sexta-feira, 30 de março de 2012

Campanha Reciclick nas escolas municipais incentiva coleta de materiais eletroeletrônicos


Esta semana iniciou-se o ciclo de palestras sobre “Lixo Eletrônico” nas escolas municipais. A iniciativa é parte das atividades do Projeto Reciclick nas Escolas, parceria entre Secretaria da Educação, Secretaria do Meio Ambiente, Cooperativa de Reciclagem e a empresa Reciclick de Iperó.

Os objetivos do projeto são de construir consciência ambiental acerca do problema do lixo eletrônico no mundo atual e promover campanha de coleta seletiva de materiais eletro-eletrônicos nas escolas municipais. A parceria iniciou-se em novembro do ano passado e ao longo desses meses o projeto foi detalhado para atender bem as necessidades específicas do nosso município.

No último dia 13 de março, realizou-se uma reunião de sensibilização com coordenadoras pedagógicas das EMEFs. Um calendário para palestras foi elaborado, bem como a logística de coleta semanal de materiais eletro-eletrônicos nas escolas.

O material recolhido será pesado na Cooperativa de Reciclagem para uma mensuração inicial e depois encaminhado à empresa Reciclick, onde será triado e descaracterizado para sua reciclagem. Semanalmente, às segundas-feiras, a Empresa Reciclick enviará à organização da campanha um relatório completo dos itens arrecadados por EMEF.

No momento da palestra, cada escola receberá um banner do projeto; um tambor para recolhimento do material e um carnê com 250 cupons. O aluno que contribuir com a campanha receberá um ou mais cupons e os depositará em urna na própria escola. No dia 2 de julho haverá sorteio de um cupom por escola, o aluno sorteado receberá um MP3 Player como forma de incentivo à participação.

Os organizadores estão certos de que essa campanha mobilizará todos os alunos da rede municipal e influenciará também toda a comunidade dos bairros, trazendo a consciência da problemática do Lixo Eletrônico e transformando atitudes para a solução desse problema tão atual.

Que tipo de material será recolhido? - Televisores de todos os tamanhos; computadores em geral e peças internas; celular e peças internas; monitor de computador; mouse; pen drive; rádio portátil; mini system; rádio automotivo; caixa de som; teclado; fone de ouvido; MP3 e MP4 player; DVD player; controle remoto; brinquedos eletrônicos em geral; liquidificador; batedeira; sanduicheira; câmera fotográfica; câmera fotográfica digital; filmadora; CDs; DVDs; calculadora; ventilador; aparelho de telefone normal e sem fio e Fax; secador de cabelo; pilhas; carregador de pilha, celular e bateria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário