segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Conservatório de Tatuí celebra volta às aulas com a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo no dia 26

Grupo apresentará o concerto “Jobim em Tatuí”, com entrada gratuita. Ingressos podem ser retirados a partir de sexta-feira.


O Conservatório de Tatuí traz para a Capital da Música a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Com cerca de 70 músicos e regência do maestro João Maurício Galindo, o grupo celebrará a volta às aulas no dia 26 de fevereiro, segunda-feira, com o concerto “Jobim em Tatuí”. A apresentação será no Teatro Procópio Ferreira, às 20h00, com entrada gratuita.

A Jazz Sinfônica foi criada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo em 1990. Seu principal objetivo é resgatar a tradição das antigas orquestras brasileiras da chamada era de ouro do rádio e da televisão – décadas de 1940 a 1960. Tem uma formação singular, pois une uma orquestra erudita e a uma big band de jazz, o que garante uma sonoridade ímpar.

Com direção artística de Antonio Ribeiro, a Jazz Sinfônica destaca-se por dar uma roupagem sinfônica para a música popular, passando pelo jazz, MPB e variados ritmos latinos. Fábio Prado é o regente adjunto e o grupo é atualmente administrado pela Fundação Padre Anchieta.


Nesse concerto, o grupo apresentará uma seleção de obras do compositor brasileiro Tom Jobim, incluindo “Samba do avião”, “Surfboard”, “Chovendo na roseira”, “Pato preto” e a suíte “Canção do amor demais”, com solo do pianista Marcelo Ghelfi. O programa também terá músicas escritas por Jobim em parceria com Vinicius de Moraes, como “Garota de Ipanema” e “Eu sei que vou te amar”, com solo da saxofonista Paula Valente. A orquestra trará ainda a peça “Jobimniana”, de Cyro Pereira.

A regência é do maestro João Maurício Galindo, que também coordena a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí desde 2011. Com muitos anos dedicados à atividade pedagógica, é um dos maiores especialistas brasileiros em ensino de instrumentos de cordas, tendo trabalhado nessa atividade no Sesc e no Projeto Guri. Foi também professor do Instituto de Artes da Unesp. É Bacharel em Composição e Regência pela Unesp, e mestre em musicologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro a partir do dia 23 de fevereiro, sexta-feira, apenas um ingresso por pessoa. A bilheteria abre de terça a sexta das 13h30 às 17h30 e das 19h00 às 21h00. Sábados, domingos e feriados das 15h00 às 21h00.

Apoio cultural – Em 2018, o Conservatório de Tatuí conta com o apoio cultural de CCR SPVias e Coop.

SERVIÇO
Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo
Concerto “Jobim em Tatuí”
Paula Valente e Marcelo Ghelfi, solistas
Antonio Ribeiro, direção artística
João Mauricio Galindo, direção e regência
Data: 26 de fevereiro, segunda-feira
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí
Entrada franca
Mais informações: (14) 3205-8464

Nenhum comentário:

Postar um comentário