terça-feira, 19 de julho de 2016

Técnico agrícola Angolano visita Tatuí

Comunicação / Prefeitura de Tatuí
Manoel Gaspar Pereira veio ao Brasil para conhecer sobre a técnica de agricultura orgânica da região

O Departamento Municipal de Agricultura de Tatuí recebeu a visita do técnico agrícola, Manoel Gaspar Pereira. Ele mora na cidade de Luanda, na Angola, e veio ao Brasil para conhecer sobre a agricultura orgânica da nossa região.

Ele foi recebido no Departamento de Agricultura onde foram discutidos: sobre o aprimoramento da agricultura orgânica, conservação de solo e as melhores técnicas para o plantio direto.

De acordo com técnico agrícola do Departamento de Agricultura, Douglas Rosa, as experiências trocadas vão contribuir para um melhor aproveitamento no solo. “Luanda é uma cidade muito quente então, passando técnicas agrícolas que se ajustam com o clima. Assim, ele terá menos custos e no final um retorno financeiro maior. Além disso, ele não conhecia sobre o processo de estufa e compostagem então, mostramos o passo a passo de cada um”, finalizou.

O técnico angolano Manoel passou também pelas cidades de Sorocaba e Araçoiaba. Todas as informações coletadas na região serão implantadas nas propriedades rurais da família que produz diversas frutas, entre elas, mamão e banana.

O que são alimentos orgânicos

Na agricultura orgânica não é permitido o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente. Por isso, não são utilizados fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos. O Brasil, em função de possuir diferentes tipos de solo e clima, uma biodiversidade incrível aliada a uma grande diversidade cultural, é sem dúvida um dos países com maior potencial para o crescimento da produção orgânica.

Para ser considerado orgânico, o produto tem que ser produzido em um ambiente onde se utiliza como base do processo produtivo os princípios agro ecológicos: que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário