sexta-feira, 2 de junho de 2023

Conservatório de Tatuí divulga a programação cultural de junho

Na agenda deste mês, os destaques são os shows gratuitos de Johnny Hooker e do grupo Percorso Ensemble, além de teatro de mamulengo, concertos, rodas de choro, cinema e master classes

Crédito: Divulgação


02/06/2023 | O Conservatório de Tatuí convida a todos para a sua programação cultural deste mês da diversidade. A partir do dia 01 de junho, diversas atrações como música, teatro, master classes, oficinas e cinema nacional e internacional estarão abertas ao público gratuitamente, com destaque para o show do grupo Percorso Ensemble, especializado na execução do repertório dos séculos XX e XXI, e para o show do músico Johnny Hooker, que apresentará ‘Clube da sofrência - uma homenagem a Marília Mendonça’. Os ingressos podem ser adquiridos pela internet na plataforma INTI ou na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Os dias 04 e 05 de junho estão reservados para o 8º Encontro Mamulengo em São Paulo. Pela primeira vez em Tatuí, os grupos e artistas se apresentarão na Praça Martinho Guedes (Praça da Santa) com 27 brinquedos de todo país e também da Argentina. O evento será uma celebração do teatro de bonecos popular do Nordeste brasileiro, homenageando a Mestra Dadi e ao Mestre Saúba numa reunião histórica de mestres, mestras e brincantes, trazendo, pela primeira vez, uma forte presença das mulheres no brinquedo. Ainda, o Teatro Procópio Ferreira receberá uma master class, às 19h30, em que mestres(as) e convidados traçarão relações entre o Babau e o Mamulengo do Ceará, Paraíba e Pernambuco, com um descortinar de ideias sobre o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. Durante o evento, serão anunciados os grupos estudantis selecionados para compor a programação do 28º FETESP – Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo, promovido pelo Conservatório de Tatuí, que está programado para julho.

Nos dias 12 a 16, será realizada a Mostra de Música de Câmara, coordenada por Túlio Pires. São centenas de grupos de estudantes, com as mais variadas formações instrumentais e vocais, que se apresentarão gratuitamente no Salão Villa-Lobos e no Auditório da Unidade 2, na Rua São Bento. Ainda no dia 14 de junho, sob regência de Emmanuele Baldini, a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta-se às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, com participação dos solistas Thaina Roberta da Silva Souza e Marcelo Dias da Silva, premiados no Concurso de Canto Lírico Joaquina Lapinha, em 2022. No repertório estão obras de notórios compositores, como Giacomo Puccini, Jean Sibelius, Giuseppe Verdi, entre outros.

Já no dia 16, às 20h, o grupo Percorso Ensemble apresenta-se no Teatro Procópio Ferreira. Fundado em 2022 pelo regente Ricardo Bologna, o grupo se descreve como um núcleo de artistas que promove repertórios do século XX e contemporâneo. O Percorso é composto por 18 músicos que tocam diferentes instrumentos: percussão, trompa, fagote, clarinete, oboé, corne-inglês, oboé d’amore, flauta, piano, contrabaixo, violoncelo, viola, trompete e violino. O grupo destaca-se no cenário musical contemporâneo e tem, entre alguns de seus feitos, a participação no Festival de Música de Câmara de Tatuí, no Teatro Popular do SESI e, como grupo solista, ao lado da Orquestra Sinfonia Cultura.

Outra atração de destaque do mês é a apresentação do artista pernambucano Johnny Hooker, que traz todo o seu talento ao palco do Teatro Procópio Ferreira no dia 17, às 20h. Com o projeto intitulado ‘Clube da Sofrência’, o artista traz em seu show músicas em homenagem a Marília Mendonça. Além disso, Hooker é autor de sucessos como “Amor Marginal”, “Flutua”, “Caetano Veloso” e “Alma Sebosa”, e já venceu diversos prêmios, incluindo o de Melhor Cantor na categoria ‘Canção Popular’, do Prêmio da Música Brasileira, em 2015. Seu primeiro disco, lançado neste mesmo ano, o fez despontar no cenário nacional, atingindo o primeiro lugar no Deezer e Itunes. Atualmente, o músico é uma das principais vozes do meio LGBTQIA+, já tendo participado de eventos internacionais nos anos de 2018 e 2019, com o seu álbum ‘Coração’.

E representando a Cultura Indígena Kariri-Xocó, o Cacique Wiryçá, a partir de cantos e histórias, apresenta a cosmovisão de seu povo, cujo território está localizado nas margens do Rio São Francisco, na divisa entre Alagoas e Sergipe. A master class do Grupo Warakdzã, da aldeia Kariri-Xocó, será no dia 23 de junho, às 19h.

Cine Bibi

O Conservatório de Tatuí segue com a programação do ‘Cine Bibi’, projeto de exibição de filmes clássicos no Teatro Procópio Ferreira, que faz uma homenagem à atriz Bibi Ferreira (filha de Procópio Ferreira), às terças-feiras ou aos finais de semana, com entrada gratuita. Para junho, as atrações destacam temas sobre amor e diversidade. As obras em cartaz serão “Greta” (dia 6, às 19h30), um drama estrelado por Marco Nanini. No longa, o ator interpreta Pedro, um enfermeiro homossexual que ajuda um jovem criminoso a fugir do hospital onde trabalha e o esconde em sua casa; “Retratos Sublimes” (dia 13, às 19h30), vencedor do Prêmio Independent Spirit de Melhor Primeiro Filme, conta a história de duas mulheres que se apaixonam enquanto exploram uma à outra para avançar nas respectivas carreiras; “O jardim suspenso” (dia 18, às 17h), conta a história de um rapaz que sofreu durante a adolescência com questões estéticas e precisa enfrentar o passado doloroso que foi deixado para trás, quando retornar para casa; e “A revolução da discoteca” (dia 20, às 19h30), um documentário sobre a era disco, que traz histórias e entrevistas de nomes como Gloria Gaynor, Village People, Thelma Houston, entre outros. Os filmes possuem classificação indicativa de 18, 16 e 14 anos, respectivamente.

Confira a programação completa na Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí pelo site da instituição. A programação está sujeita a alterações.

Ingresso Solidário

Para contribuir com a Campanha Conserva Solidário, a doação de alimentos e agasalhos na entrada do Teatro Procópio Ferreira é muito bem-vinda. O que doar: alimentos não perecíveis (arroz, feijão, macarrão, café, açúcar, óleo, leite, farinha de trigo, molho de tomate, biscoitos/bolachas, milho de pipoca) e agasalhos (roupas e cobertores). As doações podem ser entregues nos espaços culturais ou nas unidades educacionais da instituição.

SERVIÇO
Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí
Ingressos: Link

Nenhum comentário:

Postar um comentário