sexta-feira, 15 de julho de 2016

Tatuí inicia na próxima segunda a Campanha de Vacinação contra a raiva na zona urbana

De 18 a 28 de julho equipe volante irá percorrer 9 bairros.

A partir da próxima segunda-feira, 18, acontece mais uma edição da Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal, que chega à zona urbana. Entre os dias 18 e 28 de julho, a equipe volante fará visita, casa a casa, para imunizar cães e gatos. Neste período serão percorridos 9 bairros.

Para receber a vacina os animais devem ter mais de três meses, estar em perfeito estado de saúde e sem consumir antibióticos ou anti-inflamatórios. Os cães devem obrigatoriamente usar coleiras e guias. Animais bravos e agressivos terão que usar focinheiras. Já os gatos devem ser levados preferencialmente em caixas de transporte ou gaiolas bem seguras. Somente maiores de 18 anos poderão se responsabilizar pelos animais vacinados.

De acordo com o Coordenador do Setor de Zoonoses, Samuel Gimenez, a ação é preventiva, tendo em vista que a raiva pode ser letal. “A imunização anual é a maneira mais eficaz de combater essa doença que traz prejuízos aos animais e também às pessoas. As vacinas são de qualidade e gratuitas”, destacou.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, Tatuí tem hoje 24 mil cães e 5,5 mil gatos. A meta é vacinar 80% desse total. A Campanha segue na zona rural onde a meta é alcançar 32 bairros. Destes, oito já foram visitados e 2 mil animais vacinados.

A raiva é uma doença transmissível tanto de animal para animal, quanto de animal para o ser humano. Ela é caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados.

Cronograma de Vacinação - De 18 a 21 de julho a equipe estará realizando a campanha casa a casa das 08h às 16h nos bairros: Jardim América, São Conrado, Jardim Bela Vista e Colina Verde. No dia 23 a equipe estará com um ponto fixo de vacinação no Campo de Bocha do Condomínio Colina das Estrelas, das 08h às 16h. No mesmo dia outra equipe estará no Condomínio São Marcos, vacinando em cada casa. Nos dia 25 e 26 será a vez dos bairro Jardim Gonzaga e Jardins de Tatuí. Nos dias 27 e 28 a imunização chega ao bairro Residencial Astória. Os demais bairros urbanos irão receber o mesmo formato da campanha realizada em 2015, com stands fixos para vacinar os animais a partir do mês de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário