sábado, 4 de maio de 2019

Flona se destaca como local de prática do birdwatching

Bentevizinho-de-penacho-vermelho
04/05/2019 | A Floresta Nacional de Ipanema (Flona), mais conhecida como Fazenda Ipanema, está entre os destinos mais favoráveis para a prática de birdwatching - observação de pássaros silvestres. Localizada em território iperoense, a Flona é a área florestal com maior biodiversidade da região do médio vale do rio Tietê. 

É possível encontrar 343 espécies de aves na Flona, entre elas, algumas raras como o caneleiro-de-chapéu-preto (Pachyramphus vlidus), o jacuaçu (Penelope obscura), o bentevizinho-de-penacho-vermelho (Myiozetetes similis), a cambacica (Coereba faveola) e outras não identificadas. Muitas dessas espécies são endêmicas, ou seja, só existem na região, além disso, várias estão ameaçadas de extinção. 

“A Fazenda Ipanema, nosso patrimônio histórico, cultural, ambiental, também serve de espaço para uma rica biodiversidade, da qual temos muito orgulho. Ficamos felizes com esse destaque da Flona e temos a consciência de que um lugar como esse merece ser preservado com muito carinho”, comenta o prefeito Vanderlei Polizeli. 

Com apoio da Prefeitura, a Flona realizou, em 2018, o curso de observação de pássaros. Apesar de parecer uma tarefa fácil, a prática requer muitas técnicas, como caminhar lentamente e em silêncio, usar trajes com cores discretas, evitar movimentos bruscos, respeitar uma distância mínima para que o animal não se sinta ameaçado, usar binóculo, estar acompanhado de um guia, entre outras estratégias que garantem a observação ideal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário