quarta-feira, 2 de junho de 2010

Prorrogadas até 11 de junho as inscrições para o Painel Instrumental

Foram prorrogadas até o próximo dia 11 de junho as inscrições ao 17º Festival de MPB – Painel Instrumental, evento organizado pelo Governo de São Paulo, por meio do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí. Os testes para bolsistas acontecerão no dia 19 de junho.


A série de oficinas e shows acontecem de 3 a 10 de julho, tendo como principais objetivos valorizar a música popular brasileira, direcionar o interesse da população para esta importante forma de expressão cultural, contribuir para o aprimoramento e desenvolvimento da cultura musical nacional, revelar novos talentos, fomentar e difundir a música popular brasileira moderna e tradicional.


O Painel Instrumental privilegia a música instrumental exclusivamente brasileira. Além de receber nomes que brilham no cenário nacional e internacional, o evento oferece shows, workshops, oficinas técnicas e palestras. Uma ação exclusiva inscreverá bolsistas que serão acolhidos com estadia e alimentação, tendo ainda a oportunidade de participar de big bands e combos, sob a orientação de profissionais consagrados no meio.


Para sua primeira edição, o Painel Instrumental já confirmou a participação de importantes nomes da cena instrumental brasileira. Entre eles estão: Hamilton de Holanda, Laércio de Freitas, Yaniel Mattos, Tiago do Espírito Santo, Nenê Trio, Cyro Pereira, Maestro Branco, banda Savana entre outros. Também em 2010, o Painel Instrumental prestará homenagem ao maestro, arranjador e compositor Cyro Pereira, por seu essencial trabalho no desenvolvimento e difusão da música instrumental brasileira, por meio de uma apresentação que unirá a Big Band e a Orquestra do Conservatório de Tatuí, com regência do maestro João Maurício Galindo.


Toda a programação completa já pode ser conferida no site www.conservatoriodetatui.org.br/painelinstrumental


Inscrições


Interessados podem se inscrever como bolsistas ou ouvintes do 17º Festival de MPB – Painel Instrumental nos cursos de arranjo, baixo elétrico, bateria, guitarra, percussão, piano, saxofone, trombone e trompete.


Em ambos os casos, as inscrições podem ser feitas pessoalmente no Centro de Produção do Conservatório de Tatuí, à rua São Bento, 415 – Centro – Tatuí-SP, até o dia 11 de junho ou pelo sitewww.conservatoriodetatui.org.br/painel. É preciso preencher ficha de inscrição corretamente e encaminhar uma foto 3x4, além de efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 10,00, depositado a favor de: Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí – Banco do Brasil – Agência 6505-6 - C/C: 40.516-7.


Os alunos inscritos que tiverem interesse em participar dos cursos de instrumentos como bolsistas serão selecionados através de um processo seletivo que será realizado nas dependências do Conservatório de Tatuí, avaliados por uma banca julgadora no dia 19 de junho de 2010 das 9h às 12h e das 14h às 18h. Será preciso executar uma peça de livre escolha do repertório da musica instrumental brasileira ou do jazz que deverá ser executada solo, ou seja, não serão aceitos nenhum tipo de acompanhamentos. Será solicitada também uma leitura à primeira vista.


Serão selecionados cinco alunos bolsistas para cada curso oferecido, sendo: Arranjo e Big Band (com Mario Campos), Piano e Prática de Conjunto (Fábio Torres), Bateria e Prática de Conjunto (Edu Ribeiro), Guitarra e Prática de Conjunto (Fernando Correa), Baixo Elétrico e Prática de Conjunto (Tiago do Espírito Santo), Percussão (Ari Colares), Trompete (Daniel D´Alcântara), Trombone (Valdir Ferreira) e Saxofone (Cesar Roversi) – este último dividido em dois saxofones altos, dois saxofones tenores e um saxofone barítono).


Já os que se inscreverem como ouvintes (ou não forem selecionados para participar como bolsistas) terão livre acesso aos workshops, a saber: “Ritmos Brasileiros” (Irio Jr , Alberto Luccas e Nenê ); “Baixo Elétrico: uma visão prática e objetiva do instrumento" (Tiago do Espírito Santo), “Pandeiros Brasileiros - técnicas regionais” (Ari Colares); “Harmonia: da música erudita à moderna MPB, passando pelo Jazz” (Fábio Torres); “Composição Instrumental” (Mario Campos); Bateria (Edu Ribeiro); Grupo de Trombones (Valdir Ferreira); “Orquestração” (Maestro Branco); “Condução de Vozes para Harmonização” (Fernando Corrêa), "Improvisação e Interpretação da Música Brasileira: Samba, Baião, Frevo e suas características rítmicas e melódicas" (Cesar Roversi); “Choro ao Piano” (Laércio de Freitas) e com o Hamilton de Holanda Quinteto.


SERVIÇO


17º Festival de MPB – Painel Instrumental


3 a 10 de Julho de 2010


Informações: 15 3205-8444


Nenhum comentário:

Postar um comentário