quarta-feira, 28 de março de 2012

Camerata de Violões se apresenta no dia 4 de abril em homenagem ao professor Jair Teodoro de Paula

Concerto será no Teatro Procópio Ferreira, às 20h30, com ingressos a R$ 10

“Obrigado, professor Jair Teodoro de Paula”, essa é a mensagem do próximo concerto da Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, a ser realizado no dia 4 de abril, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. A apresentação será em homenagem póstuma ao professor Jair, primeiro docente do curso de violão clássico do Conservatório de Tatuí  que faleceu no começo deste ano.

Jair Teodoro de Paula era uma figura cativante, autodidata, plantou uma semente no Conservatório de Tatuí que já rendeu ótimos frutos, como o duo Marcelly Rosa e Paulo Rochel, vencedores do programa da TV Cultura, Pré-Estreia, em dezembro do ano passado, entre tantos outros. Nasceu no dia 15 de maio, em 1933 e faleceu em janeiro deste ano, com 78 anos. Foi admitido como professor – sua primeira experiência pedagógica - no Conservatório de Tatuí em março de 1970, época em que escrevia as lições nos cadernos dos alunos, pois a escola ainda não possuía mimeógrafo.

O professor era formado em violão no Conservatório Carlos Gomes, em Campinas. Participou de seminários e masterclasses com os mais importantes nomes da música, como H.J Koellreutter, Eleazar de Carvalho, Ulisses Rocha, Mario Ulloa e León Biriotti. Na carreira artística, era integrante do Quarteto Villa-Lobos, com o qual se apresentou em diversos festivais, recitais e Semana da Música do Conservatório de Tatuí. Também foi recitalista no II Festival da Seresta, XXXIV Semana Paulo Setúbal, ambos em Tatuí, e na XV Semana das Monções, em Porto Feliz.

“Nós faremos essa homenagem porque ele sempre se dedicou muito ao Conservatório de Tatuí, foi o primeiro professor do setor de violão clássico e uma figura muito querida dentro da escola. Ele contribuiu muito em arranjos e composições, que foram executadas até no exterior”, explicou o coordenador da Camerata de Violões, Edson Lopes.

No concerto, as peças executadas possuem o arranjo do professor Jair Teodoro de Paula. No programa, constam “Leichtes Trio, Op. 26”, de Leonhard von Call ; “Concerto, Op.7, Nº4”, de Tomaso Albioni; “Maple Leaf Rag”, “Rag-Time Dance” e “The Glove”, de Scott Joplin; “Foi Boto Sinhá”, de Waldemar Henrique da Costa Pereira; “Odeon”, de Ernesto Nazareth; “Limpa Banco”, de autor desconhecido; “Malagueña”, de Ernesto Lecuona. “Sempre procuro fazer um repertório que satisfaça o público. Não queremos atingir somente os alunos do Conservatório de Tatuí, mas aqueles simpatizantes do violão”, finalizou Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário