domingo, 31 de julho de 2016

Queda de doações prejudica serviços sociais de ONG na região

Organizações em Tatuí (SP) e Sarapuí (SP) têm falta de itens básicos. 'Percebemos que a situação financeira prejudica', diz presidente de asilo.

Do G1 Itapetininga e Região

Duas Organizações Não Governamentais (ONG’s) em Tatuí e Sarapuí (SP) sofreram redução no número de doações este ano e pedem ajuda. Segundo a presidente da Casa de Apoio aos Irmãos de Rua São José em Tatuí, Margarida Oliveira, a organização “vive sempre no limite.” A Casa abriga moradores de rua, viciados em drogas e atende, diariamente, de 40 a 60 pessoas. “O estoque está vazio aqui. Imagine o que gasta, por exemplo, de papel higiênico. É muito gasto”, afirma.

Tanto para Margarida como para o presidente do asilo Abrigo Bom Pastor em Sarapuí, Rocky Silva, o motivo para a redução no número de doações é a crise financeira. “A gente percebe que a crise, a situação financeira do país, prejudica bastante. O município e o povo ajuda muito no que podem, mas no momento essa crise prejudica bastante e deixa a gente nessa situação”, diz Silva, que administra o asilo com 28 idosos.

Em ambas as casas faltam itens básicos como alimentos, produtos de limpeza e roupas. No caso da ONG de Tatuí, ainda há problemas com móveis velhos e eletrodomésticos com defeitos, aponta Margarida. O repasse de R$ 15 mil por ano da prefeitura não é suficiente para a troca, diz ela. “Precisamos de lençol, fronha, travesseiro, fogão e geladeira novas, cadeias e mesas também. Porque não temos como comprar.”

Já no caso do asilo em Sarapuí, outro problema é a infraestrutura do prédio erguido há 50 anos. A organização recebe R$ 5 mil mensais da prefeitura. Segundo o presidente Rocky, devido ao tempo do imóvel apareceram rachaduras que se agravam com o tempo. A direção da organização começou uma obra, mas a reforma foi parada pela queda nas doações. “Há dois meses a gente parou e espera retomar em breve”, conta.

Mesmo diante de tantas dificuldades, as duas organizações são mantidas em funcionamento graças ao amor e solidariedade de voluntários como Maria de Fátima, que todos os dias cozinha na Casa de Apoio aos Irmãos de Rua São José em Tatuí. No passado, Maria foi viciada em álcool e drogas e agora no presente quer retribuir tudo o que ganhou no abrigo.

“Muitos moradores de rua ainda sofrem na rua, e aqui é uma casa que acolhe mesmo. Dá apoio do começo ao fim, então a casa precisa de muitas doações porque merece ser ajudada. Eu faço esse trabalho por amor, porque fui muito bem recebida aqui e sei o sofrimento que a gente passa na rua. O amor que recebi eu agora devolvo”, reflete.

Para fazer doações ao asilo Casa Abrigo Bom Pastor, em Sarapuí, é preciso entrar em contato pelo telefone (15) 3276-6185. Já para ajudar a Casa de Apoio Irmãos da Rua São José, em Tatuí, o telefone é (15) 3305-3895.

Após ser acolhida por abrigo, Maria agora ajuda no dia a dia da Casa (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário