quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Em Tatuí, moradores dos bairros atingidos pelas chuvas começam a voltar para casa

Comunicação Prefeitura de Tatuí – Evandro Ananias
Nível dos rios Sorocaba e Tatuí baixaram – Prefeitura inicia trabalho de reconstrução da cidade

Os moradores que tiveram que deixar suas casas devido às fortes chuvas da semana foram autorizados ontem pela Defesa Civil a retornar a suas casas, no Distrito da Americana e no Jardim Thomas Guedes, em Tatuí. 

Na Americana, a equipe do Núcleo Comunitário de Defesa Civil reuniu as famílias na quadra da Escola Municipal José Menezes de Bueno, e distribuiu para as famílias kits com produtos de limpeza para higienização da casas, além de roupas, alimentos, colchões e cobertores. Os donativos são fruto da Campanha “Eu Escolhi Ajudar Tatuí”, encabeçada pelo Fundo Social de Solidariedade que conta com apoio de igrejas, clubes de serviço e da comunidade como um todo. O município também disponibilizou caminhões para levar os móveis de volta as casas. 

Apesar da boa notícia, ainda há dois pontos na Americana que continuam alagados. A parte de baixo da rua Maria Conceição Martins e o Pesqueiro Bem Fica, que possui apenas casas de veraneio. Também no loteamento Gaioto, divisa entre Tatuí e Cerquilho, o nível ainda não baixou, justamente porque toda água que passa pelo bairro da Americana desce para o loteamento. Como há diversas casas de veraneio, com piscinas e grandes canteiros, a Defesa Civil está providenciando moto bombas para fazer o escoamento da água.

Os rios também baixaram. O Sorocaba, que chegou a 8 metros acima do normal, está com 5,40 metros. Já o rio Tatuí que subiu 6,80 já voltou ao seu nível normal. 

O coordenador da Defesa Civil, João Batista Floriano, recomenda que os moradores das áreas afetadas mantenham-se em alerta, pois o período de fortes chuvas segue até março. “A previsão é de que o tempo permaneça estável pelo menos até sábado. Nossas equipes seguem vistoriando todos os bairros atingidos e orientando a população, mesmo com céu claro. Caso os moradores percebam qualquer problema na casa, como trincas ou rachaduras nas casas, devem ligar para a Defesa Civil no telefone 199”, concluiu.

Trechos da Rua Teófilo Andrade Gama, um dos mais danificados durante os temporais, estão sendo recuperados. As avenidas São Carlos e Das Mangueiras receberam ações de tapa-buraco. O município também realiza a manutenção, obras de drenagem, limpeza e nivelamento de estradas em quatro bairros rurais: Fragas, Queimador, Lajeado e Santa Adelaide. Além disso, está sendo feita a reconstrução de uma ponte do bairro Santa Adelaide que foi levada pela força da enxurrada, além da cabeceira da ponte sobre o Rio Tatuí, no bairro Água Branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário