sábado, 21 de abril de 2018

Conservatório de Tatuí celebra Dia do Choro com concerto especial

Grupo de Choro apresenta-se nesta terça-feira, dia 24, com as mais belas canções do estilo


A música brasileira celebra nesta semana o Dia do Choro (23 de abril). Para comemorar, o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí preparou um concerto especial com alguns dos principais clássicos do estilo. A apresentação será nesta terça-feira, dia 24, às 20h00, no Teatro Procópio Ferreira. Ingressos já estão disponíveis na bilheteria.

O repertório homenageará os principais compositores do gênero, com obras como “Carinhoso” e “Desprezado”, de Pixinguinha; “Tico-tico no fubá”, de Zequinha de Abreu; “Saudades do Rio”, de Zequinha Reis; “Mimosa”, de Jacob do Bandolim; “Sonhando”, de K-Ximbinho; “Rastapé no Chaparral”, de Eduardo Neves; “Bons tempos”, de Esmeraldino Salles; “Fidalga”, de Ernesto Nazareth; “Linda Érika”, de Luís Americano; “Baltazar”, de José Benedito de Freitas e Oscar da Silva; “Na Glória”, de Ary dos Santos, Felipe Tedesco e Raul de Souza; e “Feira de Mangaio”, de Sivuca.

O Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí é um dos grandes incentivadores do gênero no Brasil. Com notável capacidade de improvisação, os músicos da instituição destacam-se pela versatilidade e pelo vasto repertório, sempre baseado na pesquisa e divulgação do estilo. O grupo já se apresentou em diferentes pontos do Estado de São Paulo, incluindo o Teatro Claudio Santoro (Campos de Jordão), Sesc Paulista (no programa “Brasil Instrumental”, da TV Sesc-Senac), palco da TV Cultura (dentro do programa “Jazz & Companhia”) , Memorial da América Latina e Sala São Paulo.

A formação é exemplo do ineditismo do Conservatório de Tatuí, pois esta foi a primeira escola de música brasileira mantida por um governo estadual a incluir em seu currículo o Choro como curso regular. Essa iniciativa busca resgatar o gênero, bem como as tradições e os melhores compositores do nosso país. Fundado em 1993, além de apresentações públicas, o grupo atua na formação de novos músicos e novos públicos.

O grupo gravou seu primeiro CD em 1999 e participou de várias produções, como os CDs “Horn Brasil” (do trompista Adalto Soares), “Soleil” (da cantora francesa Clementine) e a trilha do longa-metragem “Divino”, que conta a história do jogador de futebol Ademir da Guia.

O Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí é coordenado pelo violonista Alexandre Bauab Júnior, formado em violão erudito pelo Conservatório de Tatuí, onde atualmente ministra aulas de violão 7 cordas, prática de choro e coordena a Área de Choro da mesma instituição. Já participou de várias formações instrumentais, de big bands a orquestra sinfônica, atuando como músico e solista. Como instrumentista, teve a oportunidade de acompanhar vários nomes da MPB, entre eles Moraes Moreira, Edu Lobo, Nivaldo Ornelas, Jair Rodrigues, Fátima Guedes, Leila Pinheiros e muito outros. 

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí conta, neste ano, com apoio cultural de CCR SPVias e Coop.

SERVIÇO
Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí
Alexandre Bauab Júnior, coordenação
Data: 24 de abril, terça-feira
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí/SP
Ingressos: R$ 12 (meia-entrada R$ 6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário