sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Alagamento no Distrito da Americana deve retroceder até a próxima segunda-feira, diz Defesa Civil

Enchente foi ocasionada por chuvas nas bacias dos rios Sarapuí e Sorocaba 

A equipe da Defesa Civil de Tatuí tem trabalhado diariamente para monitorar o volume de água dos rios Sorocaba, Tatuí e Sarapuí que resultou em dezenas de casas alagadas no Distrito de Americana. Por conta das fortes chuvas que atingiram a região, desde a madrugada do último sábado, 2, o volume de água elevado fez com que quatro comportas de uma hidrelétrica do bairro, fossem abertas para dar vazão ao represamento. 

Com isso, a America teve pontos críticos de alagamento na rua Maria Conceição Martins, rua Laurindo Marques e no Pesqueiro Benfica. A água subiu 5.90 metros, uma média de 3 centímetros por hora. Ao todo, 30 famílias foram atingidas e precisaram ser retiradas das casas sendo 95% de casas de veraneio. 

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, João Batista Floriano, todos estão em locais seguros. “Estamos num período de chuvas que vai até março e com isso sempre é grande a possibilidade de enchentes. Antes mesmo da chuva, estivemos no bairro alertando os moradores sobre a possibilidade de cheias”, completou. 

Floriano ainda destacou a importância da Usina Hidrelétrica Santa Adélia, que fornece energia inclusive para a Elektro. “A vazão de água do rio Sorocaba é de 35 a 40 metros cúbicos, no dia de chuva mais forte chegou a 300 metros por segundo, um volume muito alto. A Hidrelétrica precisa abrir as comportas para garantir a segurança e a estabilidade da barragem. Mas, não foi isso que causou o alagamento e sim essa grande quantidade de chuvas nas bacias dos rios Sarapuí e Sorocaba”, completou.

Segundo a Defesa Civil, a água do rio já baixou 40 centímetros e se o tempo permanecer estável no máximo até segunda-feira o volume do rio deve voltar ao normal.

Assim que a situação for normalizada e todos os moradores retornarem aos seus lares, a Secretaria de Saúde de Tatuí fará uma avaliação médica. Caso alguém tenha entrado em contato com água receberá os cuidados necessários e preventivos. O setor também deverá orientar sobre a forma correta de limpeza do imóvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário