 de julho a 19 de agosto.

Estão confirmados o workshop “Cantor-Ator” (com Laura de Souza); as masterclasses “Piano e Canto” (com Ricardo Ballestero) e “Autour de l’Opera” (com Alzeny Nelo); e as palestras “Produção de Ópera no Brasil” (por Mauro Wrona) e “Tipos de Vozes para Ópera Italiana: Um Ensaio de Classificação – Vozes Femininas e Masculinas” (por Sergio Casoy).

Inscrições
Para se inscrever é preciso pagar taxa única no valor de R$ 20 e preencher ficha de inscrição disponível no site www.conservatoriodetatui.org.br/ecanto. O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil, depositado a favor da Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí – Agência 6505-6 – C/C 40.516-7. Caso o interessado queira concorrer às vagas de executante (podendo apresentar-se e ser avaliado pelos artistas durante as aulas técnicas), deverá também enviar cópia da partitura a ser utilizada pelo pianista correpetidor da obra que pretende apresentar. A lista de aprovados será divulgada no site do Conservatório de Tatuí a partir do dia 25 de agosto.

Além das atividades pedagógicas e artísticas, os 40 primeiros que se inscreverem serão contemplados com alojamento gratuito no Conservatório de Tatuí, desde que tenham 18 anos de idade completados até o início do evento. Os participantes também receberão certificados.

II Encontro Nacional de Canto do Conservatório de Tatuí
Modalidade: Canto Lírico
1º a 4 de setembro
Inscrições de 11 de julho a 19 de agosto
Taxa de inscrição: R$ 20,00
Informações: www.conservatoriodetatui.org.br/ecanto
F: (15) 3205-8444 / ecanto@conservatoriodetatui.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário