terça-feira, 20 de agosto de 2013

"Passa balaio" encanta pré-escola

Com o objetivo de estimular literatura infantil, por meio da contação de histórias, projeto atenderá professores e alunos da rede municipal - Foi da voz da coordenadora pedagógica do ensino infantil do município de Tatuí, Raquel Prestes, que os educadores atendidos pelo projeto "Passa balaio trançado de sonhos" ouviram a notícia que agitou uma das salas da Pré-Escola Professora Benedita Pereira Fiúza Orsi (Jardim da Infância). Cada professor que aderiu ao projeto receberá um balaio com 20 títulos, uma colcha de retalhos, a visita da escritora proponente do projeto, Carmelina de Toledo Piza, às escolas e, ainda, a distribuição da publicação "Caju, uma história de amor" (Editora Adonis) a cerca de 2 mil alunos da rede municipal. "Queríamos que os professores se encantassem pelo curso propriamente. Queríamos que eles se encantassem pela oportunidade de aprenderem com a prática de quem tem 21 anos de experiência na arte de contar histórias sem saberem que poderiam ganhar livros", revela, emocionada, a coordenadora pedagógica.

O primeiro encontro do projeto em Tatuí ficou marcado pela emoção à flor da pele. Conduzido por Carmelina de Toledo Piza, o encontro marcou também a professora, visivelmente emocionada, Neide Galli, que ficou encantada diante da arte da contadora de histórias. "Eu estava indecisa em fazer o curso, mas decidi vir. Cheguei aqui e me deparei com tudo isso! Fiquei realmente apaixonada pela proposta e emocionada com todos os benefícios dessa iniciativa. A Carmelina é realmente uma encantadora de histórias", conclui.

"O projeto é um presente. Esse contador que a Carmelina traz é o contador que cativa, que envolve o ouvinte, que trabalha com a imaginação. Eu já trabalhava a contação de história para meus alunos, mas não assim. Sei que irei aprender muito nesses próximos encontros", entrega toda sua expectativa Lucimara Alves de Castro, professora da Educação Infantil da CEPEM Professora Ondina Helena Moura Cavalcante. 

O primeiro encontro em Tatuí apresentou o projeto à duas turmas de professores, de ensino infantil e fundamental, que serão atendidas pela iniciativa. Nele a escritora e contadora de histórias, através do despertar da criança interior de cada professor, sugere formas de iniciar uma história. "Todas as vezes que se vai iniciar uma história, é fundamental preparar uma boa introdução para cativar o ouvinte." revela Carmelina.

As atividades de formação do projeto Passa balaio trançado de sonhos totalizam 10 encontros com total de 32 horas/aulas e será, também, aplicado na cidade de Bauru, onde beneficiará mais 50 professores, 2 mil alunos e 5 profissionais da contação de histórias de entidades sem fins lucrativos da cidade. No total são quase 4 mil alunos e cerca de 100 professores atendidos pela iniciativa.

O projeto volta a ser aplicado em Tatuí na próxima sexta-feira, 23 de agosto, às 8h30, na Pré-Escola Professora Benedita Pereira Fiúza Orsi (Praça da Bandeira, 15 - Jardim da Infância) com a proposta: despertar a escuta dos alunos. 

Realizado pela Editora Adonis, "Passa balaio trançado de sonhos" tem parceria da Prefeitura Municipal de Tatuí e da Prefeitura Municipal de Bauru, patrocínio da PANCO, produção cultural de 3marias Produtora Cultural, agenciamento de LS Nogueira e apoio do ProAC - Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário