domingo, 19 de maio de 2019

CAPS de Iperó realiza programação para Semana da Luta Antimanicomial

A Prefeitura de Iperó, por meio da Secretaria de Saúde, dá início à programação de atividades da Semana da Luta Antimanicomial na segunda-feira (20), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município. Com a presença de profissionais da área de saúde mental, o evento segue até sexta-feira (24) com o objetivo de conscientizar a sociedade a respeito do tratamento de pessoas com transtornos mentais. 

A programação se inicia com uma roda de conversa, às 13h, aberta ao público. Já na terça-feira (21), o dia começa com atividade física, às 10h, sob orientação de uma Terapeuta Ocupacional, e logo após uma sessão de Cinema aos funcionários e pacientes do CAPS. Na quinta, haverá Conversa na Praça e Confecção de Quadros. O encerramento da semana, na sexta-feira, também aberto à comunidade, traz a exposição dos trabalhos do grupo que compõe o Centro e ainda um bate-papo no café da tarde. 

A assistente social do CAPS, Paula Rodrigues, fala sobre a importância deste evento: “É importante para refletirmos sobre como o isolamento e a internação em manicômios agravam as condições dos pacientes, já que não os consideram seres humanos e cidadãos de direito”. Paula comenta que o CAPS, enquanto serviço de saúde comunitário, propõe um diálogo com a população sobre um modelo assistencial que não exclua os pacientes da sociedade. “Com auxílio dos profissionais do Centro e da família dos pacientes, incentivamos a socialização desses indivíduos", completa. 

O CAPS de Iperó fica localizado na Rua Francisco Pacheco Machado, 271, Jardim Irene. O telefone é (15) 3266-4013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário