segunda-feira, 25 de julho de 2011

Distrito de Americana se prepara para inauguração da usina hidrelétrica

O distrito de Americana está próximo de receber oficialmente a instalação de um Nudec (Núcleo Comunitário de Defesa Civil). O processo, que deve acontecer em dois meses, segundo a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, tratará apenas da formalização do núcleo, pois na prática já há moradores do distrito realizando ações correspondentes.

Os Nudecs são entidades integrantes de Sindec (Sistema Nacional de Defesa Civil). A finalidade é desenvolver um processo de orientação permanente junto à população, para prevenir e minimizar riscos e desastres nas áreas de maior vulnerabilidade nos municípios. Os Nudecs são vistos como um elo formal entre as Coordenadorias de Defesa Civil e a população, favorecendo a gestão do planejamento e execução de ações de prevenção nas áreas de risco.

O distrito de Americana é área de risco, mas os moradores estão sempre empenhados em ajudar, informou o coordenador da Defesa Civil na cidade. Depois de oficializar o Nudec, uma das primeiras ações deve ser um treinamento para a evacuação dos moradores no caso de acidente na barragem do usina hidrelétrica “Santa Adélia”.

A usina, construída no rio Sorocaba, deve entrar em funcionamento nos próximos meses e a barragem estará situada acima da área habitada do distrito. Em caso de rompimento, o volume de água acumulado poderia causar grandes inundações. O secretário de Obras e Infraestrutura assegura que o barramento da usina será controlado por uma tecnologia moderna, mas, mesmo assim, um rompimento poderia causar um problema muito sério.

Para facilitar eventual evacuação do local, a Defesa Civil adquiriu uma sirene de grande porte, que será instalada no centro do distrito. No caso de acidente na barragem, ou situação de risco eminente, este dispositivo será acionado para que os moradores saibam do risco. “Este sinal também aciona o Centro de Comunicação e Emergência, e, assim, é possível enviar auxílio do Corpo de Bombeiros muito mais rápido”, explicou Santos.

trechos de reportagem do jornal O Progresso de Tatuí, edição 5.537, de 24.07.2011. Para ver a reportagem completa clique no título desta matéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário