quinta-feira, 16 de maio de 2019

Prefeitura lança cartilha com protocolo de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual

Cartilha foi lançada na terça-feira, no teatro do Conservatório


Na noite de terça-feira (14/05), a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou o lançamento da cartilha com o Protocolo de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual no município.

O evento foi parte da Campanha “Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Ele aconteceu no Teatro Procópio Ferreira, do Conservatório de Tatuí, e contou com a presença de aproximadamente 350 pessoas, entre elas representantes de OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) e do governo, onde destacaram-se as seguintes autoridades: a prefeita Maria José Vieira de Camargo; o vereador e presidente da Câmara Municipal, Antônio Marcos de Abreu; o juiz da Vara da Infância e Juventude e coordenador do Núcleo de Justiça Restaurativa, Marcelo Nalesso Salmaso; o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social, Alessandro Bosso; o secretário de Educação, Miguel Lopes Cardoso Júnior; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudio Bertolacini Batista; o presidente do Conselho Tutelar, Rodrigo Edval Batista; e a assistente social do Conservatório de Tatuí, Lucilene Pedrina Pereira, representando o diretor executivo da instituição Ary Araújo Júnior.

A cartilha de Protocolo de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual em Tatuí apresenta um fluxo municipal com o intuito de agilizar e padronizar os procedimentos, evitar a revitimização da criança/adolescente, oferecer adequada acolhida à vítima e sua família e proporcionar encaminhamentos eficazes aos serviços da rede intersetorial.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudio Bertolacini Batista, o protocolo é fruto de um trabalho coletivo, através de uma comissão instituída pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Tatuí (CMDCA). “Todos tiveram participação e é necessário que todos se empenhem para que tudo dê certo”, enaltece Cláudio.

Na cartilha também constam explicações sobre as diversas formas de violência (física, psicológica, institucional e sexual); a diferença entre suspeita e indício; o que fazer diante de uma possível situação de abuso sexual; o papel de cada órgão da rede intersetorial, como: Saúde, Assistência Social e Educação, para fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente; além dos contatos (telefone, endereço e horário de funcionamento) de toda a Rede envolvida.

Outro evento referente à Campanha “Faça Bonito - Proteja nossas Crianças e Adolescentes” acontecerá neste sábado (18/05), Dia Nacional de Combate à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. Será a Caminhada de Mobilização “Proteção Exige Ação”, pelas ruas centrais da cidade, com saída às 9h, da Praça Olívia Junqueira (chafariz da Avenida das Mangueiras), seguindo até a Praça da Matriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário