domingo, 20 de junho de 2010

2007.01.30 - Tatuí é oficializada no Estado como a “Capital da Música”

Veja o artigo do site do deputado Waldir Agnello, de 2007, que anuncia e justifica a oficialização do título "Capital da Música" dado a Tatuí




Foi sancionada no início desta semana (30/01), pelo governador José Serra, a Lei Estadual nº 12.544/2007, que concede ao município de Tatuí o título de “Capital da Música”. De autoria do deputado estadual Waldir Agnello, o Projeto de Lei nº 676 foi a Plenário em dezembro de 2006, quando foi aprovado e enviado para sanção do executivo. A iniciativa recebeu amplo apoio dos tatuienses, tanto da sociedade organizada, como a ONG “Toca Tatuí”, como do prefeito Luiz Gonzaga Vieira e da câmara municipal, em especial do vereador Oséias Rosa.
Há 52 anos o município abriga o conceituadíssimo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, a maior escola gratuita de música da América Latina. O Conservatório de Tatuí está vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, e promove cursos de instrumentos musicais, canto e artes cênicas: só em janeiro deste ano a escola recebeu 3520 inscrições para disputar as cerca de 400 vagas distribuídas em seus 29 cursos.
A instituição é conhecida por formar profissionais de qualidade internacional e criar oportunidades para divulgação de novos talentos. Entre os principais eventos realizados com esse propósito estão o Encontro de Música Popular Brasileira “Brasil Instrumental”, o Festival de Música Popular Brasileira, o Curso de Férias, a Semana “Paulo Setúbal”, o Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo, o Concurso Nacional de Piano de Música Brasileira “Spartaco Rossi” e a Semana da Música. Além disso a escola promove exposições, concertos, workshops, espetáculos de teatro e ballet, cursos intensivos, palestras e recitais.
Por essa razão, segundo Agnello, o título de “Capital da Música” vem oficializar um reconhecimento largamente difundido em âmbito nacional, especialmente no campo das artes. O parlamentar também argumenta que a oficialização de um Título como esse, reconhecendo a atividade em que a cidade se destaca, desperta a atenção de empresários, trabalhadores, cientistas, pesquisadores e investidores, além de incentivar o turismo cultural.

Em: 30/1/2007
Do site waldiragnello.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário