10 anos


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

6ª Semana Municipal da Arborização Urbana terá eventos de 19 a 24 de setembro



Serão várias as atrações da 6ª Semana Municipal da Arborização Urbana, que será realizada no período de 19 a 24 de setembro. A organização é da Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Os objetivos são aproximar e conscientizar a população sobre os benefícios da arborização na cidade. A Semana Municipal da Arborização Urbana foi criada pela Lei Municipal 3751/05.

A partir do dia 19 de setembro (sexta-feira), das 9 às 16h acontecerá no salão da Câmara Municipal de Tatuí, a exposição de fotos do concurso “A empresa mais arborizada de Tatuí”, na qual serão apresentadas as áreas arborizadas das empresas. Este concurso elegerá as unidades das empresas mais arborizadas no município. A exposição terá término no dia 23 de setembro.

No mesmo espaço, acontecerá a exposição do Projeto “Sementes” desenvolvido com os educadores das escolas rurais. Este programa, numa parceria das secretarias municipais da Educação e do Meio Ambiente, visa implantar o Projeto “Viveiros de Mudas” nas escolas municipais (aplicação da Lei Municipal 4.001/07). Por isso, serão expostos os encontros realizados entre os técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e os educadores da Divisão de Aperfeiçoamento e Pesquisa Educacional (DAPE), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação, no período de dezembro de 2010 a junho de 2011, a fim de planejar as atividades a serem realizadas nas escolas, como identificação das árvores do entorno com as crianças, coleta de frutos e sementes, implantação de composteiras etc.

Nos dias 19, 20 e 21 de setembro (segunda, terça e quarta-feira) haverá o curso de poda de árvores em arborização urbana, com aulas teóricas e práticas (com ênfase na operação de motosserras). Os certificados fornecidos aos participantes será um dos documentos obrigatórios para os profissionais de poda interessados em fazer cadastro junto a SEMA, a fim de obter licença ambiental municipal. Desta forma, os profissionais ficarão habilitados a atuar como podadores para execução de podas ou supressões de árvores que possuírem autorização no município de Tatuí. As inscrições para o curso serão gratuitas, as vagas são limitadas e poderão ser feitas diretamente na sede da Secretaria do Meio Ambiente. As aulas teóricas serão ministradas no Colégio Objetivo de Tatuí.

As escolas participarão do evento durante a semana. No dia 19 de setembro será feito o plantio de flores na EMEF “Magaly Azambuja de Toledo”, no Jardim Santa Rita de Cássia. No dia 20 será feito o plantio de ervas medicinais na EMEF “José Tomaz Borges”, no bairro Santa Cruz. No dia 23 de setembro, serão plantadas mudas de árvores frutíferas na EMEF “ Maria da Conceição Oliveira Marcondes”, no bairro Valinho.

Dia 22 de setembro (quinta-feira) a partir das 19 horas, na Câmara Municipal de Tatuí será realizada uma solenidade para certificação das empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável através da entrega do Selo Verde, o evento contará ainda com a premiação das empresas vencedoras do concurso “A empresa mais arborizada” e por fim, serão feitas as assinaturas do convênio firmado entre poder público e empresas, entidades ou associações promovido através do Programa “Adote uma Praça”.

Dia 23 de setembro, a partir das 13h30 horas será ministrada Oficina de produção de Mudas Florestais Nativas aos alunos da rede municipal de ensino no Parque Municipal Ecológico Maria Tuca.

O encerramento da 6ª Semana da Arborização Urbana será no dia 24 de setembro (sábado) por volta das 10h com o plantio de mudas de árvores de espécies indicadas para arborização urbana na Avenida Virgilio Montezzo Filho, no Jardim Planalto, próxima a sede do novo Fórum, com participação de voluntários e moradores do entorno.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Meio Ambiente através dos telefones: (15) 3259-2731 ou pelo e-mail:meioambiente@tatui.sp.gov.br ou deave@tatui.sp.gov.br ou no endereço: Rua Coronel Aureliano de Camargo, 943 -Centro - CEP 18270-170 - Tatuí/SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário