quarta-feira, 20 de julho de 2016

Elektro e Instituto Akatu realizam oficinas gratuitas para educadores em Tatuí

Com atividades interativas, oficinas apresentam dicas de como professores podem dialogar em sala de aula sobre o uso consciente de energia

Nos dias 28 e 29 de julho, professores de Tatuí e região participarão das oficinas “Educar para o Consumo Consciente de Energia”, que têm como objetivo estimular mudanças de hábito de consumo e promover a redução do desperdício de eletricidade em toda a comunidade escolar.

As oficinas acontecem no auditório da Escola Municipal (Nebam) Ayrton Senna da Silva, localizada na Rua Prof. Oracy Gomes, na Vila Primavera, onde uma equipe pedagógica debate com professores sobre as melhores formas para levar o tema para a sala de aula. Esta iniciativa é parte do Projeto Prioritário de Eficiência Energética da Elektro, que convidou o Instituto Akatu para agregar sua expertise às ações. “Na Elektro promovemos a Sustentabilidade por meio da educação e da conscientização sobre o uso eficiente dos recursos. Esta é a energia que nos estimula e motiva a fazer sempre mais”, afirma Heron Fontana, gerente de P&D e Eficiência Energética da Elektro.

Ao longo das oficinas, os professores receberão dicas sobre como reduzir o desperdício apresentadas pela equipe do Edukatu (www.edukatu.org.br), plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade do Instituto Akatu para escolas de Ensino Fundamental I e II. “Nosso objetivo é ressaltar a importância da energia elétrica para nossa sociedade, mostrando como ela é produzida, quais as formas mais sustentáveis de geração e como podemos mudar pequenos hábitos para que ela seja usada de forma consciente”, explica Silvia Sá, gerente de educação do Instituto Akatu.

Tatuí foi uma das dez cidades escolhidas para receber as oficinas e outras atividades que acontecem dentro da área de concessão da Elektro e fazem parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica. O projeto consiste na mobilização de escolas e também de comunidades, por meio de associações e demais entidades da sociedade civil organizada, além de realizar a formação de colaboradores da distribuidora para o consumo consciente de energia elétrica. São diferentes perfis e públicos e ações conjuntas entre empresas, governos e sociedade civil para o consumo consciente e uma educação sustentável.

Com atividades criadas exclusivamente para comunidades e escolas, de acordo com o público e demandas de cada região, o projeto, que agora passa por Tatuí, já esteve em Itanhaém, Votuporanga, Registro e Andradina, depois, segue para Francisco Morato, Limeira, Rio Claro, Três Lagoas e Guarujá.

Em outra fase do projeto, professores de todas as cidades serão estimulados a criarem e desenvolverem juntos com seus alunos um projeto sobre o tema com o auxílio do Edukatu. Ao final, serão premiados os melhores projetos escolares.

Sobre a Elektro

A Elektro é uma das maiores distribuidoras de energia elétrica do país. Reconhecida por sete vezes nos últimos nove anos como a Melhor Distribuidora de Energia Elétrica do País, por cinco vezes como a Melhor Empresa para Trabalhar do País e duas como a Melhor da América Latina, a Elektro é uma empresa do Grupo Iberdrola, 5º maior de energia elétrica do mundo. Com atuação em 228 municípios, sendo 223 no Estado de São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul, atende mais de 2,5 milhões de clientes, cerca de 6 milhões de pessoas.

Sobre o Instituto Akatu

Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo – modelos que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade. Para conhecer mais sobre o Edukatu, acesse: edukatu.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário