quinta-feira, 29 de março de 2012

2° Mutirão do Lixo Eletroeletrônico será realizado em 19 de abril


O 2° Mutirão do Lixo Eletroeletrônico, ocorrerá no próximo dia 19 de abril, na Praça Paulo Setúbal das 8 às 15 horas. O evento, organizado pela Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria do Meio Ambiente, muito importante para a conscientização da população sobre a disposição dos resíduos sólidos especiais.

A população poderá levar qualquer tipo de equipamento eletrônico (computadores, impressoras, teclados, TVs, DVDs, CDs e rádios, entre outros) e eletrodomésticos (liquidificadores, batedeiras e aspiradores de pó, entre outros).

No 1° Mutirão do Lixo Eletrônico que ocorreu no ano de 2011, foram arrecadados cinco toneladas desse material. Esta é uma ação ambiental efetiva e com participação da sociedade.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente recolherá o material e encaminhará para a reciclagem correta. “Alertamos que as pessoas devem ter cuidado para não danificar os aparelhos, a iniciativa beneficiará a população em geral”, destaca o secretário Paulo Borges, do Meio Ambiente.

A atual legislação ambiental proíbe que aparelhos eletrônicos sejam descartados junto ao lixo comum. Os aparelhos de TV possuem metais pesados que em contato com seres vivos causam intoxicação e podem levar à morte, inclusive de humanos. Por isso a reciclagem desses aparelhos é considerada como reciclagem de resíduos perigosos. Muitos aparelhos estragados são abandonados junto aos serviços de assistência técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário