terça-feira, 24 de novembro de 2020

Piloto de Tatuí, Edu Piano, faz balanço positivo do Sertões e já está inscrito para edição 2021

A dupla sete vezes campeã da prova, Edu Piano/Solon Mendes, foi vice-campeã na Over Pró e completou 14 anos de parceria em 2020

Piloto de Tatuí, Edu Piano, completou 25 anos de Sertões e oito títulos (Cadu Rolim)

23/11/2020 | A equipe de Tatuí encerrou mais uma participação no Sertões, o maior rali das Américas, com balanço positivo. Os três UTVs subiram ao pódio na 28ª edição, encerrado no último dia 7, no litoral do Maranhão. E mais do que isso, destaque para a dupla Rodrigo Luppi/ Maykel Justo #206 que conquistou o título inédito para o time, como Campeões da UT1 e vice-campeões da geral. Já a dupla multicampeã Edu Piano/Solon Mendes #205, foi vice-campeã na Over Pró e a 12ª na geral, enquanto Lélio Júnior/Weberth Moreira #215 fecharam em 5º na UT3. As três duplas competiram com UTVs Maverick X3 TM, preparados e desenvolvidos pela equipe.

“O resultado deste Sertões foi bem positivo para a equipe. Rodrigo/Maykel andaram muito e foram campeões merecidamente e conquistaram o melhor resultado para equipe nos UTVs, desde 2016, quando começamos a competir e desenvolver UTVs para a categoria”, ressalta o piloto de Tatuí, Piano, que neste ano completou 25 anos de Sertões. “Trabalhamos muito para evolução dos nossos UTVs que estão bem competitivos, então é muito gratificante ver o resultado dos três”, completa o competidor que também é preparador de veículos de competição e comanda a Território Motorsport há 21 anos.

Em sua nona participação Luppi comemorou o resultado e elogiou o trabalho da equipe. “Foi um Sertões muito bom, no qual usamos da estratégia e tivemos cabeça para conduzir a prova até o final. Apesar da pandemia, nos divertimos e trouxemos um título para casa e estou feliz com o resultado que Maykel e eu conquistamos. Com a chegada também de novos profissionais a equipe ganhou demais e tivemos um carro perfeito todos os dias, com uma mecânica preventiva que funcionou muito bem”, afirma o piloto campeão da UT1.

Programado para ter sete etapas, o Sertões 2020 teve duas (3ª e 6ª) canceladas devido ao mau tempo. Desta vez, chuva e lama, fizeram parte do cenário da competição. O rali largou de Mogi Guaçu (SP), em 31/10, cruzou Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Tocantins e terminou em Barreirinhas (MA). O grid contou com 55 UTVs, 40 carros e 63 motos e quadriciclos.

Piano aprovou o roteiro, mas lamentou o cancelamento de dois dias de prova que tiraram as chances da vitoriosa dupla – sete vezes campeã, sendo seis nos caminhões e um na UTV Over Pró – a buscar mais um título. “O Sertões termina somente quando chegamos na rampa da chegada e o resultado é imprevisível porque tudo pode acontecer, mas realmente essas duas etapas fizeram falta, pois estávamos brigando pela liderança na categoria, tanto que vencemos a 5ª Especial, mas daí o 6º dia foi cancelado acabando com a chance de tentarmos tirar a diferença de tempo do primeiro”, explica o piloto. “Outro fator que influenciou nosso resultado foi o cancelamento da segunda perna da etapa Maratona, onde tínhamos feito a estratégia de poupar o equipamento na primeira perna e deixar para tirar a diferença no dia seguinte, com o equipamento preservado. Vários pilotos estavam com problemas nos UTVs e foram beneficiados com o cancelamento” completa o multicampeão, que tem no total oito títulos, pois antes da parceria com Mendes, foi campeão na geral dos carros em 2005. Piano e Mendes formam a dupla mais longeva do grid, são 14 anos de parceria.

Quatro vezes campeão, com 17 Sertões no currículo, desde que começou a pilotar UTVs em 2019, Lélio Júnior se apaixonou pela categoria. No ano passado foi vice-campeão na UT3 (antiga Super Production) e, neste ano brigava pela ponta. “Deixamos escapar no finalzinho do rali. Não fosse a atolada no rio faltando 30 km para o final, chegaríamos embolados com o 1º lugar, pois já tínhamos passado o 2º da categoria. Mas faz parte, rali é isso! Agora, estamos prontos para a próxima edição e já garantimos nossa inscrição. O Sertões já faz parte das nossas vidas, tanto que já comprei um UTV novo e a expectativa para 2021 é muito boa”, diz o piloto de Goiânia (GO).

Mas no geral, as três duplas da equipe aprovaram as cinco etapas disputadas que foram bem técnicas, duras, com variações de terrenos e exigiram demasiadamente das máquinas e que não pouparam os competidores, sobretudo diante de travessias de rios, lama e chuva.

Mal o Sertões acaba, a equipe já começa a se planejar para a próxima edição. Tanto que uma semana após a chegada, as três duplas - Piano/Mendes, Luppi/Justo e Lélio/Moreira - já estavam inscritas para o Sertões 2021.

Sobre a equipe - Com 21 anos, a Território Motorsport, com sede em Tatuí/SP, é uma das equipes mais tradicionais no Rally Cross Country brasileiro. Chefiada pelo piloto Edu Piano (oito vezes campeão do Rally dos Sertões: um na geral dos carros, seis nos caminhões e um nos UTVs), durante 12 temporadas (2002 a 2014) a equipe representou a Ford Racing Trucks/ Território Motorsport e conquistou oito títulos no Caminhões no Sertões. Entre 2011 e 2014, a equipe foi a oficial da Troller na competição. Com a Troller Racing/Território Motorsport, o time sagrou-se bicampeão da prova na Production T2. Movido a desafios, a partir de 2016, Piano passou a desenvolver UTVs (Can-Am Maverick X3) para competição e, desde então, a equipe disputa os Campeonatos Brasileiros de Rally Baja e Rally Cross Country, além do Sertões. Em 2018, Edu Piano/Solon Mendes foram Campeões do Sertões nos UTVs (Over Pro), o que lhes garantiu o primeiro título na categoria e o sétimo da dupla recordista da competição. No Sertões 2019 o resultado da equipe foi: Piano/Mendes (vice-campeões na UTV Over Pró), Lélio Junior/Weberth Moreira (vice-campeões UTV Super Production) e Rodrigo Luppi/Flavio Bisi (4º na UTV Over Pró). Piano, ao lado de Fausto Dallape, foi Campeão da Mitsubishi Cup 2019, na L200 Triton Sport R e conquistou seu tetracampeonato. Rodrigo Luppi encerrou 2019 como vice-campeão do Campeonato Sertões Series, na UTV Pró, enquanto Lélio Júnior e Moreira foram Campeões do Sertões Series e Vice-Campeões Brasileiros de Rally Cross Country (UTV Super Production).

A Território Motorsport tem patrocínio da Usina Canabrava, Minuano Petróleo, Pneus General Tire e Tecpads com apoio da SFI CHIPS. Para conhecer mais sobre a equipe:www.territoriomotorsport.com.br, Facebook: @territoriomotorsport, Instagram: @territoriomotorsport

(Mércia Suzuki)

Nenhum comentário:

Postar um comentário