quinta-feira, 23 de maio de 2019

UFSCar Sorocaba promove evento sobre Astronomia aberto à comunidade

Rodrigo Felipe Raffa, discente da UFSCar Sorocaba e coordenador do "Café com Astronomia"

Na próxima terça (28/05) uma viagem pelo Sistema Solar está programada na UFSCar. O Prof. Dr. Roberto Boczko, astrônomo e uma das principais referências da Astronomia no Brasil, irá conduzir uma edição especial do Café com Astronomia. 

A missão é reconhecer o nosso sistema planetário, desde a sua formação até as principais características. O Sistema Solar abriga o nosso planeta Terra dentro da galáxia, a Via Láctea, pelo que sabemos até agora, o único que também abriga a vida. Composto principalmente por 1 estrela, 8 planetas e diversos corpos pequenos como planetas-anões, asteroides e cometas ainda há muito o que ser explorado. A NASA planeja enviar humanos de volta a Lua em 2024, dessa vez para ficar. Marte já é um destino certo para missões futuras, por enquanto, as viagens espaciais são limitadas ao nosso Sistema Solar devido a grandes distâncias quando comparada outras estrelas. Saber reconhecer o nosso lar na Via Láctea é também um autorreconhecimento, capaz de alimentar o espírito desbravador e científico dentro de cada um de nós. 

O Café com Astronomia é uma realização do Clube de Astronomia Centauri de Itapetininga em parceria com o Laboratório de Paleobiologia da UFSCar Sorocaba. O evento é gratuito, não precisa de inscrição prévia e é aberto a toda comunidade. 

Serviço: 
Café com Astronomia: Sistema Solar, sua formação e características. 
Data: 28 de maio (terça-feira) Horário: 16h30 às 18h00 
Local: Universidade Federal de São Carlos – Campus de Sorocaba (SP)
Endereço: Rodovia João Leme dos Santos, SP-264, Km 110 - Itinga, Sorocaba - SP.
Classificação etária: Livre Grátis.
Dispensa inscrição para participar 

Sobre o Clube Centauri 
O Clube Centauri é uma associação civil sem fins lucrativos, que visa fomentar a divulgação e o ensino de astronomia às escolas e ao público em geral, congregando astrônomos profissionais e amadores em seu quadro de membros. Fundada no ano de 2015 em Itapetininga/SP por Rodrigo Felipe Raffa, licenciando em Física pela UFSCar, a entidade desenvolve continuamente iniciativas na Região Metropolitana de Sorocaba, mantendo parceria oficial com a NASA (Agência Espacial Americana). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário