sábado, 3 de março de 2012

Jazz Combo do Conservatório de Tatuí realiza dois concertos didáticos no mês de março

O grupo se apresentará nos dias 6 e 13 de março, às 10h, no Salão Villa-Lobos, com a proposta de resgatar a música brasileira

Resgatar a música brasileira é uma das missões da Jazz Combo do Conservatório de Tatuí – do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura - desde o nascimento do grupo, em 1992. É baseado neste objetivo que os músicos coordenados por Paulo Flores apresentarão dois “Concertos Didáticos” do mês de março. O primeiro será no dia 6, às 10h, no Salão Villa-Lobos, com o tema “Moacir Santos, O Maestro” e o segundo no dia 13, no mesmo horário e local, mostrando o trabalho de Tom Jobim.

Desconhecido pela maioria dos brasileiros, Moacir Santos é um dos grandes expoentes que já existiram na música popular do nosso país, reconhecido como “mestre” na harmonia da MPB. Tocava saxofone, piano, clarinete, trompete, banjo, violão e bateria. Ao longo da carreira, que começou ainda na infância, Moacir Santos foi parceiro de Vinícius de Morais e Baden Powell, entre outros.

Atualmente, segundo Paulo Flores, a grande parte da população brasileira conhece e dá valor apenas as celebridades como jogadores de futebol, participantes de reality shows e pessoas que “aparecem” na televisão. “Por que não valorizar o nosso patrimônio intelectual, artístico e folclórico como valorizamos o efêmero? Saber do nosso passado ou nosso presente criativo deveria ser também tarefa da mídia, tarefa das escolas, embasar os brasileiros em sua realidade cultural, estrutural”, questionou Flores.

Dentro desta proposta, a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí executará as músicas “Amphibious”, “Anon”, “Kermess”, “April Child”, “Kamba”, “Amalgamtion”, “Suk Sha”, “Astral Whine” e “Maracatucutê”. “Resolvi montar shows com a obra de Moacir, mantendo-me fiel à sua escrita somente adaptando para a nossa nova formação. Esse que apresentaremos é baseado nas obras contidas no LP ‘Coisas’, de 1965m todos gravados nos Estados Unidos”, afirmou Flores.

No segundo concerto didático da Jazz Combo será apresentado um repertório com músicas do maestro Tom Jobim. Não menos importante para a música brasileira, Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim é o criador, em parceria com Vinícius de Moraes, de a considerada música nacional mais tocada no exterior: Garota de Ipanema. Nesta apresentação, será executado “Wave”, “Tide”, “Sue Ann”, “Mojave”, “Choro”, “Luiza”, “Stone Power”, “Chovendo na Roseira”, “Andorinha” e “Deus e o Diabo na Terra do Sol”.

Os dois concertos didáticos terão entrada gratuita. Mais informações pelo site www.conservatoriodetatui.org.br ou pelo telefone (15) 3205 8444. Retirada de ingressos antecipada na bilheteria do Conservatório de Tatuí, das 18h às 19h, de terça à sexta-feira.

Jazz Combo do Conservatório de Tatuí
O grupo foi criado em 1992, unindo alunos e professores do curso de MPB&Jazz em torno do resgate da história da música brasileira em formações diferenciadas e no trabalho de composições e arranjos inéditos. Fruto do trabalho marcado por propostas harmônicas e melódicas bastante arrojadas, o primeiro CD foi “Rumo Norte”, lançado em 1998, com obras de Paulo Flores. Com este trabalho o grupo recebeu diversos prêmios de música instrumental. A obra “Espírito da Coisa” foi premiada no Festival de Jazz Latino de Havana, em Cuba, em 2004, sendo então interpretada pelo lendário grupo de jazz latino Irakerê, de Chuchu Valdez.
Sob a coordenação de Paulo Flores, a Jazz Combo realizou, ainda, dezenas de apresentações em Sescs e teatros de São Paulo e do interior, além de festivais realizados nos municípios de Londrina, Ourinhos e Tatuí – em eventos respeitados como o “Chorando sem Parar” e o “Brasil Instrumental”.
Muitas dessas apresentações ocorreram ao lado de convidados reconhecidos como Monica Salmaso, Proveta, Teco Cardoso, Paulo Freire, Vinícius Dorin, Nenê, além dos trompetistas americanos Ed Sarath e Daniel Barry (que se tornou parceiro de Flores na obra Dois Hemisférios, para Big Band, premiada em Londrina e Avaré), sempre com a proposta de compartilhar repertório, resgatar a música brasileira e promover releituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário