sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Câmeras de monitoramento nas escolas ajudam a polícia a solucionar crimes em Tatuí

Foto: Prefeitura de Tatuí
Cinco pessoas já foram presas e dois furtos evitados graças ao sistema – Nenhum ato de vandalismo foi registrado após instalação.

O número de roubos e furtos de veículos em Tatuí caíram 32,6% em 2015, fruto da implantação da cerca eletrônica, que monitora todos os veículos que entram e saem da cidade. Esta semana, outra aliada da segurança pública, no segmento da tecnologia, mostrou sua efetividade. As câmeras de segurança presentes nas escolas, creches e pré-escolas auxiliaram as forças policiais da cidade a solucionar dois crimes. Com ajuda das imagens do circuito de monitoramento, cinco pessoas foram presas.

Na sexta-feira, 22, tentaram furtar uma escola na Vila Doutor Laurindo. Eles tentaram fugir, mas foram capturados e presos em flagrante pela Polícia Militar e pela Guarda Civil Municipal. Foram recuperados um liquidificador, um aparelho de DVD e um telefone sem fio. 

De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Doraci Dias de Miranda, em outra ocorrência na Vila Angélica, um homem que fugia da polícia pulou o portão da escola. “A equipe entrou e não conseguiu encontrar o individuo. Foi através das imagens de segurança que conseguimos verificar que ele havia invadido uma casa que fica no fundo da escola. Fizemos um cerco e ele foi preso. Toda a vizinhança fica segura com este monitoramento, é uma tranqüilidade para toda a cidade e um aliado para a polícia”, concluiu.

Desde que os equipamentos começaram a funcionar, em junho de 2015, não houve registro de vandalismo nas unidades nem mesmo nenhuma ação que colocasse em risco a integridade de alunos e professores.

De acordo com a Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, Ângela Sartori, o objetivo de proteger o patrimônio e as pessoas vem sendo cumprido com sucesso. “Isso mostra a eficiência do monitoramento. Conseguimos observar em tempo real, 24 horas por dia, as 50 unidades. Os pais trabalham tranquilos, pois sabem que os filhos estão em um local seguro”, assegurou.

São 680 câmeras já instaladas em 50 unidades de ensino. O sistema está posicionado em locais estratégicos e com maior fluxo de pessoas, como pátios, refeitórios, berçários, portões de entrada e saída dos alunos e também na parte externa da escola. No caso de falta de energia elétrica, ele funciona através de gerador e também possui sistema de visualização noturna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário