domingo, 31 de janeiro de 2016

SAMU de Tatuí recebe capacitação em atendimento pré-hospitalar a pacientes traumáticos

Curso é certificado pela American Hearth Association, que é reconhecido internacionalmente

Os integrantes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Tatuí participaram do curso de Suporte Pré-hospitalar de Vida no Trauma (PHTLS - Prehospital Trauma Life Support). A capacitação foi realizada nos dias 16 e 17 de janeiro, em São Caetano do Sul. Participaram do curso sete enfermeiros e dois médicos.

O PHTLS sistematiza um protocolo universal de atendimento seguido no mundo inteiro, na condução de traumas hospitalares e aborda aspectos relevantes da prevenção, biomecânica, anatomia e fisiopatologia dos diversos sistemas envolvidos nas lesões.

O curso foi ministrado pela especialista em medicina de urgência, Junia Shizue Sueoka, que é coordenadora do GRAU (Grupo de Atendimento e Atenção às Urgências e Emergências), da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e do Grupamento Aéreo Águia.

As atividades práticas, ponto forte do curso, permitem exercitar, em situação simulada com bastante realismo, o atendimento ao traumatizado, dentro do princípio de realizar no local apenas as intervenções necessárias. O PHTLS preconiza evitar a perda tempo no local, minimizando o dano ao traumatizado grave. Após as aulas práticas, teóricas e avaliações, o grupo de Tatuí foi aprovado, com êxito, e recebeu o certificado pela American Hearth Association, que é reconhecido internacionalmente.

Segundo a coordenadora municipal de Urgência e Emergência do SAMU de Tatuí, Roberta Lodi Molonha Machado, a abordagem sistematizada evita lesões despercebidas, melhorando o prognóstico e diminuindo mortes evitáveis. “A grande vantagem é que ele permite uniformizar a linguagem e prestar atendimento sistematizado à vítima de trauma, evitando perder tempo ou deixar de dar, em cada momento, o melhor atendimento possível. Quando o atendimento é feito, desde o início, de forma adequada, melhora muito o prognóstico do doente traumatizado, que é o objetivo do atendimento“, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário