quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Nacional Mangalarga chega à 42ª edição e começa nesta quinta, em Tatuí

Com expressivo crescimento no número de inscrições, a Expo Nacional 2020 promete mostrar toda a força da raça em um ano repleto de desafios

foto: Márcio Mitsuishi

18/11/2020 | O Centro Hípico de Tatuí será palco da 42ª edição da Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga. A aguardada mostra mangalarguista, que está entre os principais eventos da equinocultra brasileira, acontecerá no período de 19 a 28 de novembro, contando com uma diversificada programação, voltada a toda a família mangalarguista.

A 42ª Expo Nacional será, além disso, uma demonstração da força, resiliência e união da raça em um ano marcado por grandes desafios não só a todo o segmento equestre como a toda a sociedade brasileira. Afinal, a pandemia de covid-19, além de causar tristes perdas humanas, trouxe dificuldades à economia nacional e impôs a paralisação do setor por mais de cinco meses, provocando o cancelamento da maior parte dos eventos que compunham o calendário da raça na atual temporada.

A própria Nacional, habitualmente realizada em setembro, precisou ser adiada para novembro e teve sua realização ajustada aos protocolos sanitários estipulados pelas autoridades. Esta, aliás, será a primeira vez que o evento não será aberto ao público, estando restrito apenas aos criadores e seus familiares. Mesmo com todos esses desafios, tudo está sendo preparado para proporcionar aos apaixonados pela raça um momento especial de celebração do cavalo Mangalarga.

foto: Márcio Mitsuishi

Segundo Luis Augusto de Camargo Opice, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), apesar do ano atípico, a expectativa para o evento é muito grande. “Deveremos ter uma exposição com qualidade zootécnica muito elevada e com uma infraestrutura muito boa tanto para os criadores como para os apresentadores e animais. Os julgamentos, por exemplo, serão realizados em uma pista coberta de 45 metros de largura por 90 metros de comprimento, com iluminação de led e com um piso maravilhoso.”

Opice destaca ainda que estão sendo tomadas todas as medidas necessárias para que os criadores da raça, assim como seus familiares, possam comparecer ao evento em segurança. “Para isso, os participantes terão que seguir as orientações de distanciamento social e o uso de máscara será obrigatório dentro do recinto. Já o público poderá acompanhar os julgamentos pela internet, uma vez que estamos preparando uma transmissão altamente profissional, com o uso de quatro câmeras e uma grua.”

O Diretor de Exposição da ABCCRM, Carlos Cesar Perez Iembo, também acredita que esta será uma grande Nacional. “Este ano, apesar de todas as dificuldades, a diretoria trabalhou com o objetivo de aumentar o número de participantes da exposição. E, felizmente, conseguimos alcançar esta meta, com um crescimento de quase 20% no número de animais inscritos na comparação com o ano passado. Assim, teremos uma exposição com um significativo número de animais e também com muita qualidade em pista, uma vez que a evolução da tropa da raça tem sido muito acentuada nos últimos anos.”

Programação movimentada

Com um total de 462 inscrições, os julgamentos da 42ª Expo Nacional se estenderão por toda a programação da exposição, começando no dia 19 de novembro e vivendo seu ápice no último dia de atividades, o sábado 28 de novembro, quando a comunidade mangalarguista conhecerá os Grandes Campeões Nacionais de 2020.

Este ano, os julgamentos contarão com um formato diferente do adotado nas edições anteriores do evento, com a avaliação tanto do item Morfologia como do quesito Marcha sendo realizada, em consenso, pelo trio de jurados composto por José Rodolfo Brandi, João Galvão de França Filho e Agnaldo Machado de Andrade. O julgamento do Galope Funcional será, por sua vez, conduzido pelo jurado André Fleury.

As atrações do evento, entretanto, não se restringirão aos julgamentos. Na noite da sexta-feira 20 de novembro, acontecerá o Leilão Supreme Nacional de Elite. Já no primeiro sábado da programação, 21 de novembro, estão previstas outras duas atrações, a etapa final da Mangalargada 2020, cujo início está previsto para as 09h da manhã, e o tradicional desfile das bandeiras dos criatórios participantes, que acontecerá a partir das 16h. Já a manhã do domingo (22) será reservada para a prova decisiva do Campeonato de Função 2020. Por fim, na noite da quinta-feira (26), ocorrerá o Leilão Gran Reserva Especial Nacional.

Por sua vez, as atividades sociais que normalmente compõem a programação da Exposição Nacional, como happy hours, jantares, palestras e espetáculos musicais, não poderão ser realizadas este ano. “Em decorrência do protocolo sanitário e da orientação das autoridades municipais, nós também não teremos desta vez as tradicionais provas sociais, que costumam reunir crianças, jovens, mulheres e patrões”, explica o diretor Cesar Iembo.

Para obter mais informações, visite o portal oficial da ABCCRM: www.cavalomangalarga.com.br.

(Do site Cavaleiro News, com edição do DT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário