sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Programa “Internet para todos” é apresentado à região de Sorocaba


O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, esteve em Sorocaba no último dia 8 para o lançamento em âmbito regional do programa “Internet para todos”. O evento, que aconteceu no auditório do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), contou com a presença de deputados estaduais e federais, autoridades militares, prefeitos e representantes de mais de 30 cidades da região de Sorocaba.

“Internet para todos” é uma iniciativa do MCTIC para levar conexão em banda larga a milhares de localidades do país a preços reduzidos. O objetivo é democratizar o acesso à internet buscando a inclusão social. A conexão será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que está em órbita desde maio de 2017 e integra as ações do governo federal para ampliar o acesso à banda larga no Brasil.

“Vamos trabalhar para que a internet seja mais barata e acessível, pois isso é uma questão de justiça social. Esse programa vai se estender por todo o Brasil, a todas as prefeituras. Nossa meta é levar internet em alta velocidade para 40 mil locais públicos no país”, explicou o ministro.

Para participar do programa, os municípios encaminham um ofício ao MCTIC. A partir desse documento, o Ministério envia às cidades um modelo de termo de adesão que define como obrigações do município a garantia de infraestrutura básica para a instalação dos equipamentos de conexão.

SOBRE O SGDC - 30% da capacidade do satélite serão usados pelo Ministério da Defesa para o monitoramento das fronteiras brasileiras. O Ministério da Educação também utilizará a tecnologia para levar banda larga a todas as escolas do país. Da mesma forma, um convênio feito com o Ministério da Saúde levará internet às unidades públicas de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário