terça-feira, 12 de janeiro de 2016

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROJETO “FÉRIAS DO MUSEU” EM TATUÍ

Programação inclui dança circular, literatura, Ioga, artes plásticas e duas opções de cinema

Janeiro, mês de férias escolares, e o Museu Histórico “Paulo Setúbal” traz para as crianças uma programação que envolve arte, cultura e, é claro, muita diversão. A sexta edição do Projeto “Férias no Museu” é voltada para crianças de 3 a 17 anos.

Este ano, o projeto traz o tema “Nós e a Natureza”. Nos dias 19 e 20, às 15h, haverá oficina de literatura com a equipe do educativo do Museu. Serão trabalhados assuntos da atualidade como a tragédia de Mariana, em Minas Gerais, após o rompimento de uma barragem. Ao final de cada atividade haverá um piquenique na Praça Manoel Guedes.

Já nos dias 21 e 22 será realizada oficina de arte, com a professora Neiva Telles. Os trabalhos serão produzidos com elementos da natureza, como folhas e sementes que forem encontradas, caídas no chão, da própria praça. Após a oficina, haverá ioga para crianças de 3 a 12 anos, sob a orientação da professora Maria de Souza. E para encerrar a programação, no dia 22, às 18h, tem dança circular com a orientação de Géssica Gralhós. 

De acordo com a diretora do Museu, Raquel Fayad, a intenção é despertar diferentes sentidos nas crianças através das atividades. “Queremos que os participantes possam refletir de uma forma diferente sobre a literatura, artes plásticas e as atualidades e, que com isso, eles se tornem mais críticos com que aconteceu ao redor deles”, explicou.

Também haverá, até o fim de janeiro, visitas monitoradas à exposição itinerante "Superfície e Alma”, de Zilamar Takeda. Os trabalhos trazem texturas visuais com foco na encaustica, técnica que utiliza cera de abelha, resina e calor.

Outra atração deste mês é o cinema, através da parceria com o Ponto Mis (Museus da Imagem e do Som). Dois filmes estão em cartaz com exibições gratuitas de terça a domingo. O curta metragem brasileiro “Um dia e logo depois um outro”, com 9 minutos de duração, que foi produzido em 1997, é exibido às 9h. Já o longa “Tapete Vermelho – Ele Só Queria Ver um Filme do Mazzaropi”, com uma 1 hora e 40 minutos de duração, às 14h. A comédia com temperos regionais conta a história de Quinzinho, que realiza o sonho de levar a mulher e o filho para assistir o filme do Mazzaropi. Eles moram em um pequeno sítio no interior de São Paulo e nessa jornada de ir até a cidade, eles encontram peculiaridades regionais e passam por situações mágicas.

As inscrições para o projeto “Férias no Museu” podem ser feitas pelo email, mhpstatui@gmail.com ou no Museu que fica na Praça Manoel Guedes, 98. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-6586.

Nenhum comentário:

Postar um comentário